Início » Celular » Google Assistente vai suportar comandos por texto e entender português do Brasil

Google Assistente vai suportar comandos por texto e entender português do Brasil

Tecnologia de visão computacional do Assistente reconhece fachadas de lojas, espécies de flores e até senhas de Wi-Fi

Paulo Higa Por

O Google anunciou nesta quarta-feira (17) as novidades do Google Assistente, que será equipado com uma tecnologia de reconhecimento de imagens para mostrar avaliações de restaurantes e até se conectar a redes sem fio utilizando apenas a câmera do smartphone. Além disso, o assistente pessoal do Google entenderá português do Brasil, fora do Allo, e suportará comandos feitos por texto.

A tecnologia de visão computacional do Google Assistente é o Google Lens, que também estará disponível no Google Fotos. Ela permite utilizar a câmera do smartphone para entender o contexto ao seu redor. Você pode apontar o celular para a fachada de um restaurante, e o Assistente mostrará as resenhas e faixa de preço do estabelecimento; ou tirar a foto de uma flor para descobrir sua espécie, por exemplo.

Um dos recursos mais úteis do Google Assistente será a possibilidade de se conectar a redes Wi-Fi sem precisar digitar senhas longas. Na demonstração, o Google apenas apontou o smartphone para uma etiqueta do roteador com o nome da rede e a senha, e o Android foi capaz de entrar sozinho no Wi-Fi. Resta saber se isso funcionará tão bem no mundo real.

A empresa também anunciou que o Assistente será capaz de suportar comandos de texto — a maioria das pessoas tem vergonha de ditar comandos em público. Além disso, até o próximo trimestre, ele entenderá francês, alemão, japonês e português do Brasil. Atualmente, é possível utilizar o Google Assistente no nosso idioma por meio do aplicativo de mensagens Allo.

Outra novidade, voltada para o mercado americano, será a possibilidade de comprar produtos por meio do Google Assistente, já que ele será integrado ao Google Wallet. Inicialmente, o assistente funcionará com a Panera Bread, uma rede de padarias dos Estados Unidos. Bastará fazer o pedido por voz ao Google Home e autorizar a transação pelo smartphone com a impressão digital.

O Google Assistente também está chegando ao iPhone. Por enquanto, a versão para iOS ficará restrita aos Estados Unidos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Gonçalves
o meu já substituiu, muito bom
Lucas Carvalho
Oxe, me disseram que era aqui... Dobrando a esquina, né? Valeu.
Thalles Ferreira
Se o Assistant funcionar através de um atalho e não apenas dentro do Google Allo (digo isso pra telefones que não sejam o LG G6 e os Pixel), assim como era integrado já com o Google Now, isso é ótimo. Agora se tiver que fuçar no Allo pra fazer as coisas vai ser um gigante passo atrás.
Thalles Ferreira
E vai, mas não agora ainda (e não sei se vai ser retroativo, digamos, pra celulares mais antigos. Talvez só substitua nos Nougat da vida.
Baidu feat MC Brinquedo
Site errado amigo, G1 é virando a esquina...
Lucas Carvalho
OFF TOPIC: Será que o Google vai anunciar nesse IO17 se a conta da Mônica Moura foi usada no Planalto mesmo ou não?
Achei que ele ja funcionava em pt-br. o assistente deveria ja substituir o google now
Gertrudes, a Lhama Morta

Finalmente! Gosto da Assistant, mas não poder usá-la com comandos de textos, além do fato de o "Screen Search" dela ser bem pior do que o padrão, me impedem de usá-la pra valer.

Gertrudes, a Lhama
Finalmente! Gosto da Assistant, mas não poder usá-la com comandos de textos, além do fato de o "Screen Search" dela ser bem pior do que o padrão, me impedem de usá-la pra valer.