Google Assistente vai suportar comandos por texto e entender português do Brasil

Tecnologia de visão computacional do Assistente reconhece fachadas de lojas, espécies de flores e até senhas de Wi-Fi

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google anunciou nesta quarta-feira (17) as novidades do Google Assistente, que será equipado com uma tecnologia de reconhecimento de imagens para mostrar avaliações de restaurantes e até se conectar a redes sem fio utilizando apenas a câmera do smartphone. Além disso, o assistente pessoal do Google entenderá português do Brasil, fora do Allo, e suportará comandos feitos por texto.

A tecnologia de visão computacional do Google Assistente é o Google Lens, que também estará disponível no Google Fotos. Ela permite utilizar a câmera do smartphone para entender o contexto ao seu redor. Você pode apontar o celular para a fachada de um restaurante, e o Assistente mostrará as resenhas e faixa de preço do estabelecimento; ou tirar a foto de uma flor para descobrir sua espécie, por exemplo.

Um dos recursos mais úteis do Google Assistente será a possibilidade de se conectar a redes Wi-Fi sem precisar digitar senhas longas. Na demonstração, o Google apenas apontou o smartphone para uma etiqueta do roteador com o nome da rede e a senha, e o Android foi capaz de entrar sozinho no Wi-Fi. Resta saber se isso funcionará tão bem no mundo real.

A empresa também anunciou que o Assistente será capaz de suportar comandos de texto — a maioria das pessoas tem vergonha de ditar comandos em público. Além disso, até o próximo trimestre, ele entenderá francês, alemão, japonês e português do Brasil. Atualmente, é possível utilizar o Google Assistente no nosso idioma por meio do aplicativo de mensagens Allo.

Outra novidade, voltada para o mercado americano, será a possibilidade de comprar produtos por meio do Google Assistente, já que ele será integrado ao Google Wallet. Inicialmente, o assistente funcionará com a Panera Bread, uma rede de padarias dos Estados Unidos. Bastará fazer o pedido por voz ao Google Home e autorizar a transação pelo smartphone com a impressão digital.

O Google Assistente também está chegando ao iPhone. Por enquanto, a versão para iOS ficará restrita aos Estados Unidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados