O próximo headset de realidade virtual do Google não precisará de smartphone ou PC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

No ano passado, o Google anunciou uma plataforma de realidade virtual chamada Daydream, na qual você insere o smartphone em um headset semelhante ao Samsung Gear VR.

Agora, no evento I/O, a empresa anuncia o próximo passo: headsets VR que não dependem do smartphone, nem de um PC, nem mesmo de cabos — tudo o que é necessário para realidade virtual está no próprio dispositivo.

O Google promete uma experiência mais imersiva graças ao World Sense: o headset observa os objetos ao redor e os usa como “âncoras” para acompanhar o movimento do usuário — é o que se chama de rastreamento posicional.

A Qualcomm ajudou o Google a criar um design de referência para este headset, e duas fabricantes estão trabalhando para torná-lo realidade: a HTC, que tem experiência no ramo com o Vive; e a Lenovo. Os dispositivos serão lançados no final deste ano.

Rastreamento posicional em ação

No ano passado, a Intel anunciou que está desenvolvendo um headset que não precisa se conectar ao computador ou smartphone. Ele tem uma câmera para mapear ambientes e detectar objetos e também suas mãos. No entanto, trata-se aqui de realidade mista, combinando objetos virtuais e o mundo real. Essa é uma iniciativa relacionada ao Windows Mixed Reality, da Microsoft.

Além disso, fabricantes como Lenovo, Acer, Dell e HP estão criando headsets de realidade mista que fazem rastreamento de dentro para fora, sem exigir sensores externos. Esses headsets, no entanto, requerem um PC com Windows 10 para funcionarem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados