Facebook testa notificações unificadas do Messenger e Instagram no app principal

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Facebook quer se aproximar mais do Messenger e do Instagram no seu smartphone. O app está testando um recurso que mostra contadores de notificação dos outros apps, permitindo que você alterne instantaneamente para eles.

Alguns usuários do iOS estão vendo uma bolha vermelha por cima da foto de perfil. Toque nela, e escolha entre ver seu perfil do Facebook, ou conferir as notificações não-lidas no Messenger e Instagram. As notificações do Facebook continuam em um botão na barra inferior.

É algo meio irritante, porque coloca uma camada adicional para você acessar seu perfil do Facebook, e porque aposta na ansiedade do usuário em remover notificações. Mas, claro, isso pode ser vantajoso para a empresa, já que aumentaria o engajamento com seus apps.

Por enquanto, isso ainda está em testes no iOS e Android. O Facebook diz em comunicado ao TechCrunch:

Estamos realizando um teste bem pequeno para tornar mais fácil para as pessoas descobrirem e se conectarem com as pessoas e coisas que mais importam para elas. Estamos explorando maneiras de ajudar as pessoas a alternar mais facilmente entre suas contas do Facebook, Messenger e Instagram.

Felizmente, o WhatsApp — que pertence ao Facebook — não está incluído no teste.

Segundo o Mashable, o Facebook também está testando um novo menu com bolhas para acesso rápido aos inúmeros recursos da rede social. É assim:

Trata-se de um teste A/B, em que a empresa libera um recurso para alguns usuários e analisa métricas (como engajamento) para decidir se vai liberá-lo a todos os usuários.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados