Início » Celular » Preço não é o maior problema dos óculos de realidade virtual

Preço não é o maior problema dos óculos de realidade virtual

Maioria das pessoas não tem interesse em VR porque não tem interesse

Paulo Higa Por

Os headsets de realidade virtual ainda são caros: um Gear VR, por exemplo, custa R$ 799 e você ainda precisa de um Galaxy S ou Note para utilizá-lo. Mas o preço não é o único problema da tecnologia; na verdade, não é nem o maior problema. De acordo com um estudo publicado pelo eMarketer, a maioria das pessoas simplesmente… não está interessada em VR.

A lista de fatores pelos quais as pessoas não estão interessadas em realidade virtual mostra que o desinteresse pelo desinteresse (53%) fica acima do preço (43%). Quanto maior a idade, maior é o desinteresse: entre os jovens de 18 a 24 anos, 43% dizem não estar interessados e 65% dizem que é muito caro; já entre o grupo de 65 anos ou mais, 67% não estão interessados e 32% criticam o preço.

Os outros motivos para não comprar um headset de realidade virtual incluem receios de que o dispositivo cause enjoos (14%), falta de conteúdo (12%) e baixa qualidade do conteúdo (3%).

De fato, apesar dos investimentos, há poucos desenvolvedores criando aplicativos ou jogos para realidade virtual, em um círculo vicioso parecido com o de plataformas móveis falecidas: há pouco conteúdo porque há poucos usuários, e há poucos usuários porque há pouco conteúdo.

A Samsung conseguiu vender 5 milhões de Gear VR, mas tem praticamente empurrado o headset em bundles — e não diz quantos desses óculos, incluindo o meu, estão acumulando poeira na gaveta, sem uso algum. O Google vem apostando na tecnologia e chegou a criar uma plataforma de VR, batizada de Daydream, que estreou no Nougat, mas não houve forte adoção das fabricantes.

Será que VR é o novo 3D?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Exatamente! Como disse, "senti na pele" como o negócio é convincente ! Mas ainda acho bem caro, no Mercado Livre chegam a vender por R$7000,00 !!! Ainda acho uma tecnologia nova, muito nova. No GTA por exemplo, precisa de MOD... muito jogo não tem suporte oficial. Muitos dos oficiais ainda são bem casuais. Mas mesmo assim fiquei maluco, a vontade de ter um é grande :) Mesmo sabendo, que essa fortuna vai ser por uma tecnologia nova que daqui a pouco já evolui ainda mais e ficamos com algo obsoleto.
Gustave Dupré
Que interessante saber que você mudou de opinião. A um tempo você quase me convenceu que VR não era funcional, e que somente é interessante e curioso. Agora preciso testar o HTC VIVE, deve ser de outro mundo.
KARALBPIN
Essas porcarias não servem pra nada. Pode ser que um dia tenham alguma serventia, mas no momento só servem prum babaca colocar na cara e ficar fazendo caretas de retardado enquanto usa o treco.
Thiago Albuquerque Kozusko
O problema do 4K que ele não trás beneficios tão claros quanto a troca dos tubões 4:3 para as LCD Full HD 16:9. Dificilmente conseguirão convencer a grande massa a trocar, acredito que se tivessem combinado o 4K a televisores 21:9, ai sim teriamos uma troca em massa. Até mesmo pelo 21:9 ter um ganho considerável de área.
Thiago Albuquerque Kozusko
O que quase ninguém tem, e pelo caminho do mundo, dificilmente as futuras gerações vão ter grandes casas.
Thiago Albuquerque Kozusko
A Hololens tem realmente esses problemas, mas acredito que a realidade mista será o futuro dos gadgets moveis. Mas vai levar uns 10 anos até que tenhamos produtos com custo x beneficio ok.
Thiago Albuquerque Kozusko
Especialistas falam que o ideal é 8k para cada olho. Hoje mal temos 1080p. Eu realmente acredito que é o futuro, mas vai levar uns 10 a 20 anos para placas de video intermédiarias consigam lidar com uma resolução de 8k a uma taxa de quadros, Ok.
SiouxBR
Minha esposa ganhou um VR da Tim quando comprou o celular dela. Comprou numa sexta-feira e na segunda já estava na gaveta. Os aplicativos que vieram com ele tem uma resolução muito baixa e desanima qualquer um a usar: parecia que tinha voltado aos anos 90. Li em algum lugar que isso ocorre por que os celulares não tem poder de processamento para mostrar em alta qualidade. Se for realmente esse o motivo, que não lançassem essa porcaria. Todas as pessoas que testaram na loja da Samsung tiveram a mesma opinião: que lixo de resolução!
HenryS
quando inventarem algo tipo matrix, ai virará febre!
Zanac_Compile
Aprendi sentindo na pele... Eu só tinha usado o VR limitado da Samsung. E assumi que tudo era ruim. Eu apostava que isso era uma tecnologia SÓ PRA MATAR A CURIOSIDADE, mas inútil para ter em casa. Só serve para experimentar uma vez e deixar de lado. Como EU ESTAVA ENGANADO. A pouco usei o HTC VIVE, uma VR de verdade. É sensacional, é convincente, da liga, da vontade de não parar mais de usar!!!! Dos jogos dedicados, aos tradicionais GTA, Fallout e The Witcher. PQP!! Pode apostar, é muito bom, preciso disso em casa, o Nintendo Switch virou segundo plano. Nunca pensei que o VR era tão bem feito. Ele te delimita um perímetro, é tudo muito bem pensado, joguei entre outros, o Starwars Tatooine e fiquei maluco. É o presente!!!
Willguevara
Acredito também que realidade virtual não é algo que as pessoas querem ter em casa para entrar todo dia para brincar, mas uma experiência para se ter bem de vez em quando, como cinema 3D ou Kinect em festas. E escrevendo o parágrafo lembrei de um problema que limita ter a realidade virtual em casa: um cômodo grande para jogar sem problemas.
tuneman
parece que é tabu falar tal coisa. se fosse um de nós estariamos com uma centena de comentários tentando nos mostrar como estamos errados e somos ignorantes...
Thiago Bez
Acho que vai ser deixada de lado, a realidade aumentada será o foco.
Krat OS 4.0 - 5 milhoes de GOW

Se as TVs 3D não despertaram interesse, imagino qualquer outra coisa similar... eu sempre gostei muito de 3D, no cinema era só 3D, joguei muitos jogos de PS3 em 3D na TV 3D de meus pais, hoje que sou casado gostaria de ter uma TV 3D e não acho, quando achava era absurdamente caro... saiu de linha e pimba, não comprei...

As pessoas gostam de sentar no sofá, pegar o controle remoto, colocar a perna pra cima, e assistir o conteudo em sua frente... talvez por isso a tecnologia 4K de certo... isso é apenas resolução.. é como a melhora do 1080p sobre o 720p (HD) ou sobre o (SD), etc. isso deve pegar... mas claro que pra pegar precisamos ter canais abertos e fechados em 4K, ver SBT, Record, Band, Globo, Multishow, Band News, etc etc todos em 4K... para todos! Senão vai morrer... 3D não pegou justamente por isso, só era compativel com jogos de PS3 ou Blurays de filmes... e só... pra ver TV aberta não tinha.. ai tinham a sensação que era dinheiro jogado no lixo.. realidade virtual é apenas pra games e filmes... o publico normalmente quer sentar no sofá com perna pra cima... se Kinect ta morrendo... ninguém mais compra Xbox com Kinect. o proprio Xbox One S precisa de adaptador que dificulta as coisas... tiraram a conexão direta do Kinect por reconhecer que é um dispositivo morto... que ninguem mais quer... Just Dance pode ser usado com app no celular.. até no Steam (PC) já tem Just Dance e joga com celular.. da mesma forma que no console... ou seja, ta morrendo mesmo... só fanboys que vejo por ai defendendo (capaz de algum se incomodar e vim replicar aqui kkkkk) mas a verdade seja dita... enfim. espero que as TVs 3D voltem... mas juntando tudo... uma única TV com 4K + HDR + 3D + tudo que puder ter... quanto mais melhor... quem não quiser usar não usa.. mas existe pra quem quiser usar.. e os filmes 3D que muita gente comprou, faz o que?? joga fora?? Sacanagem... por isso que talvez não vale a pena investir em VR, vc compra vários jogos, ai o negocio não da certo... seu óculos VR da defeito, vc nao consegue consertar nem comprar outro.. e tem que jogar todos os jogos fora? sacanagem...

PS4-XONE-PC
Se as TVs 3D não despertaram interesse, imagino qualquer outra coisa similar... eu sempre gostei muito de 3D, no cinema era só 3D, joguei muitos jogos de PS3 em 3D na TV 3D de meus pais, hoje que sou casado gostaria de ter uma TV 3D e não acho, quando achava era absurdamente caro... saiu de linha e pimba, não comprei... As pessoas gostam de sentar no sofá, pegar o controle remoto, colocar a perna pra cima, e assistir o conteudo em sua frente... talvez por isso a tecnologia 4K de certo... isso é apenas resolução.. é como a melhora do 1080p sobre o 720p (HD) ou sobre o (SD), etc. isso deve pegar... mas claro que pra pegar precisamos ter canais abertos e fechados em 4K, ver SBT, Record, Band, Globo, Multishow, Band News, etc etc todos em 4K... para todos! Senão vai morrer... 3D não pegou justamente por isso, só era compativel com jogos de PS3 ou Blurays de filmes... e só... pra ver TV aberta não tinha.. ai tinham a sensação que era dinheiro jogado no lixo.. realidade virtual é apenas pra games e filmes... o publico normalmente quer sentar no sofá com perna pra cima... se Kinect ta morrendo... ninguém mais compra Xbox com Kinect. o proprio Xbox One S precisa de adaptador que dificulta as coisas... tiraram a conexão direta do Kinect por reconhecer que é um dispositivo morto... que ninguem mais quer... Just Dance pode ser usado com app no celular.. até no Steam (PC) já tem Just Dance e joga com celular.. da mesma forma que no console... ou seja, ta morrendo mesmo... só fanboys que vejo por ai defendendo (capaz de algum se incomodar e vim replicar aqui kkkkk) mas a verdade seja dita... enfim. espero que as TVs 3D voltem... mas juntando tudo... uma única TV com 4K + HDR + 3D + tudo que puder ter... quanto mais melhor... quem não quiser usar não usa.. mas existe pra quem quiser usar.. e os filmes 3D que muita gente comprou, faz o que?? joga fora?? Sacanagem... por isso que talvez não vale a pena investir em VR, vc compra vários jogos, ai o negocio não da certo... seu óculos VR da defeito, vc nao consegue consertar nem comprar outro.. e tem que jogar todos os jogos fora? sacanagem...
Exibir mais comentários