O UberPool é a modalidade mais barata do Uber, em que você divide o carro com outras pessoas em troca de uma tarifa mais barata. A empresa expandiu um teste em que o usuário precisa andar um pouco até chegar ao veículo, em vez de ser recebido no local solicitado.

O Uber chama isso de “pontos inteligentes de partida”: o app pede que você ande até a esquina de uma avenida movimentada, em vez de fazer retornos para chegar até onde você está. A ideia é que a rota do veículo seja a mais direta possível, para “pegar mais pessoas e levá-las mais rápido a seus destinos”.

A mesma tática vale para as “chegadas dinâmicas”: o carro para na esquina da avenida e você anda até o destino final, em vez de ser levado até lá. É algo semelhante a uma rota de ônibus público, porém sem pontos fixos.

Na verdade, um algoritmo analisa a rota continuamente e recalcula seu ponto de chegada, em vez de definir um destino fixo. O app prioriza locais no lado direito da via, depois de passar por um semáforo, e evita faixas de ônibus. O Uber diz que isso resultou em rotas mais diretas, com 20% menos viradas à esquerda ou direita.

Isso já estava valendo em Londres, San Francisco e Washington, DC; e foi expandido esta semana para o bairro de Manhattan, em Nova York — na cidade, 25% de todas as viagens no Uber são feitas através do Pool.

O UberPool pode ser inconveniente para o usuário, caso seja necessário fazer um grande desvio para pegar outro passageiro; e é problemático para o motorista, já que esse desvio de percurso não é remunerado. Além disso, o colaborador é punido caso recuse muitas corridas.

Ainda assim, é de se esperar que o Uber expanda os “pontos inteligentes” para mais cidades, porque é uma forma de tornar o Pool mais rentável. Se você quiser tarifas mais baratas, terá que andar um pouco.

Com informações: Uber, The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Só usei uma vez, nunca mais.
²He
Acho que na rolagem da pagina eu pulei esse paragrafo. Mas eh, ai complica.
marcos_5000
O texto fala exatamente isso. "A mesma tática vale para as “chegadas dinâmicas”: o carro para na esquina da avenida e você anda até o destino final, em vez de ser levado até lá." Mas acho que depende de quão longe do local de "partida" e de "chegada" pra valer a pena.
²He
Eu acho que vc tem que andar pra pegar o carro só, a chegada ele vai deixar na porta normal. se vc tiver que andar até o carro e depois ele te deixa "perto" e vc tem q andar de novo, ai complica.
Daniela A
Espero que não alterem o UberPOOL atual. Deveriam criar uma sub categoria ainda mais pobre tipo UberPOOR
Daniela A
voce tá falando bobagem... A prefeitura que regulamenta linhas, horarios e intenerarios... Com um contigente tão grande de pobres, acho dificil o Uber tirar os passageiros de onibus
Renan Rufino
Achei eu fosse o único que conclui isso.
Thiago
Não sou analfabeto funcional. Inclusive sou diplomado em áreas que você não sonharia em ser. Você deveria questionar a baixeza de seu próprio intelecto antes de ofender pessoas na internet. Aprenda você a expressar suas ideias corretamente. Recomendo a você que melhore também. Aprenda o básico de como ser uma pessoa educada e eloquente.
Leandro Gonçalves
Thiago,estamos num país repleto de analfabetos funcionais. Muitos lêem mas não compreendem o verdadeiro teor do texto .É o seu caso.Uma coisa é eu ter preconceito .Outra é eu não me agradar com determinada situação com alguns elementos e assim evita-la . Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Melhore.Aprenda o básico da interpretação textual.
Thiago
Então todos os usuários são iguais a você, e 5 reais não faz diferença pra ninguém? Foi o que eu entendi do seu comentário, depois que tirei todos os desaforos com crianças e gordos. Só pra referência, onde eu moro os descontos são bem mais altos e vale bastante a pena para percursos curtos. Quase nunca entra alguém o carro comigo.
Leandro Gonçalves
Han?!Pois desenhe...hahah !
Leandro Gonçalves
Han!? Desenhe...! Hahaha!
Renan Rufino
Porque não tem sentido você falar que não vai usar isso por causa desse e aquele motivo pra falar que não usa de qualquer forma. Só você falar que essa forma de economizar não vale já dá pra entender. Entendeu ou precisa desenhar?
Leandro Gonçalves
Parece que é difícil pra você.Mas faça um esforço,raciocine : se eu não gosto de algo,eu tenho que justificar! Dei situações perfeitamente possiveis de acontecer e que no meu ponto de vista não favorecem ao produto em questão...E que historia é essa de apenas opinar se eu for o público alvo? Que bizarro! Kkkk Pois fique com seu uber pool que eu fico com meu UBER X...hahah
Renan Rufino
Você expõe a parte supostamente ruim sendo que você mesmo diz que não é o público alvo. Olha rapaz, acho que não faz sentido algum o que você tá falando. Acho que essa opção se destina ao público que, assim como eu, e o Francisco muito bem explicou, aderem. Assim como você pensou em tudo que pode dar errado, eu também já e uso assim mesmo porque compensam os 5 reais.
Exibir mais comentários