Início » Aplicativos e Software » Android O terá atualização de drivers da GPU via Play Store

Android O terá atualização de drivers da GPU via Play Store

Emerson Alecrim Por
2 anos e meio atrás

O Android O está vindo aí. As novidades que o sucessor do Android 7.0 Nougat trará foram reveladas na última conferência Google I/O, mas algumas quase passaram despercebidas. Eis uma delas: a nova versão permitirá que drivers de GPUs sejam atualizados a partir da Play Store.

Talvez você já tenha passado pela experiência de instalar um jogo no seu smartphone e notar travamentos ou gráficos que deixam a desejar, apesar de o aparelho ter especificações decentes.

Em muitos casos, o problema está na GPU. Uma simples atualização de driver pode resolver. No entanto, esse tipo de update só é possível quando atualizações do sistema operacional são liberadas. Como essa não é uma tarefa simples, o update pode levar meses para chegar até o seu aparelho.

Android O

Pois bem, esse problema não existirá no Android O. O Google só não deu detalhes de como as atualizações de drivers via Play Store funcionarão. Não está claro, por exemplo, se o update será liberado pela empresa que produziu a GPU ou se pelo fabricante do smartphone. Porém, tudo indica que o procedimento será tão simples quanto atualizar um app.

É de se imaginar que essa facilidade na atualização dos drivers tenha relação com o Project Treble, programa de reestruturação do Android que permitirá aos fabricantes liberarem updates do sistema mais rapidamente (se eles vão mesmo fazer isso é outra história). Como esse projeto remove as amarras da plataforma, o efeito indireto pode ser a maior facilidade para atualizar drivers.

Tendo relação com o Project Treble ou não, a novidade deve reduzir os problemas de compatibilidade no ecossistema do Android, como os que impedem os chips Snapdragon 800 e 801 de funcionarem (pelas vias oficiais) com a versão Nougat.

Pausar atualizações

Outro recurso esperado para o Android O é a possibilidade de pausar o download de atualizações de sistema. Dependendo das configurações, o update é baixado automaticamente. O problema é que, às vezes, esse processo pode ser inconveniente — quando você está usando uma rede Wi-Fi lenta, por exemplo.

Android O - pausar download

Com um simples botão será possível pausar o download e retomá-lo mais tarde. Note, porém, que esse recurso fará parte de uma atualização do Google Play Services, indicando que talvez as versões anteriores ao Android O também venham a ter o botão.