O Android O está vindo aí. As novidades que o sucessor do Android 7.0 Nougat trará foram reveladas na última conferência Google I/O, mas algumas quase passaram despercebidas. Eis uma delas: a nova versão permitirá que drivers de GPUs sejam atualizados a partir da Play Store.

Talvez você já tenha passado pela experiência de instalar um jogo no seu smartphone e notar travamentos ou gráficos que deixam a desejar, apesar de o aparelho ter especificações decentes.

Em muitos casos, o problema está na GPU. Uma simples atualização de driver pode resolver. No entanto, esse tipo de update só é possível quando atualizações do sistema operacional são liberadas. Como essa não é uma tarefa simples, o update pode levar meses para chegar até o seu aparelho.

Android O

Pois bem, esse problema não existirá no Android O. O Google só não deu detalhes de como as atualizações de drivers via Play Store funcionarão. Não está claro, por exemplo, se o update será liberado pela empresa que produziu a GPU ou se pelo fabricante do smartphone. Porém, tudo indica que o procedimento será tão simples quanto atualizar um app.

É de se imaginar que essa facilidade na atualização dos drivers tenha relação com o Project Treble, programa de reestruturação do Android que permitirá aos fabricantes liberarem updates do sistema mais rapidamente (se eles vão mesmo fazer isso é outra história). Como esse projeto remove as amarras da plataforma, o efeito indireto pode ser a maior facilidade para atualizar drivers.

Tendo relação com o Project Treble ou não, a novidade deve reduzir os problemas de compatibilidade no ecossistema do Android, como os que impedem os chips Snapdragon 800 e 801 de funcionarem (pelas vias oficiais) com a versão Nougat.

Pausar atualizações

Outro recurso esperado para o Android O é a possibilidade de pausar o download de atualizações de sistema. Dependendo das configurações, o update é baixado automaticamente. O problema é que, às vezes, esse processo pode ser inconveniente — quando você está usando uma rede Wi-Fi lenta, por exemplo.

Android O - pausar download

Com um simples botão será possível pausar o download e retomá-lo mais tarde. Note, porém, que esse recurso fará parte de uma atualização do Google Play Services, indicando que talvez as versões anteriores ao Android O também venham a ter o botão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Sena

Esperando a atualização de drivers de vídeo até hoje

Julio da Gaita ✔

eu vi, baixei... mas o jogo é ruim ./

Julio da Gaita PNCDGalo
eu vi, baixei... mas o jogo é ruim ./
Elcobos
é gratuito
Julio da Gaita ✔

bom saber, tá caro? tem apk maroto? rs

Julio da Gaita
bom saber, tá caro? tem apk maroto? rs
Whebert Souza
Sério? Ta rodando lindamente no Moto Z Play
Kodos Otros
Sim, isso que queria dizer, vai facilitar muito, mas mesmo assim dependerá das fabricantes. Mas não tem saída mesmo.
Maico Andrade
Esse pause no update foi uma mão na roda! Nem lembrava que nao era nativa essa opçao.
Gertrudes, a Lhama Morta

Acho que a parte que ela "eliminou" foi a parte onde a Qualcomm/MediaTek tinham que trabalhar pra que os chips funcionem com a nova versão.

É um passo a menos, o que é ótimo. Vai resolver a situação? Claro que não.

Gertrudes, a Lhama
Acho que a parte que ela "eliminou" foi a parte onde a Qualcomm/MediaTek tinham que trabalhar pra que os chips funcionem com a nova versão. É um passo a menos, o que é ótimo. Vai resolver a situação? Claro que não.
Molinex
Boa sacada. Com os drivers mais atuais, dá pra passar o tempo jogando um joguinho modernozo, até as fabricantes resolverem de boa vontade atualizar o SO...
Leon
É Qualcomm... Agora não tem mais desculpinha esfarrapada e pra não atualizar os drivers.
Felipe Xavier
Podia mudar a forma como as atualizações são baixadas na Play Store. Pra mim facilitaria bastante poder baixar tudo e instalar depois. Isso seria uma mão na roda pra todos que possuem redes lentas, mas às vezes estão num Wi-Fi mais generoso.
Daniel Honorato
Excelente notícia, Injustice 2 ta rodando porcamente no Moto Z.
Exibir mais comentários