Nokia

Mais uma briga envolvendo patentes e… Opa, desta vez, não. Seguindo um caminho contrário ao cada vez mais frequente “me processa que eu te processo também”, Apple e Nokia chegaram a um acordo para terminar com uma série de disputas por patentes que se arrastava por anos.

Ainda que a Nokia tenha vendido a sua divisão de dispositivos móveis para a Microsoft, a companhia continua sendo detentora de uma infinidade de patentes, afinal, foram mais de 20 anos trabalhando no desenvolvimento de tecnologias para o setor, com gastos superiores a 115 bilhões de euros.

As primeiras batalhas dessa guerra começaram em 2009, cerca de dois anos depois do surgimento do iPhone. A Nokia processou a Apple em países como Estados Unidos, Reino Unido e Holanda sob acusação de violação de propriedade intelectual.

Para contra-atacar, a Apple tratou de processar a Nokia sob acusação — adivinhe — de uso indevido de tecnologias patenteadas em diversos modelos de celulares.

Esse conflito terminou em 2011, com a Nokia finalizando a história como a parte vitoriosa: a Apple pagou à companhia finlandesa um montante significativo (ainda que o valor não tenha sido revelado publicamente) e ambas concordaram em ficar em paz a partir dali.

Só que a trégua durou até o ano passado, quando a Nokia decidiu processar novamente a Apple. O motivo? Patentes, é claro: em 2011, a Apple concordou em pagar por determinadas patentes, mas foi acusada de usar outras 32 sem o devido licenciamento. Na abertura do processo, a Nokia argumentou que houve várias tentativas de negociação da sua parte, sem sucesso.

Tim Cook (Crédito: Business Insider)

Bom, essa briga terminou agora. Ambas as companhias anunciaram nesta terça-feira (23) um acordo que não só determina o fim da guerra como estabelece uma parceria de longo prazo.

A Apple concordou em pagar um montante (novamente, o valor não foi divulgado) pelo uso indevido das patentes em questão. Além disso, a empresa poderá utilizar, durante os próximos anos, diversas tecnologias da Nokia, assim como receberá desta serviços de redes e telecomunicações.

O acordo prevê ainda que a Apple volte a comercializar os produtos da Withings em suas lojas, marca de acessórios e gadgets que desde o ano passado pertence à Nokia.

Faz bastante sentido esse tratado de paz. Do ponto de vista comercial, a Apple tem que se preocupar com a Samsung e, principalmente, com o avanço agressivo das marcas chinesas no segmento móvel. Já a Nokia nunca dependeu tanto de acordos de licenciamento quanto agora.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados