A inteligência artificial vai substituir a maioria das profissões que temos hoje. E a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, planeja também confiar a segurança pública aos robôs: a primeira delegacia de polícia que opera sem nenhum funcionário humano deve começar a funcionar em 2030.

Em 2030, cerca de 25% da força policial de Dubai deverá ser composta de robôs, segundo as autoridades. Os atuais policiais humanos seriam remanejados para outras áreas de trabalho. Além disso, a cidade quer integrar a polícia a um banco de dados de DNA, o que pode reduzir os casos de crimes misteriosos ou desconhecidos em Dubai.

Não se sabe exatamente como seriam as delegacias sem humanos de Dubai, mas a cidade apresentou, em 2016, um protótipo bem inicial do que seria um “robô policial”. A máquina, desenvolvida pela espanhola PAL Robotics, media cerca de 1,70 metro de altura e tinha uma tela sensível ao toque para que os cidadãos fizessem boletins de ocorrência e pagassem multas de trânsito.

O primeiro robô policial de Dubai deve iniciar suas atividades ainda neste mês, inicialmente fazendo tarefas mais simples, como auxiliar turistas em pontos de interesse e shopping centers da cidade. Como será que as pessoas vão se comportar ao reportar um crime para um computador?

Com informações: CNN.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados