A inteligência artificial vai substituir a maioria das profissões que temos hoje. E a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, planeja também confiar a segurança pública aos robôs: a primeira delegacia de polícia que opera sem nenhum funcionário humano deve começar a funcionar em 2030.

Em 2030, cerca de 25% da força policial de Dubai deverá ser composta de robôs, segundo as autoridades. Os atuais policiais humanos seriam remanejados para outras áreas de trabalho. Além disso, a cidade quer integrar a polícia a um banco de dados de DNA, o que pode reduzir os casos de crimes misteriosos ou desconhecidos em Dubai.

Não se sabe exatamente como seriam as delegacias sem humanos de Dubai, mas a cidade apresentou, em 2016, um protótipo bem inicial do que seria um “robô policial”. A máquina, desenvolvida pela espanhola PAL Robotics, media cerca de 1,70 metro de altura e tinha uma tela sensível ao toque para que os cidadãos fizessem boletins de ocorrência e pagassem multas de trânsito.

O primeiro robô policial de Dubai deve iniciar suas atividades ainda neste mês, inicialmente fazendo tarefas mais simples, como auxiliar turistas em pontos de interesse e shopping centers da cidade. Como será que as pessoas vão se comportar ao reportar um crime para um computador?

Com informações: CNN.

Tecnocast 049 – O Futuro do Trabalho

A história se repete: sempre que aparece uma novidade, que altera o mercado de trabalho, as centrais sindicais promovem greves, alegando que é necessário proteger os empregos. O governo (pelo menos o brasileiro) costuma ceder a essa pressão, e cria leis absurdas, como a que obriga a presença de um cobrador em todos os ônibus.

O problema é que, com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana será cada vez mais desnecessária. E isso vale para trabalhos criativos e intelectuais, também! Não pense que estamos imunes à mudança. Os algoritmos são desenvolvidos para aprenderem de forma similar ao cérebro humano. Então se a gente consegue, “eles” também vão conseguir – só que farão melhor e mais rápido.

Não acredita? Então dá o play e vem com a gente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CtbaBr©

Eu acredito que em breve a tecnologia permitira ao povo legislar sem a necessidade de representantes (deputados, senadores, etc.).
Isso sera um avanço verdadeiro, nos livraremos do parasitismo politico!

Mas fora isso, todas as estruturas Monárquicas que foram mantidas, se mostraram mais eficazes e democráticas que as Republicas, em condições similares é claro!
A exceção é os EUA, essa funciona bem desde o inicio!

CtbaBr
Eu acredito que em breve tecnologia permitira ao povo legislar sem a necessidade de representantes (deputados, senadores, etc.). Isso sera um avanço verdadeiro, nos livraremos do parasitismo politico! Mas fora isso, todas as estruturas Monárquicas que foram mantidas, se mostraram mais eficazes e democráticas que as Republicas, em condições similares é claro! A exceção é os EUA, essa funciona bem desde o inicio!
@Sckillfer

E a policia da moral, acaba quando Dubai?

Sckillfer
E a policia da moral, acaba quando Dubai?
Deilan Nunes
prova que uma monarquia Absolutista é a unica forma eficiente se governo
Renan Araújo
Complicado. Principalmente por questões de empatia e dilemas éticos. SEMPRE nestes casos haverá a necessidade de uma decisão difícil como foi abordado aqui mesmo no blog sobre carros autônomos (vale a dica de leitura, desde já). Quem merece ser retirado primeiro de um incêndio e ser deixado para trás pelo bombeiro? O único médico disponível no plantão deve atender primeiro o criminoso ou o policial ferido? O policial deve proteger o companheiro de farda ou o cidadão no meio de um confronto? São questões bem presentes ainda onde os desenvolvedores de "algoritmos morais" trabalham.
CtbaBr©

Se eu ouvisse isso vindo de qualquer outro lugar, eu duvidaria.
Mas vindo de Dubai ha uma grande chance de acontecer!

Os Emirados Árabes são um exemplo de como aproveitar bem a riqueza natural de uma Nação, alem disso, parte dessa riqueza é revertida em beneficio direto ao povo!

CtbaBr
Se eu ouvisse isso vindo de qualquer outro lugar, eu duvidaria. Mas vindo de Dubai ha uma grande chance de acontecer! Os Emirados Árabes são um exemplo de como aproveitar bem a riqueza natural de uma Nação, alem disso, parte dessa riqueza é revertida em beneficio direto ao povo!
João

Eu sempre achei que esse seria o futuro. Empregos de alto risco deveriam ser apenas automatizados, como de bombeiros, médicos e policiais. Não há sentido humanos arriscando a vida por outros humanos, principalmente na área de crimes.

Joaomanoel
Eu sempre achei que esse seria o futuro. Empregos de alto risco deveriam ser apenas automatizados, como de bombeiros, médicos e policiais. Não há sentido humanos arriscando a vida por outros humanos, principalmente na área de crimes.
draggom
2030 o mundo pode não existir ou a humanidade toda será substituída por maquinas.
Lucas Carvalho
Então façamos assim: Deixamos os Sistemas automatizados nos ônibus. A economia gerada por essa decisão será mandada para o cobrador sem que ele precise fazer nada (Mais rápido/seguro pro usuário e muito vantajoso pro cobrador se ele usar esse dinheiro como complemento). Vamos ver quanto tempo vai demorar pras pessoas como você reclamar do cobrador receber sem trabalhar.
Marco Antonio Luz
então vamos voltar a ter iluminação pública a querosene, com um cara que passa acendendo no inicio da noite e apagando no inicio da manhã... cobrador adora fazer greve, em breve nem cobrador e motorista serão necessários ai o povo não fica refém deles
Marcos
De acordo com teu ponto de vista, os passageiros tem que pagar mais caro na passagem pra poder bancar o salário do cobrador, que é uma função defasada.
palatoqueimado
"O governo (pelo menos o brasileiro) costuma ceder a essa pressão, e cria leis absurdas, como a que obriga a presença de um cobrador em todos os ônibus." Isso aí, tirem os cobradores de todos os ônibus do Brasil e troquem por sistemas automatizados. Não vai ter gente pulando e fraudando a catraca, não vai ter licitação e custo de manutenção superfaturados, e todo mundo que foi demitido vai ter emprego garantido ganhando igual ou até mais do que isso. Desemprego? O brasileiro nem sabe o que é isso...