Início » Gadgets » A Samsung criou uma tela esticável

A Samsung criou uma tela esticável

Emerson Alecrim Por

Uma tela “elástica”, que pode ser esticada em até 12 milímetros sem sofrer danos. Essa é uma das tecnologias que a Samsung está apresentando na feira Display Week 2017, iniciada nesta terça-feira (23). Será que esse tipo de tela estará nos smartphones lançados nos próximos anos? As chance são razoáveis.

Telas flexíveis não são novidade, mas a própria Samsung ressalta que os painéis OLED desse tipo são bem limitados, só podendo ser dobrados de um lado, por exemplo. A nova tecnologia é mais abrangente: a tela pode ser flexionada dos dois lados, curvada para se adaptar ao formato de um dispositivo e até enrolada.

Tela esticável da Samsung

Segundo a Samsung, nenhuma outra fabricante conseguiu criar uma tela assim. Essa afirmação dá a entender que haverá uma corrida na indústria por esse tipo de tecnologia. É difícil saber se isso realmente acontecerá, por outro lado, telas flexíveis e esticáveis podem mesmo ter espaço no mercado.

Se você já deixou o seu smartphone cair no chão, sabe quão traumatizante é descobrir que a tela ficou toda rachada. Nesse sentido, displays esticáveis, dentro de certos limites, podem absorver o impacto da queda, reduzindo consideravelmente as chances de danos físicos (é o fim do Gorilla Glass?).

Além disso, esse tipo de tela pode ser adaptado a diversos dispositivos, como uma pulseira inteligente cuja forma acompanha precisamente o formato do pulso, o painel de um carro, livros eletrônicos (!) ou equipamentos de realidade virtual (ainda que a demanda por aplicações nessa modalidade esteja baixa).

Tela esticável da Samsung

A Samsung levou à Display Week uma tela OLED esticável de 9,1 polegadas. Mas a companhia sinaliza que painéis maiores poderão ser fabricados. TVs também devem ser beneficiadas pela tecnologia, portanto.

Dá mesmo para ser otimista, pelo menos se considerarmos os cálculos da consultoria IHS: a empresa prevê que a demanda por telas flexíveis movimentará US$ 15,5 bilhões até 2022.

Com informações: Engadget, Korea Herald

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gabriel de Borba
Queria ver "Sasmsung anuncia Android puro"
Gertrudes, a Lhama Morta

Eu desconhecia isso, achei massa.

Gertrudes, a Lhama
Eu desconhecia isso, achei massa.
DumbSloth87
sim, essa é a novidade dessa nova da Samsung, mas a promessa de que essas telas serão o futuro e o mercado movimentará 15 bilhões nos próximos 5 anos é meio exagerada. É a mesma balela de sempre, prometem mundos e fundos, descobrem q a tecnologia é muito cara pra implementar e voltam atrás.
robsonc
Não sei, talvez a diferença então seja que essa da Samsung seja esticável "puxável", e não só dobrável? Sei lá.
DumbSloth87
Esse é o display do G Flex fora do aparelho (o aparelho em sí é menos flexível, mas aí é por causa da placa e outros componentes internos). https://uploads.disquscdn.com/images/e86dbdc1694ba65bc9f2d9689b6c778b20cf62aec8aeb0abb9b4e747165a6fe8.gif https://uploads.disquscdn.com/images/7dc59d6e0c3e37eef1946821b56a0368065c201abd77d6036f0f5e9865ec23e7.gif
Elcobos
compartilhe com a gente
Breno
Tela mais resistente, ela sendo flexível, irá absorver parte do impacto e não quebrar. Tela que acompanha a anatomia de algum objeto. Teoricamente, qualquer objeto poderá ter uma tela com esta tecnologia. Hoje temos uma telinha tímida quadrada de umas 7" no carro. Agora imagina todo aquele painel cheio de curvas sendo uma grande e bonita tela? Coisa do futuro!
KARALBPIN
Não sei qual seria a utilidade de uma tela elástica ou flexível.
Marsupial radical
Now we're asking the real questions
Gertrudes, a Lhama Morta

Pode ter o nome Flex, mas continua não sendo flexível. Apenas curva.

Ou você consegue dobrar ela?

Gertrudes, a Lhama
Pode ter o nome Flex, mas continua não sendo flexível. Apenas curva. Ou você consegue dobrar ela?
Molinex
Tela de borracha... Eu achei legal. Melhor que a bateria que explode, ou o microfone que não desliga nunca...
Keaton
Será que conseguiriam fazer isso esticar de forma a permitir braile?
DumbSloth87
tá ligado de onde vem o nome "Flex" no celular? dica: ele não aceita gasolina e álcool.
Exibir mais comentários