As 10 cidades mais nerds do Brasil, segundo a Amazon

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Em comemoração ao Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd, dependendo da sua religião, a Amazon publicou nesta quinta-feira (25) a lista das cidades mais nerds do Brasil, com base nas vendas proporcionais de livros, quadrinhos e graphic novels associados à cultura nerd. Florianópolis e Niterói ocupam as duas primeiras posições, repetindo o ranking de 2016.

Esta é a lista completa:

  1. Florianópolis (SC)
  2. Niterói (RJ)
  3. São Caetano do Sul (SP)
  4. Santos (SP)
  5. Porto Alegre (RS)
  6. São Carlos (SP)
  7. Curitiba (PR)
  8. São Paulo (SP)
  9. Campinas (SP)
  10. Vitória (ES)

O ranking leva em consideração somente cidades com mais de 100 mil habitantes, ordenadas pelo consumo per capita de obras impressas e digitais associadas à cultura nerd entre abril de 2016 e 2017. Empréstimos de livros pelo Kindle Unlimited, o serviço de assinatura de ebooks da Amazon, também são contabilizados nas estatísticas.

Há algumas curiosidades: São Caetano do Sul (SP) é a cidade que mais compra livros de J.R.R. Tolkien; São Leopoldo (RS) tem a maior proporção de fãs de Batman; e quem mais adquiriu livros relacionados a Assassin’s Creed foram os moradores de Poá (SP).

Você pode ver os detalhes nesta página da Amazon, que também aproveitou a data para fazer promoções de livros de fantasia e ficção científica. Além disso, há descontos no Kindle básico (R$ 219) e no Kindle Paperwhite (R$ 399).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados