Início » Computador » Como dar boot no computador pelo pen drive

Como dar boot no computador pelo pen drive

No Windows, Mac ou Linux, é fácil dar boot no sistema usando um pen drive

Por
2 anos atrás

Precisa formatar o computador ou iniciar o sistema operacional em uma imagem de recuperação? Normalmente um pen drive é o recomendado nessas situações. Seja você um usuário de Windows, Mac ou Linux, veja como dar boot pelo pen drive.

Como dar boot pelo pen drive [Windows/Ubuntu]

No Windows, há várias formas de você iniciar o sistema por um pen drive para reinstalar o Windows ou instalar o Ubuntu. Todas essas formas variam de computador para computador, então a resposta nunca vai funcionar para todo mundo.

O que você precisa fazer é iniciar o computador na BIOS, o firmware é responsável por fazer que o computador inicie com as configurações corretas. A partir da BIOS, você consegue iniciar o computador no pen drive e configurar o sistema para priorizar a inicialização pelo pen drive, se você preferir.

Para fazer isso, o segredo é acessar a sua BIOS. O jeito mais fácil de ver isso é pegar o manual da sua placa-mãe (as mais populares são Asus, Intel, Acer, MSI) e ver como acessar a BIOS. Na maioria dos dispositivos, você precisa apertar uma tecla enquanto o computador está reiniciando.

Antes de tudo, reinicie o seu computador. Depois, aperte a tecla que ativa a BIOS, seja ela F2, F8, F12, Del ou Esc ― provavelmente é uma delas. Na BIOS, consulte o manual para alterar a ordem de inicialização ou procure pelos dispositivos de boot e selecione o seu pen drive (normalmente sinalizado por USB).

Como dar boot pelo pen drive [Mac]

No Mac, o processo é mais simples: é só reiniciar o computador e segurar a tecla Option para ver as unidades de disco do computador. É só selecionar o pen drive, normalmente sinalizado por USB ou por um disco laranja, e seguir com a instalação.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.