Início » Aplicativos e Software » Como fazer um sumário no Word (para Windows ou Mac)

Como fazer um sumário no Word (para Windows ou Mac)

Escolha também entre sumário automático ou manual e saiba como incluir esse item no seu texto

Por
2 anos atrás

Para grandes textos, é importante criar um sumário no Word que indique todas as seções e divisões do seu trabalho, ainda mais quando estamos falando em textos formatados as normas ABNT como monografias e trabalhos de conclusão de curso.

  • Como fazer referência de site na ABNT em trabalhos acadêmicos

Veja abaixo como fazer um sumário no Word. O principal a se considerar ao criar um sumário que seja mais fácil de atualizar é aplicar estilos de título ao texto (título 1, título 2) que deseja incluir no sumário. Depois disso, o Word vai compilá-lo automaticamente a partir desses títulos.

A dica é aplicável a Office 365, Word 2016, Word 2013, Word 2010 e Word 2007.

  1. Clique onde você quer que o sumário inicie, preferencialmente em uma página vazia e no começo do documento;
  2. Entre em Referências > Sumário e escolha uma opção de Sumário Automático.

Vale frisar que existem duas opções: uma para sumário automático e uma para sumário manual. Como o nome indica, o sumário manual não será atualizado automaticamente.

Para atualizar os sumários automaticamente, formate o seu documento de acordo com a barra de Estilos de Título do Word ― aquela que mostra fontes diferentes (e tamanhos de título de texto, usadas para capítulos, seções e intertítulos). São os Títulos que serão listados no sumário porque o Word só vai buscar pela formatação deles para criá-lo.

Como formatar um sumário nas normas ABNT

Antes de definir esses títulos dentro do seu documento, que vão estabelecer a introdução, referencial teórico, metodologia, justificativa, entre outros elementos, você precisa formatá-los nas normas ABNT. Por padrão, eles estarão na fonte do Word.

Para fazer alterar, entre na aba Página inicial e, ao lado do Painel de estilos, você deve ver diversas formatações, como Normal, Título 1, Título 2, etc. Vamos começar pelo corpo do texto. Clique em Normal com o botão direito e depois em Modificar. Siga os passos abaixo:

  1. Deixe as configurações de acordo com a imagem abaixo. Mude apenas a fonte, para Arial ou deixe em Times New Roman. O tamanho do texto, a opção de justificado e espaçamento entre linhas deve ser deixado exatamente igual à imagem:

  1. Agora, na outra página do Painel de estilos, clique com o botão direito em Título 1 e depois em Modificar. Aplique esta configuração:

  1. Por último, vamos configurar o subtítulo. Se você tiver outros títulos dentro do subtítulo, é só configurar como Título 3 em seguida. Agora, clique em Título 2 e depois em Modificar. Faça a mesma configuração do Título 1, conforme a imagem acima;
  2. Lembrando que, segundo as normas ABNT, o subtítulo também deve estar em negrito, mas não mais em caixa alta (somente a primeira letra);
  3. Volte ao sumário, passe o mouse sobre ele, clique na seta para baixo e depois em Atualizar Tabela. Um sumário já pronto deve ser gerado;
  4. Defina a fonte como Times New Roman ou Arial, tamanho 12, e centralize a palavra Sumário, que deve ser escrita em caixa alta e marcada em negrito. O resultado deve ser algo parecido com a imagem abaixo:

Como aplicar e modificar estilos de título para ABNT

  1. Escolha o texto que você deseja incluir no sumário;
  2. Em seguida, na guia Página Inicial, clique em um estilo do título (como Título 1);
  3. O Título 1 é realçado na guia Página Inicial.

Faça isso para todo o texto que você deseja exibir no sumário. Se você estiver escrevendo um livro com capítulos, será possível aplicar o estilo Título 1 a cada um dos nomes de de capítulo. Você pode aplicar o estilo Título 2 a cada uma de suas seções dentro desses capítulos e acompanhar a criação do seu índice.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.