Como numerar páginas no Word nas normas ABNT

Saiba como numerar páginas no Word e também a tirar a numeração da capa para trabalhos formatados nas normas da ABNT

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
MacBook com Word aberto. (Imagem: Romain V/Unsplash)
MacBook com Word aberto. (Imagem: Romain V/Unsplash)

Importante para trabalhos formatados nas normas ABNT e outros tipos de documentos longos com muitas laudas, a função de numerar páginas no Word pode ficar um pouco complicada quando você precisa de mais customização. Aprenda como numerar páginas no Word (a dica serve tanto para Windows quanto para Mac), considerando apenas a segunda página ou excluindo a capa conforme for necessário para o projeto.

Segundo a norma ABNT NBR 14724, a paginação deve constar a partir da folha de rosto (ou da próxima após a capa), mas só deve ser exibida nos elementos textuais. Dessa forma, ela não aparece nem na folha de rosto nem no resumo ou sumário, mas estas devem ser contadas no total de páginas do seu trabalho ou documento. O tutorial abaixo é aplicável às versões: Office 365, Word 2016, Word 2013, Word 2010 e Word Online.

  1. Insira quebra de seção na página anterior a da Introdução

    Com a página aberta, clique em “Layout“, quinta opção no menu superior; selecione “Quebras” e, em seguida, em “Próxima página, primeira opção do menu “Quebras de seção“;

  2. Inclua a numeração no canto inferior direito

    Clique em “Inserir“, terceira opção no menu superior e selecione “Número de Página” (ícone da folha com #); em seguida, toque em “Início da Página” e escolha a terceira opção; paginação word abnt

  3. Formate a numeração

    Ainda em “Número de Página”, clique em “Formatar números de páginas“. Na caixa de formatação, marque a opção “Continuar da seção anterior”Botões de como formatar a numeração no Word

  4. Desabilite a opção “Vincular ao anterior”

    Dê dois toques no cabeçalho da página de introdução e desmarque a opção “Vincular ao anterior” localizada na parte superior;Print do botão de vinculação à página anterior

Como numerar páginas no Word a partir da introdução

Não tem muito segredo. Para que a paginação seja exibida somente a partir da introdução do seu trabalho (ou de qualquer página do documento Word), clique no rodapé da página anterior, selecione o número e aperte a tecla “delete” do seu teclado.

Ordem de páginas nas normas da ABNT

Segundo a norma NBR 14724, a paginação deve ser feita em algarismos arábicos no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita. Além disso, ela deve constar a partir da folha de rosto – ou da próxima após a capa –  mas só deve ser exibida nos elementos textuais.

Caso tenha dúvida das páginas que devem ser numeradas ou da ordem correta de cada elemento, esse esquema da imagem abaixo ajuda a entender:

esquema como numerar páginas em abnt
Como numerar páginas em ABNT (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Veja também quais são as páginas obrigatórias e quais são as opcionais, de acordo com os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais segundo as normas da ABNT.

Como formatar monografia nas normas da ABNT - Estrutura textual

Lembrando que todas essas normas podem variar conforme a instituição de ensino. Por isso, se informe antes com o seu orientador.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados