À medida que os smartphones amadurecem, há pouco espaço para grandes inovações que sejam chamativas e realmente úteis. Módulos? Bordas sensíveis à pressão? Que tal uma tela secundária que aparece ao deslizar o display para cima? Parece que a LG pensou seriamente nessa última alternativa.

Evan Blass, conhecido como @evleaks, publicou alguns mockups do LG V30 mostrando uma segunda tela na parte inferior, que se revela ao deslizar o display principal para cima.

Ela poderia conter o teclado virtual, atalhos para outros apps, cards dos Google Now…

… opções de menu, sugestões de hashtags para fotos, entre outros.

Blass avisa que “não está claro se o projeto ainda segue nessa direção”, isto é, talvez a LG não adote este design para seu próximo smartphone.

Faz um tempo que a LG adota telas secundárias em seus smartphones. Ela começou em 2011 com o DoublePlay, que tinha um teclado físico deslizante com um display no meio. E em 2015, a empresa lançou o V10, com uma segunda tela de 2,1 polegadas acima do display principal para exibir atalhos e notificações.

Os reviews reclamaram que ela fica em uma posição inconveniente no smartphone; que ela é muito pequena, dificultando a leitura de notificações e exigindo precisão ao tocar em botões; e que é bobagem ter uma tela secundária em um aparelho tão grande. Não é algo essencial, em resumo.

LG V10 e sua tela secundária.

Ainda assim, a LG continuou apostando nesse design. No ano passado, tivemos o V20 e o X Screen, ambos com tela secundária.

No LG V20, o segundo display de 2,1 polegadas ganhou contraste e brilho maiores, facilitando a leitura de notificações. O posicionamento e os recursos continuaram os mesmos, no entanto, assim como as críticas.

LG V20 e sua tela secundária.

Talvez por isso, a LG tenha pensado em como expandir o tamanho dessa tela secundária e, ao mesmo tempo, torná-la mais acessível ao usuário. De fato, colocá-la na parte inferior alcança os dois objetivos. No entanto, o display deslizante torna o aparelho mais grosso para acomodar um recurso que, para mim, ainda não convence.

Rumores dizem que o LG V30 será lançado em setembro com tela OLED, em vez do painel IPS de seus antecessores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados