À medida que os smartphones amadurecem, há pouco espaço para grandes inovações que sejam chamativas e realmente úteis. Módulos? Bordas sensíveis à pressão? Que tal uma tela secundária que aparece ao deslizar o display para cima? Parece que a LG pensou seriamente nessa última alternativa.

Evan Blass, conhecido como @evleaks, publicou alguns mockups do LG V30 mostrando uma segunda tela na parte inferior, que se revela ao deslizar o display principal para cima.

Ela poderia conter o teclado virtual, atalhos para outros apps, cards dos Google Now…

… opções de menu, sugestões de hashtags para fotos, entre outros.

Blass avisa que “não está claro se o projeto ainda segue nessa direção”, isto é, talvez a LG não adote este design para seu próximo smartphone.

Faz um tempo que a LG adota telas secundárias em seus smartphones. Ela começou em 2011 com o DoublePlay, que tinha um teclado físico deslizante com um display no meio. E em 2015, a empresa lançou o V10, com uma segunda tela de 2,1 polegadas acima do display principal para exibir atalhos e notificações.

Os reviews reclamaram que ela fica em uma posição inconveniente no smartphone; que ela é muito pequena, dificultando a leitura de notificações e exigindo precisão ao tocar em botões; e que é bobagem ter uma tela secundária em um aparelho tão grande. Não é algo essencial, em resumo.

LG V10 e sua tela secundária.

Ainda assim, a LG continuou apostando nesse design. No ano passado, tivemos o V20 e o X Screen, ambos com tela secundária.

No LG V20, o segundo display de 2,1 polegadas ganhou contraste e brilho maiores, facilitando a leitura de notificações. O posicionamento e os recursos continuaram os mesmos, no entanto, assim como as críticas.

LG V20 e sua tela secundária.

Talvez por isso, a LG tenha pensado em como expandir o tamanho dessa tela secundária e, ao mesmo tempo, torná-la mais acessível ao usuário. De fato, colocá-la na parte inferior alcança os dois objetivos. No entanto, o display deslizante torna o aparelho mais grosso para acomodar um recurso que, para mim, ainda não convence.

Rumores dizem que o LG V30 será lançado em setembro com tela OLED, em vez do painel IPS de seus antecessores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Na verdade tanto compraram que ele teve mais de uma versão, mas ele nem se compara com a linha V, já que não tinha nada de topo de linha.

Sckillfer
Na verdade tanto compraram que ele teve mais de uma versão, mas ele nem se compara com a linha V, já que não tinha nada de topo de linha.
Hemerson Silva
Não há mais o que inovar.
Abra

Para qual propósito lembrar disto mano? Faz nós chorarmos... :'(

Abraão Pereira de Sousa
Para qual propósito lembrar disto mano? Faz nós chorarmos... :'(
ばか

Meio tosco essa ideia, o celular fica muito esticado simplesmente enorme, achei isso ai tão ruim que até a segunda tela do V10 e V20 pareceu boa.
Mas é bom ver que ainda tem alguém tentando inovar, enquanto isso as outras fabricantes, zzzZzzZzzzzZZZZzzz..

Wololo ?
Meio tosco essa ideia, o celular fica muito esticado simplesmente enorme, achei isso ai tão ruim que até a segunda tela do V10 e V20 pareceu boa. Mas é bom ver que ainda tem alguém tentando inovar, enquanto isso as outras fabricantes, zzzZzzZzzzzZZZZzzz..
marcos_5000
Não vou mentir, achei a ideia bem interessante. Se lançassem e eu tivesse dinheiro, eu compraria SEM DÚVIDAS (claro q, considerando q o hardware do aparelho fosse bom), Saudade da época que as empresas lançavam aparelhos realmente diferentes, mesmo que quase certeza que iriam ser péssimas em vendas...
Random Monkey

Direto de 2023: Tela quinaria no novo smartphone V90 da LG pode ser exclusiva para configurar Wi-Fi, Bluetooth e filtros do Snapchat. Entenda.

Israel Rodriguez
Direto de 2023: Tela quinaria no novo smartphone V90 da LG pode ser exclusiva para configurar Wi-Fi, Bluetooth e filtros do Snapchat. Entenda.
Filipe Alberto
O v30 seria um sonho de consumo, se tivesse além da tela secundária na parte superior, que a parte deslizante fosse um teclado, que funcionasse como um trackpad, tipo o priv da Black. Gosto de teclados físicos, acho mil vezes melhor que o virtual, principalmente em relação a precisão na digitação, a possibilidade de ver mais conteúdo na tela. " Quando estou usando pra jogar ou ver um vídeo, a notificação aparece na segunda tela" isso é fenomenal, e já vale o investimento kkkkkk
Marcos Oliveira
Um dia já foi útil... https://uploads.disquscdn.com/images/f194b7fe7b212f50b10032af692eb63d98df0baff53dbbef01e4a33f066ed2f3.png
Carlin
Não convence! Não nesses moldes, ainda faz sentido e é até útil, se seguir o que é apresentado no V20, mais torna essa segunda tela maior, não é legal! Precisamos de inovações reais, de inovações que acrescentem e nos surpreendam!
DumbSloth87
teve aquele celular russo que era assim, ngm comprou.
Robson
O que esta tela agrega que não possa ser resolvido por software? - Teclado: além de engordar o aparelho, aparelhos "mono-tela" se saem bem com teclados virtuais há anos. Se for pra deixar o aparelho mais gordo, que seja com uma bateria gigante... - Notificações: legal, mas a motorola e a samsung já oferecem soluções mais elegantes para manter relogio e notificações visíveis mesmo com a tela desligada, a secundaria não agrega nada novo nesse caso - Controles: os fabricantes esqueceram a "grande-solução-matadora-de-outrora" que eram a navegação por gestos né? Motorola ainda se sai bem nessa (ativar camera chacoalhando o telefone, por exemplo) e soluções de terceiro adicionam o recurso à aparelhos de outras marcas (via Tasker, ligo e desligo a lanterna) - Sugestões: um hardware adicional só pra incluir sugestões e opções? E se a segunda tela falha?
Exibir mais comentários