Início » Mobile » Você gostaria de ter esta tela secundária no smartphone?

Você gostaria de ter esta tela secundária no smartphone?

Por
29/05/2017 às 11h42
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

À medida que os smartphones amadurecem, há pouco espaço para grandes inovações que sejam chamativas e realmente úteis. Módulos? Bordas sensíveis à pressão? Que tal uma tela secundária que aparece ao deslizar o display para cima? Parece que a LG pensou seriamente nessa última alternativa.

Evan Blass, conhecido como @evleaks, publicou alguns mockups do LG V30 mostrando uma segunda tela na parte inferior, que se revela ao deslizar o display principal para cima.

Ela poderia conter o teclado virtual, atalhos para outros apps, cards dos Google Now…

… opções de menu, sugestões de hashtags para fotos, entre outros.

Blass avisa que “não está claro se o projeto ainda segue nessa direção”, isto é, talvez a LG não adote este design para seu próximo smartphone.

Faz um tempo que a LG adota telas secundárias em seus smartphones. Ela começou em 2011 com o DoublePlay, que tinha um teclado físico deslizante com um display no meio. E em 2015, a empresa lançou o V10, com uma segunda tela de 2,1 polegadas acima do display principal para exibir atalhos e notificações.

Os reviews reclamaram que ela fica em uma posição inconveniente no smartphone; que ela é muito pequena, dificultando a leitura de notificações e exigindo precisão ao tocar em botões; e que é bobagem ter uma tela secundária em um aparelho tão grande. Não é algo essencial, em resumo.

LG V10 e sua tela secundária.

Ainda assim, a LG continuou apostando nesse design. No ano passado, tivemos o V20 e o X Screen, ambos com tela secundária.

No LG V20, o segundo display de 2,1 polegadas ganhou contraste e brilho maiores, facilitando a leitura de notificações. O posicionamento e os recursos continuaram os mesmos, no entanto, assim como as críticas.

LG V20 e sua tela secundária.

Talvez por isso, a LG tenha pensado em como expandir o tamanho dessa tela secundária e, ao mesmo tempo, torná-la mais acessível ao usuário. De fato, colocá-la na parte inferior alcança os dois objetivos. No entanto, o display deslizante torna o aparelho mais grosso para acomodar um recurso que, para mim, ainda não convence.

Rumores dizem que o LG V30 será lançado em setembro com tela OLED, em vez do painel IPS de seus antecessores.

Mais sobre: ,
  • McFake

    Não.

  • Só se fosse uma tela secundária na parte de trás em e-paper para leitura e notificações.

    • DumbSloth87

      teve aquele celular russo que era assim, ngm comprou.

  • MacielLucas

    Obvio que não.
    Parece um painel solar.

  • Jefferson Rodrigues

    Não! Horrível! Tá faltando criatividade na indústria de smartphone.

  • Ed

    Ela não se justifica, porque basicamente tudo que você faria com ela seria possível de se fazer com a telona principal, que está sempre acessível. Sem contar o peso extra e a espessura do aparelho…

  • David Diniz

    Não.

  • Marsupial radical

    É difícil redescobrir a roda, inovar de verdade. Mas poxa, tá complicado a situação. Pessoal vem gastando milhares de horas e $$ em P&D pra fazer mais do mesmo… Será que ninguém pensa tipo “Isso vai REALMENTE ser útil?”

  • Gustave Dupré

    Eu achei interessante a ideia, para algumas aplicações pode ser realmente útil. Só não gostei da ideia de deixar o dispositivo mais grosso.

  • Gregory Kubya

    coloca um teclado fisico e tá ótimo.. mais barato e tem muita gente que sente falta dos botões

  • Daniel H. G. Mescoloto

    Tive um LG V10 e agora tenho um LG V20.

    Acho beeeem foda a segunda tela.

    Motivos:
    – Quando o celular está bloqueado, consigo ver se tem notificações e a hora.
    – Quando estou usando pra jogar ou ver um vídeo, a notificação aparece na segunda tela
    – Posso controllar o app de música/podcast sem precisar abri-lo
    – Posso usar uns atalhos como a lanterna (mesmo com o celular bloqueado)
    – Mudar entre apps recentes

    tem mais algumas utilidades, mas não uso.

    agora esses mock ups ae está ridículo de feio e não parece usual. Segunda tela é pra ser algo em background, não o teclado e afins.

    O que eu faria seria colocar a segunda tela preenchendo a fileira inteira, e colocando as câmeras pra cima.

    • Filipe Alberto

      O v30 seria um sonho de consumo, se tivesse além da tela secundária na parte superior, que a parte deslizante fosse um teclado, que funcionasse como um trackpad, tipo o priv da Black.
      Gosto de teclados físicos, acho mil vezes melhor que o virtual, principalmente em relação a precisão na digitação, a possibilidade de ver mais conteúdo na tela.

      ” Quando estou usando pra jogar ou ver um vídeo, a notificação aparece na segunda tela” isso é fenomenal, e já vale o investimento kkkkkk

  • Robson

    O que esta tela agrega que não possa ser resolvido por software?
    – Teclado: além de engordar o aparelho, aparelhos “mono-tela” se saem bem com teclados virtuais há anos. Se for pra deixar o aparelho mais gordo, que seja com uma bateria gigante…
    – Notificações: legal, mas a motorola e a samsung já oferecem soluções mais elegantes para manter relogio e notificações visíveis mesmo com a tela desligada, a secundaria não agrega nada novo nesse caso
    – Controles: os fabricantes esqueceram a “grande-solução-matadora-de-outrora” que eram a navegação por gestos né? Motorola ainda se sai bem nessa (ativar camera chacoalhando o telefone, por exemplo) e soluções de terceiro adicionam o recurso à aparelhos de outras marcas (via Tasker, ligo e desligo a lanterna)
    – Sugestões: um hardware adicional só pra incluir sugestões e opções? E se a segunda tela falha?

  • Carlin

    Não convence! Não nesses moldes, ainda faz sentido e é até útil, se seguir o que é apresentado no V20, mais torna essa segunda tela maior, não é legal! Precisamos de inovações reais, de inovações que acrescentem e nos surpreendam!

  • Marcos Oliveira
    • Abraão Pereira de Sousa

      Para qual propósito lembrar disto mano? Faz nós chorarmos… :'(

  • Direto de 2023: Tela quinaria no novo smartphone V90 da LG pode ser exclusiva para configurar Wi-Fi, Bluetooth e filtros do Snapchat. Entenda.

  • Não vou mentir, achei a ideia bem interessante. Se lançassem e eu tivesse dinheiro, eu compraria SEM DÚVIDAS (claro q, considerando q o hardware do aparelho fosse bom),

    Saudade da época que as empresas lançavam aparelhos realmente diferentes, mesmo que quase certeza que iriam ser péssimas em vendas…

  • Wololo ✔

    Meio tosco essa ideia, o celular fica muito esticado simplesmente enorme, achei isso ai tão ruim que até a segunda tela do V10 e V20 pareceu boa.
    Mas é bom ver que ainda tem alguém tentando inovar, enquanto isso as outras fabricantes, zzzZzzZzzzzZZZZzzz..

    • Hemerson Silva

      Não há mais o que inovar.