Início » Aplicativos e Software » Os melhores programas para baixar torrent

Os melhores programas para baixar torrent

Desinstale o uTorrent do seu computador e mude para uma destas alternativas

Felipe Ventura Por

O uTorrent é o cliente de BitTorrent mais popular do mundo, mas tem um histórico meio conturbado: há alguns anos, ele começou a instalar mineradores de criptomoeda; e, recentemente, surgiram relatos de que os anúncios do programa vêm com malware. É hora de substituí-lo no seu computador; confira aqui algumas alternativas.

Este mês, relatos no Reddit e em fóruns diziam que o uTorrent tentava rodar um anúncio baseado em Flash que tentava infectar computadores. O mesmo acontecia com o cliente oficial do BitTorrent (que é basicamente o uTorrent com outro ícone).

Trata-se do Meadgive, que instala ransomware no computador. Segundo a Microsoft, "intrusos que usam o Meadgive tipicamente injetam um script malicioso em sites comprometidos... ele costuma usar o exploit para uma vulnerabilidade do Adobe Flash".

O uTorrent respondeu no fórum oficial explicando o que aconteceu, e dizendo que o problema foi resolvido:

Conforme relatado aqui, ocorreu um problema de segurança em que, quando um determinado anúncio era exibido, ele era capaz de transmitir um arquivo chamado meadgive. O Windows Defender e outros produtos de segurança detectavam isso e o bloqueavam, muitas vezes repetidamente.

Nós desativamos todos os anúncios deste tipo para conter o problema enquanto rastreávamos a origem. A fonte era um parceiro de anúncios que foi comprometido. Depois de obter confirmação positiva e notificação de que isso foi corrigido, nós testamos e verificamos a correção antes de restaurar tudo ao normal.

Mas, se você ainda for usuário do uTorrent, este é o momento ideal para se livrar dele e usar outro programa para baixar... distribuições do Linux, ou músicas e filmes sem copyright.

As alternativas têm funcionalidades equivalentes, são desenvolvidas em código aberto, não trazem crapware e não têm anúncios. Vamos a elas:

qBittorrent

O qBittorrent se descreve como uma "alternativa de código aberto ao uTorrent". A interface é simples e intuitiva, disponível em setenta idiomas — incluindo português brasileiro — e o programa traz diversos recursos avançados.

Você pode priorizar torrents na lista, agendá-los para determinados horários, fazer downloads sequenciais (baixar um torrent por vez) e ajustar a largura de banda. Há suporte a links Magnet, feeds RSS, DHT/PEX/LSD, torrents privados e mais.

Você pode baixar o qBittorrent neste link para Windows, macOS, Linux, FreeBSD, OS/2 e Haiku (!).

Deluge

O Deluge também é um cliente BitTorrent multiplataforma de código aberto. Sua abordagem, no entanto, é baseada em plug-ins.

O programa é inicialmente bem básico, trazendo apenas controle de downloads, mas você pode ir adicionando recursos à medida que forem necessários. Por exemplo, há plugins para:

  • baixar torrents em ordem alfabética;
  • desligar o computador quando os downloads acabarem;
  • remover automaticamente os torrents inativos;
  • mover arquivos baixados para outra pasta;
  • fazer streaming de vídeos e áudios que ainda não terminaram de baixar;
  • configurar RSS para baixar séries.

A lista completa de plug-ins está aqui. O Deluge está disponível neste link para Windows, macOS e Linux.

Transmission

O Transmission tem uma interface ainda mais simples, lembrando a lista de downloads de um navegador web, e promete usar menos recursos do seu computador. Você pode clicar duas vezes em um torrent para ver mais informações, escolher os arquivos que deseja baixar e ajustar outras opções.

O programa vem por padrão em diversas distribuições do Linux, como Ubuntu e Fedora; e é bastante popular no macOS. Ele também está disponível em prévia para Windows. Você pode baixar o Transmission aqui.

Vale fazer uma ressalva aqui: no ano passado, o site do Transmission teve alguns problemas sérios de segurança. Em março de 2016, seus servidores foram comprometidos e a versão para Mac foi brevemente distribuída com ransomware. Em agosto, aconteceu de novo: os servidores foram comprometidos e distribuíram o programa para Mac com outro tipo de malware. Portanto, fique atento ao baixá-lo.

Qual alternativa ao uTorrent você está usando?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Chris de Lucas
qBitorrent é realmente muito bom e estável. Fora que nao pesa nada no PC.
João Vianna
Sem ter conhecidas, porque quem está acostumado ao mundo da tecnologia, sabe muito bem, que algo pode está lá por anos e ser descoberto ou revelado muito depois e quanto mais desatualizado pior, até mesmo para correção de um problema.
marcgtsr
eu ainda uso o 1.8.5 nao tem pq mudar, é só usar o velho...
MaxRicardi
vou testar agora
Evandog
O problema do qBittorrent é que quando vocë quer baixar um único arquivo que vem em um pacote (pack), as vezes ele baixa o pacote inteiro em uma pasta oculta chamada .unwanted enchendo o HD e gastando banda a toa. Certa vez apareceu a mensagem do Windows de HD cheio e depois de muito tempo descobri que o vilão era o qB.
Di Almeida
Não. Aqui a velocidade não mudou.
Adriano Garcez
É o famoso "trocar seis por meia dúzia".
Adriano Garcez
Não, aqui é comum baixar no máximo da conexão. Deve ser algum problema na sua rede ou necessidade de configuração de portas; apesar de não ter precisado configurar nada, cada caso é um caso.
Ricardo Valim Ferreira
A diferença de download dele com o utorrent é tão grande assim msm? de´pois que instalei ele nunca consegui chegar a velocidade de download que consegui no utorrent
Luan Henrique Ferreira
Prefiro usar as versões bem antigas do utorrent e desativar atualizações: estou na versão 2.2.1 e até onde sei estou sem nenhum problema e está rodando levando quase nada de recursos do PC.
robsonc
O próprio tecnoblog já fez matéria sobre o kickass https://tecnoblog.net/173673/kickass-torrents-banido/ . Não vai ser citando um nome no comentário que vai trazer problema pra eles.
robsonc
? Eles só usam pra baixar distribuição de Linux, como toda pessoa de bem.
Eliezer
Nop. Thanks..
Edson Veloso Murta Júnior
rsrs rs rs rs. Hoje tudo é dar dica de aplicativo pois daqui um mês tem como fazer outro post dizendo não instalem o delugue pois ele consome muita memoria ou então o transmission tem uma falha no DHT que faz com que hackers consigam instalar um keyloger na maquina. Porque não dão uma solução definitiva ??? kkkkk
Adriano Garcez
https://uploads.disquscdn.com/images/9bc3b4991f4123d97ce4e130dea0614d72f29f8441cd6a1e80c67e1526f6094d.jpg
Edson Veloso Murta Júnior
na boa em pleno 2017 galera ainda instala torrent na maquina ?????? compra um router com porta usb e troca o firmware por open wrt e instala o client torrent . pronto seu router vai baixar seus torrentes no pendrive e você genrencia tudo pela interface web e de quebra você economiza energia fora HD que não fica gravando KB e torrando atoa.
NoobIsrael
Compre nas exchanges, a Foxbit é um exemplo
NoobIsrael
Tixati nem é aceito nos trackers privados, fora a interface horrível.
Yuri Barbosa
100% de satisfação em trocar o trasmission por ele ?
Yuri Barbosa
O transmission tava esperando sair pra windows faz tempo. E to chateado em saber que ele tbm tá tendo/teve esses problemas.
lucas barbieri
se o objetivo é simplesmente baixar torrents usando magnet links, a versão antiga do utorrent funciona bem sem ter muitas brechas de segurança, a meu ver (justamente por ter menos funções -- incluindo as propagandas, que foram as portas de entrada pra ramsonware nesse caso). e ainda mais quando anteriormente malwares vieram de brinde junto de atualizações (como aconteceu com o utorrent e transmission).
gubatron
FrostWire! http://frostwire.com
Márcio Passos
HJAUHAUHAUHAUAAHAHHAU eu já ia fazer um POST KKKK
Renan Rufino
valeu!!!
Itamar Gauna Ferreira
fontes ? fake ? mal pesquisado ? problema arrumado no mesmo dia... editor favor sair do face antes de postar asneiras e tirar mais tempo para ir atrás do que realmente aconteceu... (ctrl c ctrl v) - na duvida usem utorrent 2.0.4 uso soh a 7 anos e nunca recebi nenhum virus etc...
Molinex
Transmission pra baixar o novo do Metallic... Opz!!! Pra baixar varias distro Linux, é claro ;-)
Rafael
Neste site você baixa mais de 20 GB de música sem copyright: http://ocremix.org/ Remixes das melhores trilhas dos melhores jogos da sua infância, adolescência, adultescência e além. Algumas foram feitas pelos artistas originais dos jogos! Claro, dá pra baixar por torrent também.
Zanac_Compile
Sem copyright
Estevao "BraMax"
Tixati é o melhor e mais leve, não achei alternativa melhor
Keaton
Isso também afeta quem desabilitou as propagandas do uTorrent?
Anakin
Acabei de baixar esse qBittorrent e muito legal mesmo, não sei porque ainda usava o uTorrent, acho que era preguiça de pesquisar outro mesmo.
Fabricio de Oliveira Silva
Ô Tecnoblog, baixar filmes com copyright para uso próprio e sem lucro direto ou indireto não é crime no Brasil! (Artigo 144, § 4 do Código Penal Brasileiro)
Fabio Lima
Esse deluge é legal :)
Ricardo
Atualização nenhuma resolve os ransowares que já ocorreram e acredito que a matéria foi muito relevante, afinal uma empresa que JÁ colocou minerador de bitcoin em uma versão, não é confiável, não com alternativas melhores ;) Mas concordo com a parte de se manter atualizado, só destaco que é preciso escolher com cuidado o que se instala, afinal histórico também influi, tenha uma boa noite amigo.
Samuel Cesar
Assim como consegue reais, trabalhando.
Alexandro Luis Fronza
estou usando o qbitorrent
Adriano Garcez
Eu não falo para não dar problemas para o Tecnoblog, mas não é difícil achar a "tradução" do segundo (o primeiro é a tradução literal).
BornToParty
Quais são esses? Não os conheço
Gabriel Gomes Costa
Tem o Tixati também que é muito bom!
Douglas Pires
Eu uso há anos o BitComet.
Daniel Machado
Huehueheuheuhuh
CtbaBr
Também acho!
CtbaBr
O qBittorrent é muito bom, faz tempo que instalei ele no lugar BitComet, Bem mais leve e pratico!
Filipe Marcondes Domingues
Meu amigo, mantenho sempre o meu sistema atualizado, as brechas nos sistemas só acontecem com quem não atualiza,ficou claro com a explicação do garoto que ajudou a parar o ataque, https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=379047889156862&id=180311015697218 segue o link da entrevista, eu não me deixo levar por essas matérias sem desmerecer o autor, mas é a minha opinião e nunca tive problema nenhum com o utorrent...
Ricardo
Claro, porque é super tendencioso noticiar FATOS. Afinal ninguém quer saber se um programa de torrent que já tinha práticas dúbias (Mineirar bitcoins com o poder de processamento de SEU computador) agora entrega ransomware de brinde. Não sei quanto a você, mas acho que a maioria ficou satisfeita em ser informado disso e não ter de pagar x bitcoins para ter o computador de volta e a maioria dos documentos.
Zumbi Berserker
Valeu!
Tiago Lima
**OFF TOPIC** Como conseguir uma bendita bitcoin?
Zumbi Berserker
Valeu!
Alberto Prado
Vc clica com o botão direito, salva o link do Download. Vai no qBittorrent, abre a caixa dos plugins de busca. Instalar novo plugin, Link da Net, cola o link que vc copiou lá. Pronto.
Marcos Paulo Morale
Eu também, no Mac
Adriano Garcez
Tem que fazer como nos velhos tempos... o texto na verdade é um código Python, por sinal. Clique com o botão direito em cima do link, Salvar link como...
Meikson
vou procurar aqui, engraçado é que funciona normalmente no deluge, transmission e utorrent, quando usava utorrent há 1 ano
Marcio Luz Scheibel
Tixati
doorspaulo
Creio que desativar as propagandas resolva o problema não?
Baidu
Tixati
Bruno Vinicius
Pra MAC e Linux, realmente é a melhor alternativa, na minha opinião.
Camilo
Eu uso Transmission e gosto muito dele. Simples e compacto. Apesar dele já ter sido comprometido no Mac também.
Mateus Ribeiro
Eu uso o Torrex
Felipe Ventura
obrigado/desculpe
John Smith
Se for pra preocupar com "opcionais" na instalação, acho que vale mais usar uma versão antiga do uTorrent...
Deilan Nunes
to usando o bittorrent
John Smith
Eu utilizo o uTorrent 2.2.1 em sua última build. Já tentei ultilizar outros programas, mas são incrivelmente pesados em comparação com o uTorrent, infelizmente. Acho que vou dar uma nova chance ao qBittorrent e/ou Deluge. Já tentei utilizar o Torrex Pro no Windows 10, mas devido à maneira que o sistema gerencia esses pplicativos, frenquentemente ele pausa os downloads em segundo plano...
Leandro
ih rapaz.
Paulo Manso
Eu particularmente gosto bastante do FOLX 5 pra macOS.
Zumbi Berserker
Desculpa a noobice, mas como eu instalo esses plugins? Eu fui nesse link:https://github.com/qbittorrent/qBittorrent/wiki/Unofficial-search-plugins só que quando eu clico no download abre uma página só com texto.
Humberto Cruz
Webtorrent - simple e rapido!
Bruno Oliveira de Alcântara
Transmission instalado, mas foi trocado pelo Vuze e não pelo uTorrent.
Juh
Uso a versão 1.8.2, na qual só existe o download sem propagandas, e mesmo que usasse uma versão mais recente, é apenas questão de desativar as propagandas manualmente e rodar o Malwarebytes e o Avast.
Alberto Prado
Realmente, não tá acontecendo nada... O interessante é que se entra na página pelo botão "Ir para a página da descrição", ele abre certinho e vc pode fazer o download por lá. Acho que o plugin atualizado deve tá com alguma problema. Vou tenta volta para o antigo, pra vê se resolve. Testa o modo RSS. Muita gente anda usando só assim agora. Eu ainda não usei, mas dizem ser mais prático para baixa.
Vitor Freire
O ?Torrent ta infectando Macs, também?
Adriano Garcez
Comecei a usar. Vi que os plugins realmente atualizam, então vai ser uma mão na roda. Valeu pela dica! Instalei o plugin sumotorrent, consegue fazer a busca, mas não estou conseguindo fazer o download; não acontece nada quando clico. Está rolando com você?
Igor Ruckert
qBittorrent <3
Richelmy Monteiro
Uso o Transmission-QT tanto no Windows como no meu Debian. Tem integrado além dos recursos do Transmission, o Transmission-Remote, que permite eu acessar meu servidor local onde baixo os torrents 24h, o client tem uma alternativa servidor que funciona no meu Orange Pi e baixa as coisas sem interrupções, e posso controlar por um app no celular que pausa os downloads quando preciso. Na versão GTK, que vem no Ubuntu, por exemplo, precisa baixar a versão Remote pra fazer o mesmo.
Igor
Vdd, eu inclusive nem dei importância, mudei agora pq se o Tecnoblog recomendou então é verdade.
Igor
Vlw Alberto, baixei o qbit e foi bem fácil. Copiei o magnet q tava no utorrent e joguei no qbit, na checagem ele já reconheceu os arquivos e baixou a partir dali.
Filipe
Alternativa https://snape.now.sh/ que usa webtorrent
Fernando
Uso o utorrent versão de uns 2 anos no mínimo atras no meu Mac. Corre algum problema de tê-lo instalado? Nunca senti nada de anormal no computador.
ludiaz
uso no smartphone. funciona lindamente!
LekyChan
e video aulas
Alberto Prado
A maneira mais fácil é vc iniciar novamente o download no novo cliente, espera ele criar os arquivos no lugar onde vc pediu pra salvar. Fecha o cliente, apaga os arquivos criados, e cola os arquivos do outro cliente (velho) no lugar daqueles que vc apagou. Inicia o cliente novo. Normalmente ele já vai reconhecer. Mas se não, exista uma função, dependendo do cliente, que força um re-checagem do arquivo.
Igor
E como é que eu transfiro os downloads em andamento pra outros clientes? É Possível? Obrigado.
Alberto Prado
Eu acredito que a função de Verificar atualizações do plugins já corrigi isso. Então, depende do que procura, mas em geral o sumotorrent, torrentz2, demonoid, rarbg, TNT, trazem muitos resultados. Quase sempre mais de 50 seeds no mínimo. Mas como eu disse depende do que você procura. Alguns trackers estão se especializando em determinadas séries/mídias. Por isso já coloca de todos pra não ter erro.
Adriano Garcez
Nem perco meu tempo fazendo isso porque os trackers nunca duram muito tempo no mesmo endereço. A Locadora do Paulo Coelho então... nem se fala. Desses trackers, tirando o Chuta Bundas e a Locadora do Paulo Coelho, quais são os melhores? Tem algum melhor do que esses dois?
brunocabral
Ktorrent
Raph4 (Raphael Corrêa)
Caramba, Tecnoblog! Isso explodiu na internet há uns 10 dias. Achei que iam deixar passar até! Estranhei um bocado.
Chicken Little
+1 pela preguiça. Tamo junto!
Maycon Cruz
Bem, pelo que sei, trackers funcionam como um servidor intermediário, catalogando e organizando os seeds disponíveis para os arquivos.
Rookie naz
Me surpreendeu esse s.o chamado Haiku.
Alberto Prado
O tracker é essencialmente um servidor dos pequenos arquivos torrents. Um arquivo torrent contém informações do conteúdo específico que vc quer baixa (ex: Game.of.Thrones.S01E01-PT-BR.mkv) e dos servidores (trakers) que estão indexando esse arquivo torrent. Quando vc o executa em um qbittorrent, ele vai pergunta para o(s) tracker(s), quem é que tem esse arquivo em questão para compartilhar e que esteja on-line. Ele vai te passa essa informação. E o qbittorrent vai se conectar a esses pcs (seeds) e pedir que mandem um pedaço do arquivo. No caso dessa função do qbittorrent, ele faz a busca em vários trackers com o termo que vc solicitou (como se vc tivesse indo na página dele mesmo) e mostra o resultado resumidamente.
Mario Junior ?????????
Clientes open source é o que não falta. Se nego insiste em continuar usando essa poiquera, tem mais é que se lascar mesmo.
Otta101
Eu faço exatamente isso, e nunca tive nenhum problema.
Guilherme Andrade
Troquei o uTorrent pelo Transmission por um tempo, mas decidi me estabelecer no qBitTorrent, é o melhor cliente torrent disponível, na minha opinião.
Filipe Marcondes Domingues
Acho meio tendencioso essas matérias, pelo fato de usar utorrent há anos, nunca tive nenhum problemas, algo muito parecido com a matéria dizendo que ccleaner era prejudicial para o pc, na minha opinião, a melhor proteção para o pc é o próprio usuário dele, não uso antivírus, anti isso e aquilo...
Alberto Prado
Tipo, vc quer saber pra que serve os trackers? Ou sobre a função busca múltiplas do qBittorent?
Renan Rufino
Ambos :)
Renan Rufino
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, não torrent. Tava falando sobres os trackers dele
Matheus Alexandre
kkkkkkkkkkkkkkkk
Matheus Alexandre
Uso o Transmission no meu Lubuntu
Alberto Prado
As vezes ele não consegue abrir a porta no seu roteador. Acione a função UPnP. Ou talvez sua operadora possa estar bloqueando a porta torrent ou o protocolo mesmo. No programa torrente marque a opção "Usar porta aleatória a cada inicialização" e Usar redirecionamento de porta UPnP. E a opção Preferir encriptação em Modo de encriptação tb pode ajudar. Testa ela. Eu nunca usei o Torrex Pro, oq eu disse é algo +- padrão dos clientes torrents. Então vc vai quer que descobrir onde que vc faz isso aí no seu.
C. Herrera
"e usar outro programa para baixar… distribuições do Linux, ou músicas e filmes sem copyright." Que sutileza, Felipe, que sutileza!
Exibir mais comentários