Início » Aplicativos e Software » Os melhores programas para baixar torrent

Os melhores programas para baixar torrent

Desinstale o uTorrent do seu computador e mude para uma destas alternativas

Felipe Ventura Por
TB Responde

O uTorrent é o cliente de BitTorrent mais popular do mundo, mas tem um histórico meio conturbado: há alguns anos, ele começou a instalar mineradores de criptomoeda; e, recentemente, surgiram relatos de que os anúncios do programa vêm com malware. É hora de substituí-lo no seu computador; confira aqui algumas alternativas.

Este mês, relatos no Reddit e em fóruns diziam que o uTorrent tentava rodar um anúncio baseado em Flash que tentava infectar computadores. O mesmo acontecia com o cliente oficial do BitTorrent (que é basicamente o uTorrent com outro ícone).

Trata-se do Meadgive, que instala ransomware no computador. Segundo a Microsoft, “intrusos que usam o Meadgive tipicamente injetam um script malicioso em sites comprometidos… ele costuma usar o exploit para uma vulnerabilidade do Adobe Flash”.

O uTorrent respondeu no fórum oficial explicando o que aconteceu, e dizendo que o problema foi resolvido:

Conforme relatado aqui, ocorreu um problema de segurança em que, quando um determinado anúncio era exibido, ele era capaz de transmitir um arquivo chamado meadgive. O Windows Defender e outros produtos de segurança detectavam isso e o bloqueavam, muitas vezes repetidamente.

Nós desativamos todos os anúncios deste tipo para conter o problema enquanto rastreávamos a origem. A fonte era um parceiro de anúncios que foi comprometido. Depois de obter confirmação positiva e notificação de que isso foi corrigido, nós testamos e verificamos a correção antes de restaurar tudo ao normal.

Mas, se você ainda for usuário do uTorrent, este é o momento ideal para se livrar dele e usar outro programa para baixar… distribuições do Linux, ou músicas e filmes sem copyright.

As alternativas têm funcionalidades equivalentes, são desenvolvidas em código aberto, não trazem crapware e não têm anúncios. Vamos a elas:

qBittorrent

O qBittorrent se descreve como uma “alternativa de código aberto ao uTorrent”. A interface é simples e intuitiva, disponível em setenta idiomas — incluindo português brasileiro — e o programa traz diversos recursos avançados.

Você pode priorizar torrents na lista, agendá-los para determinados horários, fazer downloads sequenciais (baixar um torrent por vez) e ajustar a largura de banda. Há suporte a links Magnet, feeds RSS, DHT/PEX/LSD, torrents privados e mais.

Você pode baixar o qBittorrent neste link para Windows, macOS, Linux, FreeBSD, OS/2 e Haiku (!).

Deluge

O Deluge também é um cliente BitTorrent multiplataforma de código aberto. Sua abordagem, no entanto, é baseada em plug-ins.

O programa é inicialmente bem básico, trazendo apenas controle de downloads, mas você pode ir adicionando recursos à medida que forem necessários. Por exemplo, há plugins para:

  • baixar torrents em ordem alfabética;
  • desligar o computador quando os downloads acabarem;
  • remover automaticamente os torrents inativos;
  • mover arquivos baixados para outra pasta;
  • fazer streaming de vídeos e áudios que ainda não terminaram de baixar;
  • configurar RSS para baixar séries.

A lista completa de plug-ins está aqui. O Deluge está disponível neste link para Windows, macOS e Linux.

Transmission

O Transmission tem uma interface ainda mais simples, lembrando a lista de downloads de um navegador web, e promete usar menos recursos do seu computador. Você pode clicar duas vezes em um torrent para ver mais informações, escolher os arquivos que deseja baixar e ajustar outras opções.

O programa vem por padrão em diversas distribuições do Linux, como Ubuntu e Fedora; e é bastante popular no macOS. Ele também está disponível em prévia para Windows. Você pode baixar o Transmission aqui.

Vale fazer uma ressalva aqui: no ano passado, o site do Transmission teve alguns problemas sérios de segurança. Em março de 2016, seus servidores foram comprometidos e a versão para Mac foi brevemente distribuída com ransomware. Em agosto, aconteceu de novo: os servidores foram comprometidos e distribuíram o programa para Mac com outro tipo de malware. Portanto, fique atento ao baixá-lo.

Qual alternativa ao uTorrent você está usando?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Constantine

Olosco véi e eu aqui vacilando usando o Utorrent e Deluge cara o Qbittorrent tipo triplicou a velocidade do download de 12 horas nos outros caiu pra 8 agora se é loko bom demais valeu pessoal do tecnoblog vim aqui no lugar certo !

American Eagle

Se pudéssemos voltar pra 2009... Eu venderia até a própria mãe pra comprar bitcão. KKKKKKKKK

Christopher ✓

qBitorrent é realmente muito bom e estável. Fora que nao pesa nada no PC.

Chris de Lucas
qBitorrent é realmente muito bom e estável. Fora que nao pesa nada no PC.
João Vianna
Sem ter conhecidas, porque quem está acostumado ao mundo da tecnologia, sabe muito bem, que algo pode está lá por anos e ser descoberto ou revelado muito depois e quanto mais desatualizado pior, até mesmo para correção de um problema.
marcgtsr
eu ainda uso o 1.8.5 nao tem pq mudar, é só usar o velho...
MaxRicardi
vou testar agora
Evandog
O problema do qBittorrent é que quando vocë quer baixar um único arquivo que vem em um pacote (pack), as vezes ele baixa o pacote inteiro em uma pasta oculta chamada .unwanted enchendo o HD e gastando banda a toa. Certa vez apareceu a mensagem do Windows de HD cheio e depois de muito tempo descobri que o vilão era o qB.
Di Almeida
Não. Aqui a velocidade não mudou.
Adriano Garcez
É o famoso "trocar seis por meia dúzia".
Adriano Garcez
Não, aqui é comum baixar no máximo da conexão. Deve ser algum problema na sua rede ou necessidade de configuração de portas; apesar de não ter precisado configurar nada, cada caso é um caso.
Ricardo Valim Ferreira
A diferença de download dele com o utorrent é tão grande assim msm? de´pois que instalei ele nunca consegui chegar a velocidade de download que consegui no utorrent
Luan Henrique Ferreira
Prefiro usar as versões bem antigas do utorrent e desativar atualizações: estou na versão 2.2.1 e até onde sei estou sem nenhum problema e está rodando levando quase nada de recursos do PC.
robsonc
O próprio tecnoblog já fez matéria sobre o kickass https://tecnoblog.net/173673/kickass-torrents-banido/ . Não vai ser citando um nome no comentário que vai trazer problema pra eles.
robsonc
? Eles só usam pra baixar distribuição de Linux, como toda pessoa de bem.
Exibir mais comentários