Os melhores programas para baixar torrent

Conheça alguns programas que permitem fazer o download desses arquivos e saiba mais sobre essa tecnologia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
O que é torrent - Imagem - símbolo pirata
Torrent é usado com frequência para baixar diversos arquivos (Imagem: Mateusz Dach/ Pexels)

Precisa baixar um arquivo via torrent, mas têm dúvida sobre qual programa usar? Existem diversos softwares na web que fazem essa conexão P2P e permitem ao usuário receber e enviar arquivos com maior facilidade. A seguir, veja quais os programas compatíveis com Windows, Mac e Linux mais usados pela comunidade.

1. µTorrent

Um dos programas mais famosos do mercado é o µTorrent. Disponível para Windows, macOS e Linux, é possível usar o software fazendo a instalação ou via web. Seu funcionamento é bem básico e convencional, sendo possível adicionar e enviar links, além de abrir arquivos magnet com facilidade e de forma intuitiva.

O programa também está disponível em versões pagas que oferecem recursos extras. Porém, a licença gratuita é suficiente para quem busca o básico e pode ser baixada no site oficial do software.

uTorrent é um dos programas para baixar torrent mais utilizados
µTorrent (Imagem: Reprodução)

2. BitTorrent

Da mesma empresa desenvolvedora do µTorrent, o BitTorrent também é um programa bastante usado por usuários em todo o mundo. Esse software está disponível gratuitamente e possui interface semelhante a outros programas com essa mesma finalidade, permitindo baixar torrents sem tanta burocracia.

Assim como o software citado anteriormente, versões pagas também estão disponíveis aos usuários. Porém, a licença gratuita promete dar conta do recado. O BitTorrent funciona em Windows, macOS e Linux.

BitTorrent é outro programa capaz de baixar torrent
BitTorrent (Imagem: Reprodução)

3. Deluge

O Deluge é outro programa de código aberto que permite baixar torrent. Sua abordagem, no entanto, é baseada em plugins.

O programa é inicialmente bem básico, trazendo apenas controle de downloads, mas você pode ir adicionando recursos à medida que forem necessários. Por exemplo, há plugins para:

  • Baixar torrents em ordem alfabética;
  • Desligar o computador quando os downloads acabarem;
  • Remover automaticamente os torrents inativos;
  • Mover arquivos baixados para outra pasta;
  • Fazer streaming de vídeos e áudios que ainda não terminaram de baixar;
  • Configurar RSS para baixar séries.

A lista completa de plugins pode ser encontrada no site oficial do programa, que também está disponível para Windows, macOS e Linux.

Deluge (Imagem: Reprodução)

4. Transmission

O Transmission tem uma interface ainda mais simples, lembrando a lista de downloads de um navegador web, e promete usar menos recursos do seu computador. Você pode clicar duas vezes em um torrent para ver mais informações, escolher os arquivos que deseja baixar e ajustar outras opções.

O programa vem, por padrão, em diversas distribuições do Linux, como Ubuntu e Fedora; e é bastante popular no macOS. Ele também está disponível em prévia para Windows.

Entretanto, vale a ressalva: o site do Transmission já teve alguns problemas sérios de segurança. Em março de 2016, seus servidores foram comprometidos e a versão para Mac foi brevemente distribuída com ransomware. Em agosto, aconteceu de novo: os servidores foram comprometidos e distribuíram o programa para Mac com outro tipo de malware. Portanto, fique atento ao baixá-lo.

Transmission (Imagem: Reprodução)

Como baixar torrent pelo celular

Além de disponíveis no computador, os torrents também podem ser baixados pelo celular. Se você possui dispositivo Android, é possível fazer o download de algumas das ferramentas citadas acima. Porém, usuários de iPhone e iPad precisam usar o Seedr para baixar.

Em vez de baixar os arquivos para o celular, eles ficam salvos em um armazenamento remoto, assim como o Dropbox, Google Drive e outros mais.

Também não é preciso instalar nenhum app ou fazer jailbreak para usar o Seedr no iPhone. A plataforma depende apenas de um navegador.

Usar torrent é ilegal?

Na teoria, não. O torrent usa tecnologia P2P entre todos os usuários do protocolo com o intuito de distribuir arquivos entre todos os usuários da rede. Essa tecnologia é permitida e não há nada de ilegal em usar. Porém, quando pensamos em baixar um arquivo via torrent, muitas das vezes está relacionado à pirataria, seja de filmes, séries ou jogos.

No Brasil, de acordo com o Artigo 184 do Código Penal, a violação de direitos autorais é crime, e pode resultar em penas de três meses a um ano de prisão, ou multa, para quem baixa ou distribui conteúdos protegidos sem lucro envolvido.

Posso ser multado por baixar torrent?

Usuários brasileiros relataram nas redes sociais o recebimento de multas após baixar conteúdos piratas via torrent. Nas mensagens, há um alerta de que, caso não seja identificado o pagamento até a data de vencimento estipulada, notificante deverá entrar na Justiça contra os usuários.

Entretanto, especialistas consultados pelo Tecnoblog afirmam não haver fundamento jurídico para que as multas sejam aplicadas, e que o principal objetivo dos estúdios é a intimidação. Dessa forma, as produtoras esperam reduzir o número de arquivos piratas disponíveis na web.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Torrent na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados