Início » Computador » Novos SSDs da Western Digital têm mais capacidade e velocidade

Novos SSDs da Western Digital têm mais capacidade e velocidade

Emerson Alecrim Por

Ainda não dá para afirmar que os SSDs com 3D NAND vão dominar o mercado, mas a Western Digital está fazendo a sua parte: nesta terça-feira (30), a companhia anunciou as primeiras unidades baseadas em memórias 3D NAND de 64 camadas. É a aquisição da SanDisk mostrando resultado.

WD Blue 3D NAND

As novas unidades pertencem às linhas WD Blue 3D NAND e SanDisk Ultra 3D. Ambas começam com versões de 250 GB e 2,5 polegadas, têm os mesmos controladores e usam interface SATA III. As velocidades de leitura e gravação sequenciais são de 550 MB/s (megabytes por segundo) e 525 MB/s, respectivamente.

Ambas as linhas também terão versões com 500 GB, 1 TB e 2 TB de capacidade. Números tão altos são possíveis graças à tecnologia 3D NAND (do tipo TLC). Com ela, cada chip de memória armazena várias camadas de células de armazenamento. Muitos dos SSDs atuais possuem 32 camadas de células. A Western Digital é a primeira fabricante a apostar em 64 camadas.

Via regra, unidades com mais capacidade de armazenamento também são mais rápidas. É o caso aqui, embora as diferenças sejam ínfimas na comparação com os SSDs de 250 GB: os modelos de 500 GB, 1 TB e 2 TB têm taxa de 560 MB/s na leitura sequencial e 530 MB/s na escrita.

SanDisk 3D Ultra

Segundo a Western Digital, as novas unidades serão lançadas globalmente a partir do terceiro trimestre. Nos Estados Unidos, as versões de 250 GB custarão US$ 100, aproximadamente. A companhia ainda não informou os preços sugeridos das unidades com mais capacidade, no entanto.

Chama atenção a estratégia da Western Digital de lançar produtos quase idênticos na divisão da SanDisk. Quase porque a linha da WD também terá versões com M.2 2280, coisa que não ocorrerá com a SanDisk. A empresa explicou a decisão dizendo que cada uma dessas marcas possui bases próprias de clientes e canais de distribuição, assim, é conveniente atendê-las separadamente.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliezer
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787585879-hd-ssd-sandisk-plus-g26-240g-520mbs-sata-323x-mais-rapido-_JM Vale a Pena??
Eduardo
É dífícil ter problema com SSD mas claro que é sempre bom fazer backup de dados importantes que fiquem num RAID0
Jader Aquino
Só lembrando, RAID 0, significa risco X o número de hds, se um quebrar, perde-se tudo. 2 hd´s tem 2x mais change de da problema do que 1hd ... e por ai vai.
Caio
Exato! Comprei um do próprio bolso pra colocar no meu note do trampo...
Molinex
Fiquei excitado só de ver... SSD é vida...
Macgyver Freitas
Um de 240gb já dá conta, é só colocar junto um HD pra arquivos
Eduardo
Eu fiz Raid0 com dois SSDs, é algo simplesmente fora do comum. Cheguei a ficar um tempo usando num Celeron e a utilização era muito boa. Aí vou pro trabalho que tem um HD convencional e i5, chega a dar agonia rs
Eduardo Rodrigues
Uso um WD Green 130GB pra boot e programas e supera na prática os Kingston simples V300. Para HDD então, ganha disparado, mesmo se comparado aos de 10k rpms como os Velociraptors e os híbridos. Usando há 1 ano, sem perdas de velocidade ou dados. Simplesmente o SSD está cumprindo a velocidade de leitura e escrita proMENTIDA pelos fabricantes. Melhor, só os sdd m.2, pcie e sata express.
tuneman
acho que lembro...nesse video antigo era rodando windows Vista? aquilo era absudo já na época.
tuneman
antigamente já ocorria esse efeito..., tipo assim. lembra de gente que falava que formatar muito o PC deixava ele lento? baboseira! o negócio é que a gente passava a usar maquinas novas, com melhores processadores e memorias. Quando voltavamos a usar as antigas tinhamos a impressão que elas eram lentas. heheheh
brunocabral
Pra jogos pesados SSD, pros leves, HD com 7200 RPM (Notebook).
Roberto Paes
exatamente...HD é um gargalo !
Trovalds
Na prática os SSDs de uma forma geral atingiram o limite da velocidade máxima na interface SATA. Tem algumas pequenas diferenças de escrita que só aparecem na prática em benchmarks. O que você pode fazer pra aumentar mais a velocidade é colocar 2 ou mais SSDs em RAID 0. As velocidades são somadas a cada SSD que você coloca no conjunto. Exemplo: se um SSD atinge 500MB/s, coloca 2 e você tem 1000MB/s e assim sucessivamente. O limite é o seu bolso e o número de portas SATA que seu computador tem. Tem um vídeo (antigo) que o cara coloca 24 SSDs em RAID 0 pra testar a velocidade. O negócio fica tão absurdo que, salvo engano, a máquina com windows demorava menos de 9 segundos entre ligar e estar pronta pra usar.
Eliézer José Lonczynski
Eu só queria poder comprar um de 500 GB ;(
Vinícius Araújo
Em pen drives e cartões de memória eu acho difícil matarem, afinal a marca é praticamente onipresente. Mas nos SSDs, acho que vão ficar lançando os produtos nas duas marcas e aos poucos fazer a migração, diminuindo a disponibilidade dos SSD's SanDisk e aumentando a presença dos WD.
Wellington Gabriel de Borba
Eu só queria que o preço dos atuais caísse.
Wellington Gabriel de Borba
Acho que pra memória removível não, até mesmo porque ninguém conhece um microSD ou um pen drive da WD.
Meikson
No dia a dia de abrir programas e carregar o sistema, duvido muito que haja diferença.
Leandro
opa rapaz.
Rodrigo Fogagnolo
Alguma diferença desses em relação ao Samsung 850 Evo?
Rod
Ótima notícia
Mute
Meu pc em casa to com um ssd de 480 e outro de 120 para sistema/jogos, e os dados mantenho em um hd de 1 tb, hd para sistema e jogos nunca mais tb.
Alberto Prado
Só espero que a WD não mate a marca SanDisk no futuro.
emersonalecrim
Pois é. Eu costumo dizer que SSD é um caminho sem volta.
Guilherme Macêdo da Cruz
Realmente.. Eu coloquei um SSD da AMD de 500GB num notebook e ontem precisei usar o notebook da minha esposa .. Mds.. A diferença é muito absurda..
F. S.
SanDisk SSD no meu norebook e desde então tomei horror ao perceber o quanto o HD gargala o desempenho geral. HD só para armazenamento externo como backups e nada mais.