Início » Celular » 12 dicas para economizar bateria no iPhone e iPad

12 dicas para economizar bateria no iPhone e iPad

iOS 11 consumindo muito? Existem várias alternativas além de ativar o modo de economia de energia

Por
2 anos atrás

Celular fino tem suas desvantagens. O iPhone, apesar de muito bem acabado, não tem uma boa reputação quanto à duração da bateria – pelo menos os modelos não Plus. Ainda assim, o iOS oferece ótimas alternativas para economizar a energia do seu iPhone (ou iPad) para quando você precisar.

Essas dicas são principalmente úteis se você já atualizou para o iOS 11, que está consumindo bastante bateria. Veja nove dicas abaixo:

1. Ative o Modo de Pouca Energia

Pode parecer óbvio, mas esse recurso é novo no iOS. Disponível a partir da versão 9, ele se chama Modo de Pouca Energia e faz com que o iPhone, bem, economize energia. Ele está disponível em Ajustes > Bateria.

Esse modo reduz o próprio consumo de energia do aparelho, como o brilho da tela, animações do sistema, reduz a verificação periódica de e-mails, função “E aí Siri”, atualizações em segundo plano e as transferências automáticas da App Store. Fique atento para os aplicativos que você mais usa para não perder nenhuma novidade.

2. Ative a porcentagem da bateria

Ah, e claro: outro modo eficiente de economizar bateria é pelo psicológico. Quando você ativa a porcentagem da bateria, consegue ver exatamente quanto está faltando para a energia do seu iPhone acabar. Instruções no post.

3. Diminua o brilho e desative o brilho automático

Uma das coisas que mais gasta bateria em qualquer eletrônico é a tela. E, com isso, a luminosidade que ela gera. Se você não precisa de uma tela tão brilhante, diminua o brilho do seu iPhone para economizar bateria. Ah, e é bom desativar o brilho automático também: ao checar periodicamente as condições de luz para ajustar o brilho, o iPhone também gasta bateria.

Para entrar nessas configurações, vá em Ajustes > Tela e Brilho.

4. Ative o bloqueio automático da tela

Também em Tela e Brilho, confira a opção de Bloqueio Automático para ver em quanto tempo a tela do iPhone está desligando sozinha. Se você não vai usar mais o celular ou ele vai ficar ocioso por um tempo, desligue a tela para economizar bateria.

5. Desligue algumas configurações que gastam bateria

Algumas configurações do seu iPhone são atualizadas em segundo plano, mesmo que você não esteja usando. Como exemplo, o Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, que ficam constantemente procurando por conexões ou dispositivos, e até mesmo o 4G/3G, a conexão móvel.

Desative essas conexões puxando a Central de Controle para cima, no caso dos três primeiros, ou, no caso dos dados móveis, indo em Ajustes > Celular (ícone de antena) e desative Dados Celulares. No iOS 11, já dá para desativar os dados celulares direto na Central de Controle, também no ícone de antena.

6. Desligue as animações

Sabe quando tem uma animação quando você abre uma pasta ou desbloqueia o celular? Essas transições que são mostradas entre as mudanças de tela ou o efeito de paralaxe dos ícones também gastam bateria. Para desativá-las, entre em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento e ative a opção de mesmo nome.

6. Quando puder, ative o modo avião

Ainda na Central de Controle, existe a opção do modo avião, que desativa, ao mesmo tempo, serviços de voz e dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth. Quando a bateria estiver bem baixa e você não precisar usar o celular no momento, aconselho ativar essa opção junto com o Modo de Pouca Energia para aguentar até o limite da sua bateria.

7. Veja quais aplicativos estão gastando mais

Uma boa opção também pode ser conferir quais são os aplicativos mais gastões, caso você possa evitar usá-los ou até mesmo removê-los do iPhone. Para checar, entre em Ajustes > Bateria e veja os aplicativos que aparecem em Uso da bateria. Há a opção de ver o uso pelas últimas 24 horas ou pelos últimos 7 dias, para uma análise mais precisa.

8. Limite a atualização em 2º plano

De acordo com os apps que gastam mais bateria, você pode limitar a atualização em segundo plano para cada um. Para fazer isso, entre em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative para os apps que você não precisa de notificações ou novidades a cada momento. Isso trará certa melhora na duração da sua bateria.

Também tem como limitar a atualização em 2º plano apenas para Wi-Fi clicando na seta ao lado de Ativo se o seu plano de dados estiver acabando rapidamente; ou desativá-la completamente. Mas cuidado: vale a pena limitar todos os aplicativos de rodarem em segundo plano para ganhar mais autonomia da bateria?

9. Desative a localização para alguns aplicativos

Outra dica para cortar os aplicativos que estão usando muito do seu celular é desativar o acesso à sua localização para aplicativos específicos. Para fazer isso, entre em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização e confira os aplicativos que você deixa usar a sua localização.

Existem três opções: Sempre, Durante Uso e Nunca. A primeira, como o nome indica, deixa com que o aplicativo pegue a sua localização sempre que você quiser. A segunda, apenas enquanto você está usando o aplicativo e, a última, nunca. Também é uma boa ideia desativar os Serviços de Localização temporariamente para reduzir o uso de GPS e economizar bateria.

10. Desative o “Elevar para Despertar”

Ainda no passeio pelos Ajustes, entre em Tela e Brilho e desative o Elevar para Despertar, se houver no seu iPhone. Ele faz com que a tela acenda quando você levanta o celular na altura do peito. É uma adição legal para ver rapidamente as notificações, mas se a sua bateria estiver muito ruim experimente desativá-lo.

11. Remova alguns widgets

Os widgets podem ser acessados deslizando o dedo da esquerda para a direita a partir da barra de notificações, da tela de bloqueio ou da tela de início. Para puxar e gerar cada informação que você vê por lá, o iOS gasta um pouco de bateria. Considere remover alguns que você não usa rolando até o final e clicando em Editar, como mostra a imagem acima.

12. Evite temperaturas extremas

Por fim: temperaturas extremas estressam a sua bateria e impedem que ela funcione de uma maneira mais eficiente. A temperatura ótima para o iPhone ou iPad fica entre 0 ºC e 35 ºC, então, se puder, fique dentro desse intervalo.

Mais sobre: ,