12 dicas para economizar bateria no iPhone e iPad

Bateria do iPhone está indo embora muito rápido? Existem várias alternativas além de ativar o modo de economia de energia

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Bateria do iPhone (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)
Bateria do iPhone (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)

A bateria do seu celular está acabando muito rápido? O iOS oferece ótimas alternativas para economizar a energia do seu iPhone (ou iPad) para quando você precisar. Na lista abaixo, você verá nove dicas para fazer com que a bateria do seu smartphone dure mais.

1. Ative o Modo de Pouca Energia

Pode parecer óbvio, mas esse recurso é bem eficiente. Ele se chama Modo de Pouca Energia e faz com que o iPhone, bem, economize energia. Está disponível em Ajustes > Bateria.

Esse modo reduz o próprio consumo de energia do aparelho, como o brilho da tela, animações do sistema, reduz a verificação periódica de e-mails, função “E aí Siri”, atualizações em segundo plano e as transferências automáticas da App Store. Fique atento para os aplicativos que você mais usa para não perder nenhuma novidade.

2. Ative a porcentagem da bateria

Ah, e claro: outro modo eficiente de economizar bateria é pelo psicológico. Quando você ativa a porcentagem da bateria, consegue ver exatamente quanto está faltando para a energia do seu iPhone acabar. Instruções no post.

3. Diminua o brilho e desative o brilho automático

Uma das coisas que mais gasta bateria em qualquer eletrônico é a tela. E, com isso, a luminosidade que ela gera. Se você não precisa de uma tela tão brilhante, diminua o brilho do seu iPhone para economizar bateria. Ah, e é bom desativar o brilho automático também: ao checar periodicamente as condições de luz para ajustar o brilho, o iPhone também gasta bateria.

Para entrar nessas configurações, vá em Ajustes > Tela e Brilho.

4. Ative o bloqueio automático da tela

Também em Tela e Brilho, confira a opção de Bloqueio Automático para ver em quanto tempo a tela do iPhone está desligando sozinha. Se você não vai usar mais o celular ou ele vai ficar ocioso por um tempo, desligue a tela para economizar bateria.

5. Desligue algumas configurações que gastam bateria

Algumas configurações do seu iPhone são atualizadas em segundo plano, mesmo que você não esteja usando. Como exemplo, o Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, que ficam constantemente procurando por conexões ou dispositivos, e até mesmo o 4G/3G, a conexão móvel.

Desative essas conexões puxando a Central de Controle para cima, no caso dos três primeiros, ou, no caso dos dados móveis, indo em Ajustes > Celular (ícone de antena) e desative Dados Celulares. Você também pode desativar os dados celulares direto na Central de Controle, também no ícone de antena.

6. Desligue as animações

Sabe aquela animação quando você abre uma pasta ou desbloqueia o celular? Essas transições que são mostradas entre as mudanças de tela ou o efeito de paralaxe dos ícones também gastam bateria. Para desativá-las, entre em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento e ative a opção de mesmo nome.

6. Quando puder, ative o modo avião

Ainda na Central de Controle, existe a opção do modo avião, que desativa, ao mesmo tempo, serviços de voz e dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth. Quando a bateria estiver bem baixa e você não precisar usar o celular no momento, aconselho ativar essa opção junto com o Modo de Pouca Energia para aguentar até o limite da sua bateria.

7. Veja quais aplicativos estão gastando mais

Uma boa opção também pode ser conferir quais são os aplicativos mais gastões, caso você possa evitar usá-los ou até mesmo removê-los do iPhone. Para checar, entre em Ajustes > Bateria e veja os aplicativos que aparecem em Uso da bateria. Há a opção de ver o uso pelas últimas 24 horas ou pelos últimos 7 dias, para uma análise mais precisa.

iOS 14 permite ocultar páginas de aplicativos (Imagem: Przemyslaw Marczynski/Unsplash)
Aplicativos do iOS (Imagem: Przemyslaw Marczynski/Unsplash)

8. Limite a atualização em 2º plano

De acordo com os apps que gastam mais bateria, você pode limitar a atualização em segundo plano para cada um. Para fazer isso, entre em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative para os apps que você não precisa de notificações ou novidades a cada momento. Isso trará certa melhora na duração da sua bateria.

Também tem como limitar a atualização em 2º plano apenas para Wi-Fi clicando na seta ao lado de Ativo se o seu plano de dados estiver acabando rapidamente; ou desativá-la completamente. Mas cuidado: vale a pena limitar todos os aplicativos de rodarem em segundo plano para ganhar mais autonomia da bateria?

9. Desative a localização para alguns aplicativos

Outra dica para cortar os aplicativos que estão usando muito do seu celular é desativar o acesso à sua localização para aplicativos específicos. Para fazer isso, entre em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização e confira os aplicativos que você deixa usar a sua localização.

Existem três opções: Sempre, Durante Uso e Nunca. A primeira, como o nome indica, deixa com que o aplicativo pegue a sua localização sempre que você quiser. A segunda, apenas enquanto você está usando o aplicativo e, a última, nunca. Também é uma boa ideia desativar os Serviços de Localização temporariamente para reduzir o uso de GPS e economizar bateria.

10. Desative o “Elevar para Despertar”

Ainda no passeio pelos Ajustes, entre em Tela e Brilho e desative o Elevar para Despertar, se houver no seu iPhone. Ele faz com que a tela acenda quando você levanta o celular na altura do peito. É uma adição legal para ver rapidamente as notificações, mas se a sua bateria estiver muito ruim experimente desativá-lo.

11. Remova alguns widgets

Os widgets podem ser acessados deslizando o dedo da esquerda para a direita a partir da barra de notificações, da tela de bloqueio ou da tela de início. Para puxar e gerar cada informação que você vê por lá, o iOS gasta um pouco de bateria. Considere remover alguns que você não usa rolando até o final e clicando em Editar, como mostra a imagem acima.

12. Evite temperaturas extremas

Por fim: temperaturas extremas estressam a sua bateria e impedem que ela funcione de uma maneira mais eficiente. A temperatura ótima para o iPhone ou iPad fica entre 0 ºC e 35 ºC, então, se puder, fique dentro desse intervalo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados