Como atualizar IP dinâmico na OpenDNS

Software gratuito da OpenDNS mantém seu IP sempre atualizado.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 meses

Sou grande fã da OpenDNS. A empresa é pioneira em oferecer resolução de DNS eficiente, com muitos recursos que podem ser úteis, principalmente para pais e mães de família (bloqueio de sites contendo pornografia, por exemplo).

O problema é que no Brasil é pouco comum que provedores de banda larga ofereçam IPs fixos para clientes residenciais.  Dessa maneira, fica difícil manter a rede (network) com bloqueio de sites na OpenDNS sempre atualizada. Felizmente os criadores do serviço têm uma forma mais fácil de manter o IP dinâmico sempre atualizado. Trata-se do OpenDNS Updater.

O aplicativo faz o envio automático do IP dinâmico de tempos em tempos, garantindo que essa informação esteja sempre atualizada no banco de dados da OpenDNS.

Download

O OpenDNS Updater tem versões para Windows e para Mac OS.

Instalação

É muito fácil instalar o OpenDNS Updater. Basta carregar o instalador do programa (nos links acima) e pressionar Install ou Next algumas vezes. Ao fim da instalação, marque a caixa de seleção Start OpenDNS Updater para que o programa seja iniciado imediatamente.

Uso

Antes de usar o OpenDNS Updater, é preciso já ter a sua conexão configurada para utilizar o DNS da OpenDNS. Se você ainda não fez isso, dê uma olhada no tutorial de instalação da OpenDNS escrito por mim. Feito isso, a primeira coisa que o programa vai pedir é seu nome de usuário e senha, para autenticação no sistema.

Em seguida, o programa já vai começar a enviar atualizações constantes do IP designado para sua rede pelo provedor de acesso. Sua tela de informações é como a que você vê abaixo, com dados sobre a conta da OpenDNS à qual está conectada, a rede cujas configurações e sites bloqueados está em uso, o endereço de IP da sua rede e se de fato está usando o DNS da OpenDNS.

O OpenDNS Updater vai rodar sempre na área de notificação do Windows (próximo do relógio). Clicando duas vezes no ícone, você consegue abrir a tela acima. Para acessar as configurações do Updater, basta clicar em Settings no canto inferior direito da janela. No entanto, há poucas opções de configuração.

Receba mais sobre OpenDNS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados