Google Assistente começa a funcionar em português

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 meses
Google Assistente. Imagem: Tecnoblog

O Google anunciou há duas semanas que seu assistente pessoal começaria a funcionar em português do Brasil nos próximos meses. Mas os testes já estão sendo feitos: uma parcela dos usuários passou a ver a tela do Google Assistente, não do Now on Tap, ao segurar o botão de início em seus smartphones.

O Google Assistente já entendia o nosso idioma dentro do aplicativo de mensagens Allo, mas a versão mais integrada ao Android estava disponível somente em inglês. Agora, é possível acessá-lo pressionando o botão de início por dois segundos, ou por meio do comando “Ok Google”. As interações podem ser feitas tanto por voz quanto por texto.

Diferente do Google Now, o Google Assistente é mais do que uma tela para obter informações rápidas ou buscar no Google. Você pode consultar notícias, restaurantes próximos e pontos turísticos, além de fazer perguntas como “onde você mora?” ou “para qual time você torce?” — é um assistente com “personalidade”, uma abordagem mais parecida com a da Siri.

O recurso ainda não está disponível para todos os usuários. Nos meus testes, foi possível ativar o Google Assistente no nosso idioma no Galaxy S7 Edge e Galaxy S8, mas não no Zenfone 3 Zoom, por exemplo. A novidade começou a aparecer para um grupo de usuários na semana passada.

Procurado pelo Tecnoblog, o Google confirmou que o Assistente está chegando ao Brasil e que “já começou os testes com uma pequena parcela dos usuários brasileiros”. Ele estará disponível “em breve” para os smartphones com Android Marshmallow e Nougat, segundo a empresa. Você já recebeu?

Receba mais sobre Google Assistente na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados