Início » Negócios » Lenovo volta a usar marca da Motorola no Brasil

Lenovo volta a usar marca da Motorola no Brasil

Paulo Higa Por

Junto com o lançamento do Moto Z2 Play, a Lenovo anunciou nesta quinta-feira (1º) que está voltando a usar a marca da Motorola no mercado brasileiro. O nome icônico ficou escondido nos últimos meses, quando a fabricante chinesa passou a adotar a marca Moto by Lenovo.

A estratégia é global. Em março, a Lenovo afirmou que a marca da Motorola seria adotada gradativamente em todo o mundo, até mesmo na China, mas o prazo para a migração dependeria da força do nome em cada país. O Brasil foi citado explicitamente como um dos mercados onde a marca ainda era bastante reconhecida.

No Brasil, a marca Motorola deixou de ser utilizada no começo de 2016, dois anos depois da fabricante de celulares ser vendida pelo Google por US$ 2,91 bilhões. Desde então, a Lenovo vinha se concentrando nas linhas Moto e Vibe. O símbolo M estilizado, também conhecido como batwing, nunca foi deixado de lado, mas o termo “Motorola” foi removido de todos os materiais promocionais e comunicados de imprensa.

O timing é curioso: além da Motorola, outras marcas tradicionais de celulares estão ressuscitando no mercado, notavelmente a BlackBerry (por meio da chinesa TCL, também responsável pela Alcatel) e a Nokia (comandada pela finlandesa HMD Global). Fato é que, na prática, a marca Motorola nunca deixou de existir para o público médio — o que só mostra o quão errado era a estratégia inicial da Lenovo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danilo Schreiner
Exatamente o que eu disse, essa transição não ocorreu. Mas aos poucos isso estava começando a mudar com a ausência da "marca" motorola.
Hellen Pereira
Bem legal a iniciativa de deixar o nome da Motorola nos smartphones gostei, tenho um motog5plus e gosto muito da marca????
Arthur V.*
Mas a marca Lenovo nunca foi protagonista nos aparelhos Motorola. O máximo que aconteceu foi a marca Lenovo aparecer no canto dos anúncios e o slogan da Lenovo, "Different is better", também ser usado pela Motorola.
Danilo Schreiner
Sinceramente, isso não muda absolutamente nada em relação às vendas atuais. Todo mundo ainda chama Moto G4 de Motorola, ou seja a marca ainda não havia saído da cabeça das pessoas, mas gradualmente estavam começando a se referir como lenovo. Esta estratégia evitará que isso ganhe proporção.
johndoe1981

Falta trazer a política de preços da Motorola também. 2013 e 2014 foi a época de ouro da Motorola, bons tempos da linha enxuta de Motos G e X com ótimas especificações por bons preços. Depois que a Lenovo sai da mão da Google, nunca mais foi a mesma coisa.

Cássio Amaral
Falta trazer a política de preços da Motorola também. 2013 e 2014 foi a época de ouro da Motorola, bons tempos da linha enxuta de Motos G e X com ótimas especificações por bons preços. Depois que a Lenovo sai da mão da Google, nunca mais foi a mesma coisa.
Carlin
A Lenovo não tem muito espaço e nem demanda no mercado mobile brasileiro, a Lenovo esperava que fazendo uso do "Moto by Lenovo" isso muda-se e desse um gás pra marca nesse segmento aqui no Brasil, coisa que não aconteceu e nem acontecera, espero que agora a Lenovo entenda o quão importante deixar a Motorola como Motorola é, só falta agora tomar consciência e organizar as linhas de aparelhos! :D :D :D
Alberto Prado
E a estratégia atual tb. Se não vai matar a marca por bem, vai mata por mal com essas dezenas de smarts com specs sem sentido.