Início » Celular » Uma olhada no Moto Z2 Play: quando melhorar estraga

Uma olhada no Moto Z2 Play: quando melhorar estraga

Segunda geração do Moto Z Play tem design mais fino em detrimento da capacidade de bateria

Paulo Higa Por

Aconteceu: a Lenovo confirmou os rumores e trouxe a segunda geração do Moto Z Play ao mercado brasileiro com hardware atualizado, design mais fino e bateria de duração inferior. O smartphone modular, que também simboliza o retorno da marca Motorola, tem preço sugerido de R$ 1.999 e se mostra superior ao antecessor em quase tudo. Quase. Será que é uma boa? Eu fui dar uma olhada nele.

No Moto Z2 Play, a Motorola fez os merecidos ajustes no hardware para continuar com um aparelho competitivo, dobrando o armazenamento para 64 GB e aumentando a RAM para 4 GB — mesmos números da versão de R$ 2.199 do Zenfone 3 Zoom. A câmera traseira recebeu uma lente de abertura maior (f/1,7), mais condizente com a boa qualidade fotográfica do produto imediatamente abaixo, o Moto G5 Plus.

Mas o ponto mais controverso é a mudança no design. Não se pode negar que o Moto Z2 Play ficou bem acabado: a troca do vidro pelo alumínio foi positiva no aspecto visual, e ele não se tornou um imã de impressões digitais como o Moto Z, também de metal. A espessura é visivelmente menor (são 5,99 mm, também conhecidos como 6 mm), sem deixar de lado a entrada para fone de ouvido.

O problema é que a Motorola não apenas reduziu a capacidade da bateria em relação ao modelo anterior (de 3.510 mAh para 3.000 mAh). A empresa, na prática, acabou com a principal vantagem do Moto Z Play, que era a autonomia de um dia intenso com folga ou, para alguns usuários, até dois dias completos, graças a uma combinação de bateria grande e hardware eficiente.

É verdade que um design mais fino chama a atenção na prateleira da loja e pode impulsionar as vendas do produto — apesar do tumor na traseira estar ainda maior. Mas, pelo menos entre o público que acompanha tecnologia, diminuir a espessura em detrimento da bateria não é exatamente interessante:

Sabendo que não dá para ter os dois ao mesmo tempo, o que você prefere num smartphone: 10% design mais fino, 90% bateria maior. 1.512 votos.

Quem se interessou ou tem a primeira geração do Moto Z Play não parece muito animado com seu sucessor:

Comentários no post de lançamento do Moto Z2 Play

E esse é um dos problemas da linha da Motorola: a empresa constantemente faz mudanças que impossibilitam um usuário de permanecer com a marca. Isso também aconteceu na transição do Moto X de 2ª geração para o Moto X Style, quando a Motorola decidiu que seria uma boa ideia vender apenas flagships gigantes; e do Moto X Style para o Moto Z, que veio com uma bateria medíocre e sem entrada para fone de ouvido em favor de um design tão fino que prejudicou a ergonomia.

Vale uma rápida menção ao software, que se distanciou da proposta de “Android puro” que a empresa se orgulhava em oferecer até tempos atrás. A Motorola não abandonou suas raízes, mas agora traz as modificações cosméticas desnecessárias que os defensores da marca tanto combatiam — todos os ícones são cortados em formato circular e têm um inexplicável efeito de pizza fatiada, sem contar o estranho degradê no Moto Tela e um widget de relógio, que já vieram em outros modelos recentes.

Este texto nem de longe se atreve a dizer que o Moto Z2 Play é um smartphone ruim: ele se mostra superior ao antecessor em quase tudo, e ainda está chegando 200 reais mais barato no lançamento. Mas a novidade da Motorola é um exemplo de como a tentativa de melhorar um ponto (que os consumidores não fazem questão) pode interferir negativamente em outro (que era a maior vantagem do produto anterior).

O review completo, com informações sobre a câmera, bateria e outros detalhes do Moto Z2 Play, será publicado em breve. O que vocês querem saber sobre ele?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Kyon

Kkkkkkk eu avisei. Brasilsão é foda.

Suan Fróes

kkkkkkkk roubar msm, roubaram meu A7 17 64 GB carnaval tive que comprar outro. prejuízo desgraçado !

Silvio Abibe
estava com essa dúvida mas ainda estou pensando no z2. Já achei de 1600 com nota enquanto que no ML o mi6 ta 2100 de ceramica 64gb. A vantagem do z2 seriam os mods contra a potencia do mi6
Christian James Lourenço
Verdade, tanto que eu comprei uma e fiquei MUITO surpreso, não sei qual a mágica que fizeram, mas mesmo com a diminuição da bateria, o meu Moto Z 2 Play, chega no final da noite com 45% de bateria! oO
Alexandre Abreu
Alguém que tenha comprado esse Moto Z2 sabe me dizer se ele espelha a sua tela numa smart TV sem precisar de nenhum APP e nem do Chromecast?
Alexandre Abreu
Alguém que comprou sabe me dizer se ele tem miracast habilitado (pra espelhar a tela direto na smart TV)? Pergunto isso porque a dona Lenovo desabilitou o miracast no Moto Z1 Play.
Alexandre Abreu
Alguém que comprou sabe me dizer se ele tem miracast (pra espelhar a tela direto na smart TV)?
Alessandro Caputo
Eu gostaria de saber se os snaps e as capinhas personalizadas do moto z play são compativeis com moto z2 play ?
senna_4ever
"nao dá mais pra pagar 2k em um smart no brasil" fato
senna_4ever
mas esse é o problema, se pessoa gosta de tirar foto e ficar em redes sociais a moda caralho, melhor pegar um cujo a ultima coisa q vc vai se preocupar é de recarregar no meio do dia
senna_4ever
mais de dois anos de moto maxx e transito entre rj e sp pra completar UHAHUAUHSUHSHUA alias só fui trocar de bateria recentemente.
Nilson Barbosa
Pra completar a Merda..... Não certificação I..68, foi só o que faltou pra eu deixar de comprar 2 pra mim e pra mulher!
Gabriela Rosa
Gostaria de saber se a Motorola voltou atras e devolveu o MotoVoz aos seus aparelhos, na linha do MotoX estava perfeito.. funcionava off-line e era conectado com os aplicativos do celular, você podia facilmente pedir que o celular ligasse para alguém ou mandasse uma mensagem no whatsapp sem nem encostar no aparelho. Fiquei extremamente decepcionada quando na linha MotoZ a Motorola apenas criou um atalho para o Google, com necessidade de acesso a internet, sem conexão com os aplicativos e um reconhecimento de voz ruim. Pode parecer pouca coisa.. mas eu ainda prefiro pedir ao meu MotoX2 para agendar o despertador (do que comprar o MotoZ)
joaofla123
Esse mesmo publico comum vai perceber a diferenca de 1mm ou 2mm na espessura? Sei la viu...
joaofla123
Acho que voce não leu toda a materia. Vou colar apenas um trecho: "Este texto nem de longe se atreve a dizer que o Moto Z2 Play é um smartphone ruim"
Exibir mais comentários