Brendan Eich é conhecido por ser “pai do JavaScript” e ex-CEO da Mozilla (por um breve período, mas que conta). Agora, ele poderá ser conhecido por gerar fortunas em pouquíssimo tempo: Eich precisou de menos de 30 segundos para levantar o equivalente a US$ 35 milhões com o BAT, seu projeto de criptomoeda.

BAT

Talvez você se lembre que Eich também é criador da Brave, empresa cujo produto é um navegador de mesmo nome que tenta se diferenciar por ter um ad blocker nativo. Mas, aqui, o bloqueio é diferente: o alvo são anúncios excessivos e invasivos que, além de atrapalharem a navegação do usuário, deixam páginas mais pesadas e consomem muitos dados.

A proposta de Brendan não é acabar com a publicidade online, mas reformular o segmento com anúncios mais relevantes para o usuário e que ao mesmo tempo possam trazer resultados positivos para anunciantes e editores.

Brave

Brave

É uma abordagem ousada, mas Eich está disposto a investir nela. Para isso, ele criou o BAT (Basic Attention Token), um tipo de criptomoeda (para resumir, algo similar ao Bitcoin) para monetizar esse ecossistema.

O usuário será recompensado com BATs pela atenção aos anúncios e ao conteúdo; já os editores de site receberão BATs de acordo com os níveis de atenção alcançados. Os anunciantes, por sua vez, terão um ambiente propício para realizar campanhas com mais chances de resultados positivos e também poderão fazer pagamentos com BATs.

BAT

Como o BAT é integrado ao navegador, a Brave poderá calcular de forma mais precisa o tempo gasto pela pessoa na página, a proporção do anúncio em relação ao conteúdo, que tipo de publicidade é mais adequada a cada perfil de usuário e assim por diante — tudo é feito de maneira anônima, assegura a empresa.

Outras formas de distribuição de recursos também poderão ser exploradas, por exemplo, micropagamentos em BAT para acesso a determinados conteúdos ou doações deliberadas de pequenas quantias da criptomoeda.

É difícil saber se a ideia vai vingar, mas tem gente apostando alto nela. Eich fez uma ICO (Initial Coin Offering), algo similar a uma IPO (no Brasil, Oferta Pública Inicial), só que com valores em vez de ações. No processo, um bilhão de BATs foram colocados à venda.

Brendan Eich

Brendan Eich

Cerca de 130 pessoas (anônimas) conseguiram fazer a compra, com apenas cinco compradores levando juntos metade da oferta. A arrecadação total foi de 156.250 ETHs (Ethereum, outro tipo de moeda digital), valor que corresponde aos já mencionados US$ 35 milhões.

Um feito e tanto, embora muitos interessados tenham ficado irritados por não terem conseguido participar do processo de compra, afinal, como já tido, tudo foi vendido em menos de 30 segundos.

Há ainda outros 500 milhões de BATs, mas esse montante será destinado à plataforma do Brave e ao desenvolvimento da própria moeda. Não que, a essa altura, alguém duvide, mas esse é um claro sinal de que a ideia de Eich está sendo levada a sério, no melhor clima de “agora vai”.

Com informações: Motherboard, TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veritas
Nada como um esquema de pirâmide para enriquecer com o dinheiro dos idiotas. AVOA TELEXFREE!
Tiago Celestino
Uma nova forma de monetizar sem abusar da paciência dos usuários.
Douglas Alves
Não estou entendendo? alguém poderia me explicar como funciona isso?é pra fazer o quê ver anúncios?
João Cagnoni
O maior desafio do maçom é justamente esse...
The Moon

Não é esquema de pirâmide, É marketing multinível.

Hail Hidra
Não é esquema de pirâmide, É marketing multinível.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

1. Crie um carteira. Existem várias opções desde as de papel até as carteiras online. Fiz a minha aqui coinbase.com
2. Compre bitcoins, pode ser aqui: foxbit.com.br ou mercadobitcoin.com.br.
3. Troque as bitcoins por ethereum em qualquer exchange de confiança. A que acho mais prática é: https://shapeshift.io/#/coins

Minha sugestão é não investir muito nisso, deixar apenas o que não fará falta para daqui 5 ou 10 anos. A volatilidade no curto prazo é enorme então se não souber operar melhor comprar e segurar.

Mago Erudito®
1. Crie um carteira. Existem várias opções desde as de papel até as carteiras online. Fiz a minha aqui coinbase.com 2. Compre bitcoins, pode ser aqui: foxbit.com.br ou mercadobitcoin.com.br. 3. Troque as bitcoins por ethereum em qualquer exchange de confiança. A que acho mais prática é: https://shapeshift.io/#/coins Minha sugestão é não investir muito nisso, deixar apenas o que não fará falta para daqui 5 ou 10 anos. A volatilidade no curto prazo é enorme então se não souber operar melhor comprar e segurar.
Arison Silva

aki em Brasila surgiu em janeiro a kriptacoin no valor de 1,00 e hoje vale 22,96 de 6000 que eu investi ja tenho 100,000 em 6 meses loucura? procura na olx DF casas, carros e apartamentos que aceita kriptacoin, e ja começou na globo a propaganda da moda digital kriptacoin, melhor investimento que eu ja fiz, feliz d++++ quem quiser saber como adquirir a kriptacoin chama no watts 61 982011335

robsonc
Quais os passos que você fez pra criar sua carteira e comprar Ether?
 david

Espero que der certo

? david
Espero que der certo
Molinex
Quem publica conteúdo recebe BATs... Duvido...
Adriano
Eu não duvido. Sindicato é a décima primeira praga do Egito....rs.
David
Já fizeram isso com as contas digitais amigo, realmente isso pode acontece.
Exibir mais comentários