A Microsoft distribuiu acidentalmente na quinta-feira (1º) uma atualização do Windows 10 que não deveria ter chegado aos participantes do Programa Windows Insider, que disponibiliza versões de teste do sistema operacional. A versão liberada continha falhas que podiam tornar computadores instáveis ou fazer smartphones pararem de ligar.

Em comunicado, a Microsoft afirmou que a versão distribuída era interna e se desculpou pela falha. Segundo a empresa, “apenas uma pequena porção de usuários recebeu essas compilações”. O problema aconteceu devido a um erro de implantação no sistema que controla quais versões são liberadas ou não para os Insiders. A falha foi corrigida assim que notada.

Se você recebeu a atualização no computador, não há tanto com o que se preocupar, mas a Microsoft diz que a versão “pode ter problemas que impactam na usabilidade do seu PC”, já que ela é mais instável que as versões de teste normalmente liberadas pela empresa. Você pode esperar por uma nova atualização ou reverter o Windows 10 para a versão anterior.

Para reverter a atualização no PC, entre em Configurações, depois em Atualização e segurança, e por fim em Recuperação. O processo funciona apenas nos primeiros 10 dias depois da instalação, e apenas se você não executou uma ferramenta de limpeza de disco que tenha removido os arquivos anteriores.

A situação é mais complicada nos smartphones: até quem não estava no Windows Insider recebeu a atualização problemática. A instalação só é completada em dispositivos inscritos no programa, mas, se a versão interna for aplicada, o dispositivo entra em loop na inicialização e não liga mais.

Nesse caso, a solução é utilizar o Windows Device Recovery Tool para reinstalar o Windows 10 Mobile. Caso a atualização tenha sido baixada, mas não instalada, é preciso fazer um backup dos dados e depois restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica.

Ops.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sckillfer
Não me referi exatamente ao Insider
Ramon Gonzalez
Ser early adopter ou beta tester é isso aí... Eu mal tenho tempo pra lidar com problemas de versões finais, que dirá passar raiva com versões em teste. Mas pra quem tem tempo e gosta da coisa esse prpgrama da MS é um prato cheio.
Bruno Martins Santana
não é hoje que veremos um Xbox Phone
Molinex
Não cara, a culpa é da ferramenta de versionamento... Piada, né não?
h1ghland3r
Verdade, pois as builds Insiders estão bem bugadas faz tempo. Mas faz parte de quem aceita ser Insider.
Alex
Eu não sei se você conhece o canal Barnacules Nerdgasm. É de um cara que trabalhou por 15 anos na Microsoft, mais especificamente na equipe de desenvolvimento do Windows e foi demitido há cerca de 3 anos atrás. Neste lay-off de 2014 eles demitiram funcionários com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento do Windows e no lugar contrataram um monte de indianos e chineses que estão cagando Windows. https://www.youtube.com/watch?v=lRV6PXB6QLk
Keaton
Acho que a Microsoft que trollar os 3 usuários do WinMob. :V
Sckillfer
"Microsoft distribuiu versão interna (e bugada) do Windows 10 por engano"
Certeza que isso não vem acontecendo desde antes? Desconheço uma build estável que tenha sido liberada.
Vitor Mikaelson
Eu sei, mas é que tem gente que pensou que era uma build do xbox mesmo =P
CtbaBr
"Erar é umano"... A Microsoft tem sido muito humana... Demasiadamente humana!
Bruno Martins Santana
Mas e o Forza ? to de zoas jovem...
Vitor Mikaelson
Mesmo depois de baixada funciona.
Vitor Mikaelson
É a branch do Xbox, mas por causa do sistema do update do mobile, ele vai baixar apenas os pacotes do mobile, não do Xbox.
Vitor Mikaelson
Foi liberado no PC também, mesmo sem estar no Insider, mas só x86 e arm64. Detalhe que tanto no PC quanto no Mobile, não instala se não for insider (pois precisa do certificado). Também liberaram para IoT, HoloLens... a loja começou a liberar build interna dos apps deles lol
Ward'z de Souza
Se a atualização não foi baixada, é possível evitar que se concretize mudando o calendário para 2040, e reiniciando.
Exibir mais comentários