Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » O que é Bloqueio de Ativação da Apple [como ativar e desativar]

O que é Bloqueio de Ativação da Apple [como ativar e desativar]

Bloqueio de Ativação vincula o dispositivo a uma Apple ID e impede que outras pessoas possam usar o aparelho; saiba configurar

O chamado Bloqueio de Ativação é uma camada de segurança aos dispositivos Apple. Com esse recurso ativado, qualquer aparelho precisará da senha da Apple ID para desbloquear um dispositivo vinculado à conta. Saiba mais nos próximos parágrafos, inclusive como ativar e desativar essa proteção.

O que é o Bloqueio de Ativação

Bloqueio de Ativação é camada de proteção disponível nos aparelhos da Apple. É ativada ao configurar a ferramenta “Buscar” — aquela que permite encontrar dispositivos perdidos pelo iCloud.com.

Quando o Bloqueio de Ativação está ativado, um iPhone, iPad, iPod touch, Apple Watch ou Mac ficará vinculado a uma conta Apple e mesmo que ele seja restaurado de fábrica ou apagado remotamente, essa proteção permanece.

Isso impede que qualquer outra pessoa, senão o proprietário, use o aparelho sem autorização. Será necessário digitar o e-mail e senha do Apple ID vinculado para desbloquear o dispositivo. Caso contrário, não poderá ser usado por outra pessoa em caso de perda ou roubo.

Quais dispositivos têm o recurso?

  • Qualquer iPhone, iPad, iPod touch;
  • Apple Watch com watchOS 2 ou posterior;
  • Macs com o chip Apple T2 Security e macOS Catalina ou superior
    Para verificar se o Mac tem o chip, acesse o menu Apple () > Sobre este Mac > Relatório do Sistema > Controle.

Como ativar ou desativar o Bloqueio de Ativação

Essa camada de proteção é ativada com a ferramenta Buscar (iPhone, iPad…), qual pode ser encontrada nas configurações da conta de cada dispositivo. No Apple Watch, é configurado automaticamente assim que for emparelhado com o iPhone que tenha o Buscar ativado.

No iPhone, iPad ou iPod touch

  1. Abra o app Ajustes e toque no seu nome;
  2. Selecione “Buscar”;
  3. Ative ou desative a opção “Buscar [nome do dispositivo]”.

No Mac:

  1. Clique no menu Apple () e depois em “Preferências do Sistema”;
  2. Clique em “ID Apple”;
  3. Em iCloud, ative a opção “Buscar Mac”.

Aparelhos Apple são bem caros, inclusive no Brasil. O Bloqueio de Proteção foi criado tanto para proteger o aparelho do usuário quanto para desincentivar o roubo ou furto desses dispositivos. No entanto, na prática, não é de conhecimento de todo mundo que exista essa camada de segurança, além da senha da tela de bloqueio.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação