Início » Celular » Como fazer e restaurar um backup do seu Android

Como fazer e restaurar um backup do seu Android

Ferramentas salvam contatos, WhatsApp, dados de aplicativos, jogos e mais

Por
2 anos atrás

Como o Android roda em muitos dispositivos, pode ser difícil encontrar uma única solução de backup que englobe todos os telefones. Mas nem tanto: existem aplicativos e ferramentas que te ajudam a salvar os dados mais importantes do seu dispositivo. Vamos conferir.

Fotos, vídeos e arquivos

Para as fotos e vídeos, você consegue salvar tudo na nuvem. Usando o Fotos, do próprio Google, o armazenamento é ilimitado e gratuito se você armazenar as suas fotos em alta resolução. Os arquivos, como músicas, podem ser enviados para o Google Drive, que tem 15 GB, ou qualquer outro serviço de armazenamento em nuvem – todos grátis! Você também consegue usar o Google Play Música para armazenar suas músicas; há um limite generoso de até 50 mil faixas.

Contatos

Os contatos também podem ser enviados para o Google: em contacts.google.com, que também é acessível pelo Gmail, você pode importar contatos de outras fontes ou ver os contatos que foram sincronizados de seu dispositivo. Para importar os contatos no Android que não estão no Google, siga os passos abaixo:

  1. Entre no aplicativo de Contatos;
  2. Encontre o botão de menu no canto superior direito e toque em Importar/Exportar;
  3. Selecione Exportar para .vcf;
  4. Salve o arquivo na sua conta do Google Drive;
  5. Entre em um computador e baixe o arquivo contacts.vcf que está no Google Drive;
  6. Em contacts.google.com, clique em Ir para a versão antiga na barra da lateral esquerda;
  7. Ainda na barra lateral, selecione a opção Importar contatos…;
  8. Envie o arquivo contacts.vcf para o site;
  9. Por fim, clique em Importar.

Configurações e preferências

Você também pode salvar as configurações e preferências do seu Android na nuvem do Google. Para fazer isso, entre em Configurações > Fazer backup e redefinir > Backup dos dados e ative a opção. Selecione abaixo a conta principal onde o backup será realizado.

Esta opção salva as configurações de alguns aplicativos do Google, preferências de Wi-Fi, data e hora, brilho, idioma, planos de fundo e até a lista de aplicativos que você tem instalado. Ao entrar com a conta em um novo celular, por exemplo, os aplicativos serão baixados automaticamente.

Dados de aplicativos e jogos

Por fim, você pode usar apps para fazer backup dos dados de seus aplicativos e jogos, como o Easy Backup. Ele salva os dados em um cartão SD ou na nuvem, como Dropbox ou Google Drive. Você também pode passar o arquivo de backup para o seu computador e, em outro dispositivo, fazer a restauração.

Agora, se precisar, é só seguir os passos acima antes de formatar o seu Android para não perder nada importante!

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.