Como fazer ou restaurar um backup no Android

Saiba como fazer backup do Google One no Android para manter suas informações sobre dados de aplicativos, fotos e contatos em segurança

Jean Prado André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como fazer ou restaurar backup no Android - Imagem celular android
Como fazer ou restaurar backup no Android (Imagem: Czapp Árpád / Pexels)

Aprender como fazer um backup em seu celular Android é importante para que em situações como troca de aparelho, ou mesmo em caso de roubo, seja possível restaurar os dados da sua conta e recuperar informações relacionadas à lista de contatos, dados salvos em aplicativos, fotos e vídeos com mais facilidade. Veja como fazer um backup em smartphones Android.

Configurando o backup no Google One

Tempo necessário: 2 minutos

Configurar o backup do Google One  é simples e rápido. Confira o passo a passo:

  1. Abra o menu “Configurações” do smartphone

    Role a tela para baixo e toque em “Google”;Como fazer ou restaurar backup no Android - Imagem celular android tutorial 001

  2. Configure o backup da sua conta

    Selecione a opção “Backup”. O Google exibirá diversas informações sobre a sua conta, como número de aplicativos que você tem instalados e quanto espaço você tem disponível para armazenamento;Como fazer ou restaurar backup no Android - Imagem celular android tutorial 002

  3. Inicie o backup do Google One

    Habilite do botão “Backup do Google One” para habilitar backups automáticos e toque em “Fazer backup agora” para iniciar o processo.Como fazer ou restaurar backup no Android - Imagem celular android tutorial 003

O backup do Google One pode levar até 24 horas para ser concluído. O tempo de duração do backup depende de vários fatores, mas a quantidade de informação a ser armazenada e qualidade da sua conexão fazem uma diferença importante. 

Quando seus dados forem salvos, a mensagem “Ativado” vai aparecer abaixo dos tipos de dados selecionados.

Como restaurar um backup para recuperar dados em outro celular

Ao adicionar uma conta Google a um novo smartphone, os dados de backups feitos anteriormente são transferidos para o novo aparelho. Basta seguir as instruções fornecidas na tela do celular para concluir o processo. 

No entanto, existem muitos fabricantes e aparelhos diferentes que utilizam o sistema Android. Em caso de alguma incompatibilidade relacionada aos aparelhos é importante entrar em contato com o serviço de suporte da fabricante.

Normalmente seus vídeos e fotos ficam disponíveis no Google Fotos, contudo, é possível fazer a restauração de outros dados salvos no backup, enquanto realiza a configuração manual.

Além do processo de backup do Google poder ter duração de até 24 horas, também é importante destacar que não é possível restaurar um backup de uma versão mais recente do Android para uma versão mais antiga do sistema.

Quais dados são salvos com o backup do Google One?

O backup do Google One salva informações de maneira automática. Os dados que costumam ser salvos pelo backup do Android são os seguintes: dados de apps, histórico de chamadas, contatos, configurações do aparelho, mensagens SMS, imagens e vídeos.

Posso recuperar conversas do WhatsApp em outro celular?

Sim. Se você realizou o backup dos dados do WhatsApp em algum serviço em nuvem como Google Drive ou fez um backup local no PC / cartão de memória é possível ter acesso e recuperar as informações sem muita dificuldade. Saiba como recuperar conversas do WhatsApp em outro celular.

O Google tem acesso aos meus dados armazenados no backup?

Sim. O Google tem acesso aos seus dados para poder associar o conteúdo do backup à sua conta. Parte da coleta de informações é feita pelo Google Play Services, que utiliza criptografia em trânsito para obter dados como: mensagens, contatos, configurações de apps, preferências como parte do backup pessoal e identificadores para garantir que os backups façam associação entre o usuário e a conta Google. Registros de falhas e diagnósticos também são coletados para resolução de problemas.

Minhas imagens sumiram do Google Fotos. E agora?

É possível que configurações equivocadas de aparelhos ou serviços possam fazer com que suas fotos desapareçam do Google Fotos. Confira como recuperar fotos que sumiram do Google Fotos.

Preciso pagar o Google One para fazer backup no Android?

Não. O Google ainda mantém o limite de 15 GB de armazenamento gratuito para usuários com contas pessoais. Para quem deseja mais espaço é possível assinar algum dos planos pagos. Vale lembrar que o Google One só está disponível para contas de uso pessoal.

Google One vs Google Drive: qual é a diferença?

A principal diferença entre Google One e Google Drive é a seguinte: o Google Drive é um serviço de armazenamento, enquanto o Google One é um plano de assinatura que pode fornecer mais espaço de armazenamento a serviços como Gmail, Google Fotos e o próprio Google Drive.

Com informações: Google, 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados