Início » Celular » As melhores novidades do iOS 11

As melhores novidades do iOS 11

Felipe Ventura Por

A Apple está realizando a WWDC agora e anunciou diversas novidades para seus sistemas operacionais como o macOS e o watchOS. Mas, é claro, o destaque ficou para o iOS 11. Eis as principais mudanças no sistema para iPhones e iPads.

Central de controle

A Central de Controle recebeu um redesign no iOS 11 e se tornou uma página de widgets para controlar brilho, ativar o Wi-Fi, desligar a rotação automática, entre outros. Você pode pressionar em um botão (em dispositivos com 3D Touch) e ele cresce para exibir mais informações e controles.

App Store

A App Store também ganhou um redesign. Ela começa com a aba Hoje, trazendo cards com sugestões de apps que são atualizadas a cada dia. Há uma aba específica para jogos, e outra para apps. E você também pode adquirir itens in-app sem abrir o app: basta comprá-los na própria loja da Apple.

Teclado

O teclado do iPhone ganhou um modo para digitar com uma só mão, enquanto o iPad tem um teclado QuickType com acesso rápido a números, símbolos e pontuação.

Além disso, a correção automática ficou mais esperta. Ela é capaz de detectar textos que você estava lendo e adicionar palavras desses artigos como sugestões de digitação.

Dock e app switcher no iPad

A interface do iPad está mudando e se diferenciando mais do iPhone. Ele ganhará um dock, assim como no macOS, com uma barra inferior que reúne os apps fixados, e até sugere apps na parte direita. Você acessa a dock deslizando para cima a partir de qualquer app.

E se você deslizar o ícone de um app para a tela, em vez de tocar nele, isso ativa o Slide Over: ou seja, ele abre em uma barra lateral. Também é possível manter um app aberto em uma janela flutuante.

Há também uma nova interface para alternar entre apps abertos: ela engloba a Central de Controle e exibe uma grade com os aplicativos.

Arquivos + arrastar e soltar

O iPad enfim ganhará um gerenciador de arquivos. Ele tem suporte a pastas dentro de pastas, mais integração a serviços na nuvem como iCloud, Dropbox e OneDrive.

Também no iPad, será possível arrastar e soltar texto, URLs, imagens e mais entre um aplicativo e outro. É possível fazer isso com apps abertos lado a lado, ou mesmo se ele estiver em tela cheia: a interface diminui para que você escolha o app a receber os dados.

Fotos e vídeos

O iOS 11 vai armazenar fotos usando o formato HEIF (High Efficiency Image Format) em vez de JPEG, prometendo melhor qualidade de imagem com tamanhos de arquivo menores. Você pode compartilhar as fotos, e elas serão convertidas para JPEG. Os vídeos, por sua vez, serão codificados em HEVC, ocupando menos espaço mesmo em resolução 4K.

O app da câmera promete melhor qualidade de imagem, e permite gravar Loops: estes são basicamente o Boomerang do Instagram, ou seja, um vídeo curto com o objeto se movendo para frente e para trás. Há também novos efeitos, como o "Long Exposure". E, no caso das Live Photos, você pode reduzir o tamanho do vídeo e escolher a imagem que será a foto principal.

Siri

A Siri ganhou vozes novas, usando aprendizagem de máquina para mudar a forma como ela fala. A assistente também pode ter uma voz masculina.

Além disso, a Siri é capaz de traduzir sua voz: o recurso está em beta e suporta inglês, chinês, francês, alemão, italiano e espanhol.

A assistente também usa aprendizado local — sem enviar seus dados para a nuvem — para analisar os posts que você lê, os apps que você usa etc. e sugerir artigos, compromissos de agenda e estabelecimentos próximos.

Apple Music

O Apple Music agora permite ver o que seus amigos estão ouvindo, semelhante ao Spotify; é possível desligar isso, claro. E graças ao MusicKit, apps de terceiros podem acessar o Apple Music — isso inclui Nike e Shazam.

Mensagens

As Mensagens da Apple agora são armazenadas no iCloud, em vez de ficar no dispositivo. Isso significa que, se você deletar uma mensagem no iPhone, ela também sumirá do Mac.

Além disso, seus dispositivos só manterão as mensagens mais recentes no armazenamento local; o restante ficará na nuvem. A Apple diz que as mensagens continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta.

O iMessage também permite descobrir recursos mais facilmente: há uma gaveta de apps na parte inferior para acessar stickers, pagamentos, entre outros.

Inclusive, será possível realizar pagamentos para outras pessoas através do app: o Apple Pay permite enviar dinheiro para contatos, transferi-lo para seu banco, ou fazer compras.

Mapas

A Apple está adicionando mapas internos de shoppings e aeroportos, assim como você encontra no Google Maps. No entanto, os mapas de shopping estarão disponíveis em apenas oito cidades nos EUA, Reino Unido, Hong Kong e Japão. E teremos apenas 30 aeroportos mapeados, nos EUA, Europa e outros lugares.

O Apple Maps também avisa você sobre limites de velocidade e orientação de pista quando você estiver dirigindo.

CarPlay

O CarPlay ganhou uma interface para pessoas que não têm um carro compatível, chamada "Do Not Disturb While Driving". Este recurso analisa o efeito Doppler do Bluetooth ou do Wi-Fi para desligar a tela enquanto você estiver dirigindo.

Se você ligar a tela, o iPhone exibe uma notificação dizendo que você não deveria fazer isso. (É possível desligar isso se você não estiver dirigindo.) As pessoas que enviarem mensagens para você receberão uma resposta automática "estou dirigindo"; você pode liberar alguns contatos desse bloqueio.

HomeKit e AirPlay 2

O HomeKit ganhou uma nova categoria: alto-falantes. Graças ao AirPlay 2, você pode controlar áudio entre diferentes cômodos da casa. As marcas compatíveis incluem Bang and Olufsen, Devialet, Libratone, Bluesound, Bowers & Wilkins e outras.

Realidade aumentada

A plataforma ARKit permite que desenvolvedores aproveitem tecnologias de visão por computador para criar objetos virtuais e colocá-los em ambientes reais através da câmera. Isso permitirá criar jogos interativos, experiências de compras imersivas, entre outros.

Para quais dispositivos?

O iOS 11 é compatível com os seguintes dispositivos:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Quando?

O iOS 11 está disponível hoje para desenvolvedores. A Apple vai abrir um beta público no final de junho; você pode se cadastrar em beta.apple.com. A versão final será lançada no outono americano, provavelmente entre setembro e outubro.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson de Melo
https://goo.gl/MrxLGF
Alisson de Melo
https://goo.gl/48ukSS
Alisson de Melo
https://goo.gl/TT4Ysv
Alisson de Melo
https://goo.gl/RkL3XM
Alisson de Melo
https://goo.gl/8kv7Du
Alisson de Melo
https://goo.gl/rXq4K8
Alisson de Melo
https://goo.gl/8qQwFi
Alisson de Melo
https://goo.gl/8k4kum
Alisson de Melo
https://goo.gl/NRSwT5
Alisson de Melo
https://goo.gl/tRGsR9
Alisson de Melo
https://goo.gl/HGJYLv
Alisson de Melo
https://goo.gl/HgchtE
Alisson de Melo
https://goo.gl/3dfxcc
Alisson de Melo
https://goo.gl/9kRRnD
Alisson de Melo
https://goo.gl/SHaorR
Alisson de Melo
https://goo.gl/VwUTCC
Alisson de Melo
https://goo.gl/StMxPD
Alisson de Melo
https://goo.gl/fg53f5
Alisson de Melo
https://goo.gl/17YzdX
Alisson de Melo
https://goo.gl/GLnpS4
Alisson de Melo
https://goo.gl/dXxp3w
Alisson de Melo
https://goo.gl/EQUeBa
Alisson de Melo
https://goo.gl/3qxZnd
Alisson de Melo
https://goo.gl/zJESaB
Alisson de Melo
https://goo.gl/gdsR6B
Alisson de Melo
https://goo.gl/W9siQe
Alisson de Melo
https://goo.gl/7qY2Vz
Alisson de Melo
https://goo.gl/tWfzkV
Alisson de Melo
https://goo.gl/aJtRiJ
Alisson de Melo
https://goo.gl/onX3U5
Alisson de Melo
https://goo.gl/zEWXBk
Alisson de Melo
https://goo.gl/LHEKpz
Alisson de Melo
https://goo.gl/fs34TQ
Alisson de Melo
https://goo.gl/Ki9p5f
Alisson de Melo
https://goo.gl/peK8Sv
Alisson de Melo
https://goo.gl/d6tcY1
Alisson de Melo
https://goo.gl/em4cn8
Alisson de Melo
https://goo.gl/FC2F3W
paulo yan
Ao vivaço kkkkk
Luiz Bandeira
verdade kkkk nem esperava
Kleverton Soares
Já se tem há anos no Android, e você fica esperando anos para poder atualizar o seu dispositivo Android oficialmente. Já no Ios todo mundo atualizando hoje.
Guilherme Krauss
O que o Android nunca vai ter é um hardware desenvolvido especificamente pra ele. Pode falar a vontade, nunca precisei arrancar a bateria do meu iPhone no meio da rua porque travou tudo. O Android tem de tudo porque é uma plataforma aberta, cada fabricante meche e remexe como bem entende. Por nada que é referência de insegurança.
 david
kkkkkk
? david
kkkkkk
A coisa
O único diferencial da Apple no caso de smartphone é o design, continua com um sistema lindo aos olhos, mas em questão de funcionalidade, está bem atrasada e apanhando feio do Android.Felizmente, o macOS continua sendo a melhor opção para laptop e desktop. :)
Leandro
O único diferencial da Apple no caso de smartphone é o design, continua com um sistema lindo aos olhos, mas em questão de funcionalidade, está bem atrasada e apanhando feio do Android.

Felizmente, o macOS continua sendo a melhor opção para laptop e desktop. :)
Trovalds
Android é melhor que iOS... se o Android é tão melhor assim porque pra você ter a última versão do sistema você tem que ter o aparelho lançado mais recentemente? iOS pode ser uma porcaria mas vai chegar a um aparelho com quase 4 anos de idade (iPhone 5s). Só não alcançou 5 e 5c por conta do encerramento do suporte aos 32-bit.

Fico aqui só observando essa "fanboyzisse" do povo que compra aparelho Android defasado e fica rezando pra sair ROM alternativa e não ficar na obsolência programada.

PS: usuário de Android aqui. Apesar de admirar mais o iOS, me recuso a pagar o que a etiqueta de preço pede.
Marcvs Antonivs
iOS Rules!
Thiago Lopes
O Mapas da Apple é um lixo, deveriam desistir e entregar para o Google novamente, ou comprar uma empresa de mapas e colocar dentro do mapas.
Alisson de Melo
Na nova versão do Android, Leonardo, vai ter algo parecido.
tucananet
Faltou só mudar o visual né.. já cansei desse layout
Rod
Nope
Rod
Troque a bateria. De nada
Rod
Quer pegar uns parágrafos emprestados?
Felipe Ventura
Sim!
Felipe Ventura
Isso mesmo.
Anayran Pinheiro
https://tecnoblog.net/212307/problema-planos-digitais-celular/
Essa reportagem te explica melhor.
Eric Viana
"A interface do iPad está mudando e se diferenciando mais do iPhone. Ele ganhará um dock, assim como no macOS, com uma barra inferior que reúne os apps fixados, e até sugere apps na parte direita..." Mais alguém duvida que a Apple quer transformar o iPad no novo Macbook Air? Seria uma resposta ao Surface? Está bem visível que estão transformando o iPad e trazendo a experiência de usar o macOS, mesmo que capado, para a telinha. E de forma alguma isso é ruim, hoje já uso meu velho iPad 2 como um notebook e o mesmo atende bem para tarefas simples. Essas modificações me deixaram com vontade de trocar o bichinho por um bichinho novo kkkkk...
josediogenes
Amigo, pelo que você descreve você tem uma bateria esgotada. Acontecia isso com o meu iPhone 5 também depois de anos de uso, ele não segurava a carga quando chegava em 35%, o aparelho desligava. Como resolvi? Comprei uma bateria nova e fiz a troca, o aparelho voltou a funcionar normalmente.
Eduardo Alvim
Dã.
Leonardo Souza
Engraçado é vc comentar isso sem nem saber o quanto eu paguei... Se bem que isso nem é da sua conta mesmo...
Rafael Cunha
Já estou usando a versão beta, e estou gostando muito, a câmera melhorou bastante, senti ele mais fluido e o teclado um pouco melhor na precisão das palavras.
Tiago Celestino
Agora posso ver GIF's direto no app Fotos. Maravilha!!
McFake
Quando vi q eram "novidades" achei q seria um post em branco.
Wendel Schelhan
Se isso te consola, chame de carência.
Gabriel Arruda
Tirando as notificações, a maioria das novidades (https://tecnoblog.net/211151/android-8-o-novidades-recursos/) do Android O já estavam presentes no iOS: controle rígido dos apps (melhor desempenho e bateria), qualidade de áudio, atualizações do sistema mais rápida, ícones padronizados, suporte a gerenciador de password e PiP.

Fora que o iOS nunca chegará perto do Android em recursos e nunca foi isso o ponto de venda.
Luis
Sim, isso é, coloco de dia no claro e depois das 6h no escuro kkkkkk
Jardel Kun
É a carência, mano? Bem que o Android queria ter isso e o mesmo desempenho do ios.
Paulo Manso
Mas o dark mode seria justamente pra usar durante a noite, no escuro, na minha cama kkkk de dia seria realmente ruim. Usava dark mode quando tinha Android e era tão melhor de usar na cama hehe
Luis
Por isso que os celulares continuam um absurdo os valores, pois tem gente como vc que paga o que as empresas pedem,, a não ser que vc more fora
Luis
Cara sério dark mode é ruim, no claro parece um espelho de tanto reflexo que da, no meu lumia eu uso modo claro pois o escuro parece um espelho e é horrível...
Paulo Manso
Nem pra colocar um dark mode nesse iOS 11 a Apple não presta! Aff
Paulo Manso
Sim, ícone verde alí. https://uploads.disquscdn.com/images/9133e1c60c6a038f3c5e001352a04052196e8e68ef7528ad80cb5097e49cd22b.png
Peterson Alan
A única função que desejo é o meu 5s parar de drenar bateria e que parasse de desligar com 40/50% de bateria. Desde o 10.3.1 tô vivendo o desejo de trocar em um Android
Wendel Schelhan
...que está parado no tempo. :B
Bruna C. C. de S. Wojtenko
Eu deveria ter comprado o 5S ao invés do 5C '-' kkkk
LekyChan
[e um plano da vivo que vc s[o consegue controlar via app
Uberdam Andrade
"Além disso, a correção automática ficou mais esperta. Ela é capaz de detectar textos que você estava lendo e adicionar palavras desses artigos como sugestões de digitação."

E a privacidade? Será que vai ser o mesmo tipo de processamento da Siri ou roda local? Fiquei na dúvida?
Rafael
Voce realmente nao deve ter usado MESMO.
Marcelo Carvalho
Blz, mas esse aí é o iOS
Edvan Silva
assim no meu ponto de vista nao tem mais oq inovar em termos de aparencia pq serio mesmo o ios 10 nao ficou parecendo android nao mais perdeu um pouco a cara de ios, e ninguem esta apto com mudanças todos mundo odeia elas, mais todo mundo quer do mesmo jeito e quando vem reclamam.... so acho que as coisas so tem que serem aperfeiçoadas como adicionar recursos e tals, ate por que daqui um tempo ambos os sistemas vao estar parecidos pq estao seguindo a mesma tendencia do mercado em aspecto de design ..... e nao precisa mudar nada somente acrescentar recursos, desde que seja intuitivo e partico e nao que nem o android que coloca um monte de coisa que vc nao usa. nao tenho nada contra o android mais vou continuar no iphone por me atender melhor em certos quesitos. e me desculpem pelas acentuaçoes estou pelo pc e me deu preguica de corrigir kkkk mais minha opniao e essa
Caleb Enyawbruce
Meu 5s continua na ativa!! Yessss!!!
Ramon Gonzalez
Meu 5s continua na ativa!! Yessss!!!
Andriw
Bem vindos a 2015, o futuro chegou... Ops..
Gabriel Ribeiro
eu uso e te digo: não é!
Gabriel Ribeiro
vivo easy? comassim?
Eliézer José Lonczynski
Você não deve ter usado ainda. Se você pressionar usando a mesma força apenas vai habilitar para mover e desintalat apps, caso pressione com maior força irá vibrar exatamente no local pressionado, habilitando menus e funções avançadas.
Lucas Mossato
O Watch 1 vai ter suporte ao WatchOS 4?
Breno
Pera aí, né! Vc falando assim parece q a Apple lança/inventa/inova em tudo e o resto copia. Os smartwatchs, por exemplo, chegou primeiro no Android. Daqui a pouco vc vai falar q a Apple inovou no HomePod, coisa q existe desde 2014.

Mas enfim, n tava me referindo a hardware e sim, software (propósito desse post, né?). E sim, n dá pra inovar o tempo todo, mas faz um tempo q ela n trás recursos novos em software, o Android tb tá devagar, Android O n tem praticamente nada de legal até agora. Porém, hoje vejo o Android um pouco na frente, entende? (n tô sendo fanboy, ok?)

Aí esperava q o iOS fosse trazer algo, agora é esperar algum recurso no novo iPhone.
Gabriel
basicamente nada kkkkk
Leonardo Souza
dá sim... usava bastante no 6s e no 7 mas nao sinto falta no S8
Baidu feat MC Brinquedo
Isso no Android já existe desde 1499 a.C


Só não tinha um nome bonito.
Gabriel Antonio
kkkkkkkkkk sei que depois que você acostuma não dá pra ficar sem ele '-'
Alex Oliveira
Ficou parecendo: "estagiário, monta uma central de controle aí rapidão pra apresentação"
Anayran Pinheiro
Ou seja, usuários do iPhone 5 que usam o vivo easy acabaram de perder suporte ao app. Que tenso, hein?
Guilherme Hayashi
Com relação a Carplay, tem alguma novidade em funcionamento com dispositivos compatíveis?
Léo Oliveira
iPad Mini 2 é guerreiro kkk
Wendel Schelhan
Olha, é praticamente impossível não tecer um comentário do tipo "Já se tem há anos no Android".
danielnbl
Nossa, eu achava que o iMessages fazia backup na nuvem desde sempre hahaha.Voltei pro Mac nessa semana e descobri que todas as mensagens que tinha no meu Mac antigo e iPhone não estavam lá.
daniel
Nossa, eu achava que o iMessages fazia backup na nuvem desde sempre hahaha.
Voltei pro Mac nessa semana e descobri que todas as mensagens que tinha no meu Mac antigo e iPhone não estavam lá.
Exibir mais comentários