A Apple está realizando a WWDC agora e anunciou diversas novidades para seus sistemas operacionais como o macOS e o watchOS. Mas, é claro, o destaque ficou para o iOS 11. Eis as principais mudanças no sistema para iPhones e iPads.

Central de controle

A Central de Controle recebeu um redesign no iOS 11 e se tornou uma página de widgets para controlar brilho, ativar o Wi-Fi, desligar a rotação automática, entre outros. Você pode pressionar em um botão (em dispositivos com 3D Touch) e ele cresce para exibir mais informações e controles.

App Store

A App Store também ganhou um redesign. Ela começa com a aba Hoje, trazendo cards com sugestões de apps que são atualizadas a cada dia. Há uma aba específica para jogos, e outra para apps. E você também pode adquirir itens in-app sem abrir o app: basta comprá-los na própria loja da Apple.

Teclado

O teclado do iPhone ganhou um modo para digitar com uma só mão, enquanto o iPad tem um teclado QuickType com acesso rápido a números, símbolos e pontuação.

Além disso, a correção automática ficou mais esperta. Ela é capaz de detectar textos que você estava lendo e adicionar palavras desses artigos como sugestões de digitação.

Dock e app switcher no iPad

A interface do iPad está mudando e se diferenciando mais do iPhone. Ele ganhará um dock, assim como no macOS, com uma barra inferior que reúne os apps fixados, e até sugere apps na parte direita. Você acessa a dock deslizando para cima a partir de qualquer app.

E se você deslizar o ícone de um app para a tela, em vez de tocar nele, isso ativa o Slide Over: ou seja, ele abre em uma barra lateral. Também é possível manter um app aberto em uma janela flutuante.

Há também uma nova interface para alternar entre apps abertos: ela engloba a Central de Controle e exibe uma grade com os aplicativos.

Arquivos + arrastar e soltar

O iPad enfim ganhará um gerenciador de arquivos. Ele tem suporte a pastas dentro de pastas, mais integração a serviços na nuvem como iCloud, Dropbox e OneDrive.

Também no iPad, será possível arrastar e soltar texto, URLs, imagens e mais entre um aplicativo e outro. É possível fazer isso com apps abertos lado a lado, ou mesmo se ele estiver em tela cheia: a interface diminui para que você escolha o app a receber os dados.

Fotos e vídeos

O iOS 11 vai armazenar fotos usando o formato HEIF (High Efficiency Image Format) em vez de JPEG, prometendo melhor qualidade de imagem com tamanhos de arquivo menores. Você pode compartilhar as fotos, e elas serão convertidas para JPEG. Os vídeos, por sua vez, serão codificados em HEVC, ocupando menos espaço mesmo em resolução 4K.

O app da câmera promete melhor qualidade de imagem, e permite gravar Loops: estes são basicamente o Boomerang do Instagram, ou seja, um vídeo curto com o objeto se movendo para frente e para trás. Há também novos efeitos, como o “Long Exposure”. E, no caso das Live Photos, você pode reduzir o tamanho do vídeo e escolher a imagem que será a foto principal.

Siri

A Siri ganhou vozes novas, usando aprendizagem de máquina para mudar a forma como ela fala. A assistente também pode ter uma voz masculina.

Além disso, a Siri é capaz de traduzir sua voz: o recurso está em beta e suporta inglês, chinês, francês, alemão, italiano e espanhol.

A assistente também usa aprendizado local — sem enviar seus dados para a nuvem — para analisar os posts que você lê, os apps que você usa etc. e sugerir artigos, compromissos de agenda e estabelecimentos próximos.

Apple Music

O Apple Music agora permite ver o que seus amigos estão ouvindo, semelhante ao Spotify; é possível desligar isso, claro. E graças ao MusicKit, apps de terceiros podem acessar o Apple Music — isso inclui Nike e Shazam.

Mensagens

As Mensagens da Apple agora são armazenadas no iCloud, em vez de ficar no dispositivo. Isso significa que, se você deletar uma mensagem no iPhone, ela também sumirá do Mac.

Além disso, seus dispositivos só manterão as mensagens mais recentes no armazenamento local; o restante ficará na nuvem. A Apple diz que as mensagens continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta.

O iMessage também permite descobrir recursos mais facilmente: há uma gaveta de apps na parte inferior para acessar stickers, pagamentos, entre outros.

Inclusive, será possível realizar pagamentos para outras pessoas através do app: o Apple Pay permite enviar dinheiro para contatos, transferi-lo para seu banco, ou fazer compras.

Mapas

A Apple está adicionando mapas internos de shoppings e aeroportos, assim como você encontra no Google Maps. No entanto, os mapas de shopping estarão disponíveis em apenas oito cidades nos EUA, Reino Unido, Hong Kong e Japão. E teremos apenas 30 aeroportos mapeados, nos EUA, Europa e outros lugares.

O Apple Maps também avisa você sobre limites de velocidade e orientação de pista quando você estiver dirigindo.

CarPlay

O CarPlay ganhou uma interface para pessoas que não têm um carro compatível, chamada “Do Not Disturb While Driving”. Este recurso analisa o efeito Doppler do Bluetooth ou do Wi-Fi para desligar a tela enquanto você estiver dirigindo.

Se você ligar a tela, o iPhone exibe uma notificação dizendo que você não deveria fazer isso. (É possível desligar isso se você não estiver dirigindo.) As pessoas que enviarem mensagens para você receberão uma resposta automática “estou dirigindo”; você pode liberar alguns contatos desse bloqueio.

HomeKit e AirPlay 2

O HomeKit ganhou uma nova categoria: alto-falantes. Graças ao AirPlay 2, você pode controlar áudio entre diferentes cômodos da casa. As marcas compatíveis incluem Bang and Olufsen, Devialet, Libratone, Bluesound, Bowers & Wilkins e outras.

Realidade aumentada

A plataforma ARKit permite que desenvolvedores aproveitem tecnologias de visão por computador para criar objetos virtuais e colocá-los em ambientes reais através da câmera. Isso permitirá criar jogos interativos, experiências de compras imersivas, entre outros.

Para quais dispositivos?

O iOS 11 é compatível com os seguintes dispositivos:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Quando?

O iOS 11 está disponível hoje para desenvolvedores. A Apple vai abrir um beta público no final de junho; você pode se cadastrar em beta.apple.com. A versão final será lançada no outono americano, provavelmente entre setembro e outubro.

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados