Início » Aplicativos e Software » As novidades do macOS High Sierra e watchOS 4

As novidades do macOS High Sierra e watchOS 4

Por
2 anos atrás

Esta segunda-feira (5) foi o dia escolhido para a WWDC 2017. Uma das novidades apresentadas pela Apple é o macOS High Sierra (10.13). Pode até faltar originalidade no nome, mas a nova versão traz atributos importantes, como Safari com bloqueio de autoplay, sistema de arquivos APFS e o Metal 2.

macOS High Sierra

De acordo com Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, o Safari agora consegue ser até 80% mais rápido que o Chrome (principalmente na execução de JavaScript). Já passou pela experiência de abrir uma página e levar um susto com um vídeo que começou a ser reproduzido automaticamente (autoplay)? A nova versão do navegador conseguirá bloquear vídeos que são executados dessa forma.

Além disso, o Safari terá bloqueio nativo de tracking, o que significa que aqueles anúncios que te “perseguem” quando você dá uma olhadinha em uma loja online ou busca por determinado produto não irão mais importunar (ou irão, mas menos).

Safari até 80% mais rápido que o Chrome

Já o APFS (Apple File System) é uma novidade esperada há algum tempo. O novo sistema de arquivos promete otimizar o desempenho do sistema operacional e trazer mais segurança para os dados, só para você ter ideia.

O APFS estava sendo testado desde a primeira versão para desenvolvedores do macOS Sierra, mas, com a chegada da versão High Sierra, será oficial. A intenção da Apple é fazer o sistema de arquivos ser a base de todas as suas plataformas, incluindo o tvOS e o iOS — ambos já contam com o APFS.

Outras novidades do macOS High Sierra incluem uma nova versão do Mail, que deve reduzir o espaço para armazenar mensagens em até 35% e trazer suporte ao modo Split View, uma renovação na forma como as fotos são organizadas (o macOS melhorou, por exemplo, o reconhecimento facial do Fotos para facilitar a classificação), além do já mencionado Metal 2, ambiente que faz CPU e GPU trabalharem de maneira otimizada para oferecer mais desempenhos em aplicações gráficas.

macOS High Sierra

Federighi explicou que o macOS High Sierra estará disponível para desenvolvedores como beta a partir de hoje. A versão de testes para o público em geral deve ser liberada no final do mês. A expectativa é a de que os Macs compatíveis com a nova versão (unidades lançadas depois de 2010) comecem a receber a nova versão em agosto.

watchOS 4

Como esperado, a Apple também aproveitou a WWDC 2017 para anunciar novidades para o Apple Watch, embora elas não sejam muito empolgantes: o watchOS acaba de chegar à versão 4, que traz melhorias no visual, aprimoramentos na interface e um Dock mais organizado.

watchOS 4

 

Uma das novidades mais relevantes vem da Siri, que agora mais presente. A assistente pode mostrar notificações da agenda, por exemplo, de acordo com o horário ou com a localização do usuário. Na parte visual, agora há um mostrador em forma de caleidoscópio. Mickey e sua turma ganharam companhia: o watchOS 4 pode exibir os personagens de Toy Story quando a pessoa consulta horas e outras informações.

Toy Story

 

A função Exercícios não ficou de fora. Agora ela está mais fácil de usar e ganhou recursos, como a possibilidade de acompanhar mais de um tipo de exercício na mesma sessão. Para quem gosta de treinar curtindo um som, o App Música também foi aprimorado, sendo capaz de carregar as playlists preferidas automaticamente, por exemplo.

A versão developer preview do watchOS 4 já está disponível. Já a versão final deve ser distribuída a partir de setembro.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.