A Kaspersky protocolou nesta terça-feira (6) uma reclamação antitruste na União Europeia contra a Microsoft. A empresa de segurança russa acusa a dona do Windows de aproveitar sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para promover seu próprio software de segurança, o Windows Defender, às custas de soluções de terceiros.

O fundador Eugene Kaspersky afirma no blog da empresa que a Microsoft utiliza “métodos questionáveis” para promover o Windows Defender, um software “inferior”, na visão do executivo. Além disso, a empresa de segurança diz que a Microsoft está desativando a solução da Kaspersky em computadores de usuários que atualizam para o Windows 10.

Segundo a Kaspersky, durante a atualização para o Windows 10, o usuário é informado que seus dados serão mantidos e que não há softwares incompatíveis. No entanto, no meio do processo, o sistema operacional informa que o Kaspersky Anti-Virus não é compatível com o Windows 10, exclui os drivers necessários para o funcionamento do antivírus e ativa automaticamente o Windows Defender.

Os russos reclamam que a Microsoft não deu tempo suficiente para que a Kaspersky testasse a compatibilidade dos antivírus com o Windows 10. “Idealmente, os desenvolvedores independentes precisam de dois meses após receber a versão RTM para fazer todos os ajustes finais antes do lançamento da atualização do Windows para o público. Antigamente, a Microsoft nos fornecia o RTM em tempo útil, mas agora esse tempo foi reduzido a algumas semanas antes do lançamento ao público”, diz Eugene.

Além disso, o suporte técnico da Microsoft constantemente sugere a remoção de softwares de segurança de terceiros para resolver um problema, e a Kaspersky diz ter relatos de usuários que foram informados de que o Windows 10 seria “incompatível com antivírus de terceiros”.

Já a Microsoft diz ao The Verge que seu objetivo principal é “manter os consumidores protegidos”, e que as funções de segurança do Windows 10 cumprem com as leis de competição. A Microsoft também informa que “entrou em contato diretamente com a Kaspersky há alguns meses se oferecendo para uma reunião direta com um executivo para entender melhor as questões, mas o encontro ainda não aconteceu”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Swordfish

Kaspersky de longe é o melhor antivírus que já usei. Possui funções muito interessantes, inclusive implementou recentemente machine learning para prever comportamentos atípicos de aplicativos no PC. Acredito que os problemas mencionados acima sejam pontuais.

Isaac
Kaspersky de longe é o melhor antivírus que já usei. Possui funções muito interessantes, inclusive implementou recentemente machine learning para prever comportamentos atípicos de aplicativos no PC. Acredito que os problemas mencionados acima sejam pontuais.
Keaton
Já tive problemas com essa praga do Kaspersky... -_- Eu rodo o Apache 2.4 nesse pc e toda hora que alguém acessava o httpd (mesmo eu), o Windows 7/10 dava tela azul. Foi só desinstalar o Kaspersky e enfiar o Avira que parou. Pesquisando, achei o motivo: o driver que o Kaspersky enfia para verificar o trafego de internet (nem era o K. Internet Security...) dá problema com diversos softwares, incluindo o Apache. :I Até tentei entrar em contato com a turma do Kaspersky, mas eles simplesmente me fizeram perder quase dois meses pra nada. Simplesmente joguei 138 reais no ralo com essa praga.
SiouxBR
Também tive problemas com vários softwares com o W8 e W8.1. Mas com o W10 foi super tranquilo...
SiouxBR
Exatamente! Quando atualizei os computadores de casa para o Windows 10 estava usando o Kaspersky em todos eles e não recebi mensagem nenhuma de erro. Deve ser problema com alguma versão específica...
JN Marcos
Usuários disseram que: "o Windows 10 era incompatível com antivírus de terceiros". kkk Alguma prova disso? Pela imagem é mostrado que o antivírus não funciona numa determinada versão, não que fosse em todo Windows 10. Mas a Microsoft não deveria removê-lo. Se essa ação for pra frente, use-se a isonomia, e aplique o mesmo para sistemas operacionais móveis. Na qual, uma empresa também pode obter vantagens por dominá-la e oferecer um produto/serviço ao usuários
Rafael Olah
Uso ele desde 2008/2009 nunca mais tive problema com virus no pc, recomendo pra todo mundo. Ano passado comprei na promoção do dia das bruxas 3 anos de Internet Security por 119,00 reais no proprio site do Kaspersky. Estou usando com a Creator Edition sem problemas.
Icaro Souza
quando eu migrei do windows 8 pra 8.1 o kaspersky bugou na minha maquina e ficava usando 80% de CPU... mesmo depois de 6 meses do lançamento do windows 8.1. A microsoft ta mais que certa impedi de roda um aplicativo instável na maquina dos clientes dela.
edcley firmino
Sempre usei o defender, nunca tive nenhum problema.
Alessandro
acho mais leve que o eset e ele boqueia automaticamente a maioria dos sites que não deixam fechar. a outra coisa, tenho 8gb de ram e to com o witcher 3 aberto https://uploads.disquscdn.com/images/9fd8068915808055e43cb0bb37a74afafbce0ada4f1d5164367723d774ebc2e5.png
Molinex
A kaspz... A karoes... A sei lá como se escreve isso, parece nome de virus. Seja como for, a chupisco, tem que correr atras dos seus direitos, visto que já temos antecedentes. Não deve ganhar a causa, mas é como diz o ditado: Quem não chora jamais mamará... E outra, isso não afeta nada os usuários, já que o defender esta aí, e a MS garante que o objetivo é manter o usuário protegido... kkk
Wellington Gabriel de Borba
Ele é pesado? Tó pesando em comprar um licença daquelas promocionais de 49,90.
Alessandro
que interessante, fiz o caminho inverso, usava ate pouco tempo o ESET Smart Security, mas quando venceu o minha licença, resolvi dar uma chance ao Kaspersky, e to achando ele melhor
NoobIsrael
Já usei o Kaspersky mas não gostei, ele é muito avançado. Prefiro o Panda Free e Avira mais simplezinhos.
Fabio Alvez
Até agora não tive problemas com o Kaspersky, que comprei uma licença por R$20 graças a uma promoção para leitores do Tecmundo. Tive problemas com o Malwarebytes que ficava desativando a proteção Web, mas despois que o atualizei, o problema parou.
Exibir mais comentários