Início » Legislação Segurança » Kaspersky abre reclamação contra práticas anticompetitivas da Microsoft

Kaspersky abre reclamação contra práticas anticompetitivas da Microsoft

Por
23 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Kaspersky protocolou nesta terça-feira (6) uma reclamação antitruste na União Europeia contra a Microsoft. A empresa de segurança russa acusa a dona do Windows de aproveitar sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para promover seu próprio software de segurança, o Windows Defender, às custas de soluções de terceiros.

O fundador Eugene Kaspersky afirma no blog da empresa que a Microsoft utiliza “métodos questionáveis” para promover o Windows Defender, um software “inferior”, na visão do executivo. Além disso, a empresa de segurança diz que a Microsoft está desativando a solução da Kaspersky em computadores de usuários que atualizam para o Windows 10.

Segundo a Kaspersky, durante a atualização para o Windows 10, o usuário é informado que seus dados serão mantidos e que não há softwares incompatíveis. No entanto, no meio do processo, o sistema operacional informa que o Kaspersky Anti-Virus não é compatível com o Windows 10, exclui os drivers necessários para o funcionamento do antivírus e ativa automaticamente o Windows Defender.

Os russos reclamam que a Microsoft não deu tempo suficiente para que a Kaspersky testasse a compatibilidade dos antivírus com o Windows 10. “Idealmente, os desenvolvedores independentes precisam de dois meses após receber a versão RTM para fazer todos os ajustes finais antes do lançamento da atualização do Windows para o público. Antigamente, a Microsoft nos fornecia o RTM em tempo útil, mas agora esse tempo foi reduzido a algumas semanas antes do lançamento ao público”, diz Eugene.

Além disso, o suporte técnico da Microsoft constantemente sugere a remoção de softwares de segurança de terceiros para resolver um problema, e a Kaspersky diz ter relatos de usuários que foram informados de que o Windows 10 seria “incompatível com antivírus de terceiros”.

Já a Microsoft diz ao The Verge que seu objetivo principal é “manter os consumidores protegidos”, e que as funções de segurança do Windows 10 cumprem com as leis de competição. A Microsoft também informa que “entrou em contato diretamente com a Kaspersky há alguns meses se oferecendo para uma reunião direta com um executivo para entender melhor as questões, mas o encontro ainda não aconteceu”.

  • CtbaBr

    Problemas relacionados com o Windows 10…
    Porque será que isso não me surpreende?

  • Kang Otro ✓

    Lance normal. Segue o jogo.

  • Trovalds

    Aqui o Windows de vez em quando dá umas bugadas com o Kaspersky mas momentaneamente. Enfim, nada de novo em se tratando de MS.

  • Alberto Prado

    Eu passei exatamente pelo que foi descrito quando atualizei para o W10.
    Tive que instalar o Kaspersky do zero.

  • Dálio Lage

    esse Kaspersky já foi bom, é o único anti-vírus que não funciona direito no Win10, eu lembro que quando lançou eles ficaram uns 8 meses sem atualizar a versão que era 100% compatível com o Win10, enquanto BitDefender, Avira Pro e outros funcionavam adequadamente, ou seja, se os mesmos tem dificuldade de tornar a ferramenta deles compatível com a versão mais atual do Win 10, imagina se eles realmente conseguem proteger contra os Malwares mais atuais, não temos garantia nenhuma. O Kaspersky quando lançou a Build 10240 do Win10 não conseguia fazer o escaneamento da memória, sério, tiveram um tempão pra adaptar a versão deles para o Win10 pois o mesmo já teve antes do lançamento diversas versões Technical Preview.

  • Jack-Moser

    Já usei Kaspersky, foi bom, agora uso Nod32 muito melhor….

    • Alessandro

      que interessante, fiz o caminho inverso, usava ate pouco tempo o ESET Smart Security, mas quando venceu o minha licença, resolvi dar uma chance ao Kaspersky, e to achando ele melhor

    • edcley firmino

      Sempre usei o defender, nunca tive nenhum problema.

  • Felipe Xavier

    Quando atualizei pro 10 a partir do 8, não tive problemas.
    Ontem forcei a atualização da Creators e novamente não tive nenhum problema com o Kaspersky.

  • Fabio Alvez

    Até agora não tive problemas com o Kaspersky, que comprei uma licença por R$20 graças a uma promoção para leitores do Tecmundo. Tive problemas com o Malwarebytes que ficava desativando a proteção Web, mas despois que o atualizei, o problema parou.

  • Já usei o Kaspersky mas não gostei, ele é muito avançado. Prefiro o Panda Free e Avira mais simplezinhos.

  • Molinex

    A kaspz… A karoes… A sei lá como se escreve isso, parece nome de virus. Seja como for, a chupisco, tem que correr atras dos seus direitos, visto que já temos antecedentes. Não deve ganhar a causa, mas é como diz o ditado: Quem não chora jamais mamará…
    E outra, isso não afeta nada os usuários, já que o defender esta aí, e a MS garante que o objetivo é manter o usuário protegido… kkk

  • Icaro Souza

    quando eu migrei do windows 8 pra 8.1 o kaspersky bugou na minha maquina
    e ficava usando 80% de CPU… mesmo depois de 6
    meses do lançamento do windows 8.1. A microsoft ta mais que certa impedi
    de roda um aplicativo instável na maquina dos clientes dela.

    • SiouxBR

      Também tive problemas com vários softwares com o W8 e W8.1. Mas com o W10 foi super tranquilo…

  • Uso ele desde 2008/2009 nunca mais tive problema com virus no pc, recomendo pra todo mundo. Ano passado comprei na promoção do dia das bruxas 3 anos de Internet Security por 119,00 reais no proprio site do Kaspersky. Estou usando com a Creator Edition sem problemas.

  • JN Marcos

    Usuários disseram que: “o Windows 10 era incompatível com antivírus de terceiros”. kkk Alguma prova disso? Pela imagem é mostrado que o antivírus não funciona numa determinada versão, não que fosse em todo Windows 10. Mas a Microsoft não deveria removê-lo. Se essa ação for pra frente, use-se a isonomia, e aplique o mesmo para sistemas operacionais móveis. Na qual, uma empresa também pode obter vantagens por dominá-la e oferecer um produto/serviço ao usuários

    • SiouxBR

      Exatamente! Quando atualizei os computadores de casa para o Windows 10 estava usando o Kaspersky em todos eles e não recebi mensagem nenhuma de erro. Deve ser problema com alguma versão específica…

  • Keaton

    Já tive problemas com essa praga do Kaspersky… -_-
    Eu rodo o Apache 2.4 nesse pc e toda hora que alguém acessava o httpd (mesmo eu), o Windows 7/10 dava tela azul. Foi só desinstalar o Kaspersky e enfiar o Avira que parou.
    Pesquisando, achei o motivo: o driver que o Kaspersky enfia para verificar o trafego de internet (nem era o K. Internet Security…) dá problema com diversos softwares, incluindo o Apache. :I

    Até tentei entrar em contato com a turma do Kaspersky, mas eles simplesmente me fizeram perder quase dois meses pra nada. Simplesmente joguei 138 reais no ralo com essa praga.

  • Isaac

    Kaspersky de longe é o melhor antivírus que já usei. Possui funções muito interessantes, inclusive implementou recentemente machine learning para prever comportamentos atípicos de aplicativos no PC. Acredito que os problemas mencionados acima sejam pontuais.