Início » Carro » Google testa Waze para Android Auto

Google testa Waze para Android Auto

Paulo Higa Por

Demorou, mas o Google começou a testar uma versão do Waze para Android Auto com um grupo de usuários. O aplicativo de GPS colaborativo era uma das principais ausências do software automotivo da empresa, que foi lançado em painéis de carros vendidos no Brasil em 2016.

Colocar o Waze no painel do carro poderia causar problemas porque as leis de trânsito de vários países, incluindo o Brasil, proíbem expressamente a utilização de tecnologias que possam distrair o motorista. E os alertas de congestionamento, acidente, radar ou perigo à frente no Waze funcionam justamente devido à interação dos usuários com o aplicativo.

Por isso, o Google diz aos beta testers, em e-mail recebido pelo Android Police, que “a integração foi otimizada para funcionar com o painel do carro e, devido a isso, muitos recursos do Waze foram intencionalmente excluídos”. Ainda assim, o Waze para Android Auto mantém as principais funcionalidades do aplicativo original, incluindo o recurso de receber e fazer alertas sobre a situação do trânsito.

O Ars Technica nota que o Waze é importante para o Android Auto por ser o primeiro aplicativo da plataforma a ter controle total sobre a interface. Até então, os aplicativos do Android Auto eram limitados a mensageiros e players de música; eles seguiam um layout padrão definido pelo Google, que não oferecia muitas possibilidades de personalização aos desenvolvedores.

Leia maisUm mês com Android Auto no carro: os prós e contras

A versão atual do Waze para Android Auto ainda tem problemas conhecidos e pode fechar repentinamente em alguns casos. Se quiser participar do beta privado, inscreva-se nesta página. É necessário ter um carro compatível com o Android Auto. O aplicativo ainda não funciona na variante que aproveita a tela do smartphone como painel e inicialmente não estará disponível em veículos da Audi e Mercedes-Benz.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Magnosama
Sim, no iOS10
acabo ficando no bluetooth e usando o Waze no celular tbm,
a Apple já tem sido bem mais maleável em relação ao seu sistema, torço pra que isso chegue ao Carplay tbm, permitindo mais apps que não apenas os oficiais.
Vinicius Jota
Hahaha... talvez seja gosto. O Carplay é capenga, mas é bem organizadinho. Usou ele no iOS 10? Funciona super bem para mim, mando mensagens (inclusive via whatsapp - apesar de não mostrar na tela quando recebe) e crio lembretes, além de usar o Apple Music. Acabo usando o Waze na tela do celular mesmo...
Magnosama
Eita,
então danou-se,
pq eu odeio o Carplay, acho tudo uma zona e capenga...
minha esperança era o AA, que não utilizei ainda.
Vinicius Jota
Sinceramente? Odeio o Android Auto, acho tudo uma zona...rs
O Carplay é muito mais bem estruturado, é realmente uma pena ser tão capenga aqui no Brasil. Acredito que com o iOS 11 deva melhorar algo...
Magnosama
E está gostando do Waze no AA???
Magnosama
Tem toda razão sobre o Waze no Android Auto.
Vinicius Jota
Sou obrigado a discordar... apps como Audible (da Amazon para audiolivros) são excelentes e completos. A culpa é sim do Spotify que não faz algo melhor para o Carplay. Quanto à permissão de mapas no Carplay, acho que tem culpa das duas partes... a Apple que deve dificultar intencionalmente, e o Waze que não parece estar tão preocupado em lançar seu serviço nessa plataforma. Sejamos honestos, no Android Auto também não funciona o Waze, não é o Android o "sistema super aberto"? O Waze entrou há pouco tempo na fase beta para o Android Auto, por enquanto só tem acesso quem faz parte do programa beta tester (eu faço, sei dizer com propriedade por esse motivo).
Magnosama
Não, a culpa é da Apple. Que protege seu próprio serviço.
O que acaba sendo desonesto com o consumidor.
Como é desonesto permitir apenas o seu próprio serviço de mapas, sem permitir que Google Maps e Waze operem.
Lesando o consumidor mais uma vez.
O Spotify no Android Auto é lindo e completo.
Vinicius Jota
Isso é culpa do Spotify, não do Carplay. O Apple Music é sensacional no Carplay.
Quanto a não termos os mapas aqui no Brasil, é pq a Apple é preguiçosa e não colocou nem navegação ponto a ponto nos mapas por aqui. Quando essa função vier, o mapa será liberado para Carplay... enquanto isso a opção de usar Waze no Carplay fica por conta de jailbreak, que funciona muito bem.
Lucas Blassioli
"muitos recursos do Waze foram intencionalmente excluídos", basicamente devem ser os avisos que faziam o pessoal usar o Waze como blitz...
SuperMarcellus
Alguém conseguiu fazer parte do beta? Eu tenho cadastro, mas não acho a opção para baixar o apk beta. Acho que fecharam a qtde de pessoas, mas não consegui confirmar.
Marcellus
Alguém conseguiu fazer parte do beta? Eu tenho cadastro, mas não acho a opção para baixar o apk beta. Acho que fecharam a qtde de pessoas, mas não consegui confirmar.
Kang Otro ✓
É bem baratinho.
Kang Otro ?
É bem baratinho.
Jonas Schumacher
O problema com o Apple Maps é que eles não mapearam as nossas rodovias para permitir a navegação. Nem mesmo no Iphone você consegue inserir um destino e utilizar esta funcionalidade, você só consegue visualizar o mapa.
Jonas Schumacher
E o Chevrolet Onix?
Magnosama
Pois é,
o carplay foi uma grande decepção pra mim.
E o pior é que não temos perspectivas de que a Apple libere apps como Gmaps ou o próprio Waze no sistema. Aliás, o que acho um tremendo absurdo.
Bruno Aveiro
Não tive oportunidade de ver o Android Auto ainda.
O que percebi sobre o CarPlay é que até em propagandas de TV eles mostram o mínimo possível a central multimídia. Por que será, né?
Magnosama
Vc já viu como é o Spotify no Android auto?
Bem mais completo, no carplay ele não mostra sequer as capas dos discos, é uma coisa feia e mal feita. Funcionar direito, funciona, mas pra ver apenas os nomes das músicas, mais prático usar o Bluetooth
Bruno Aveiro
Eu uso pouco. Mas o pouco que usei do app Músicas e Spotify não tive o que reclamar. Como eu estava dirigindo então basicamente conecto o celular, dou play aleatório e não mexo mais.
Mas ter uma central multimídia que ocupa metade do painel frontal do carro e ter que colocar o celular pra usar o GPS em uma gambiarra na saída de ar condicionado é frustrante.
Magnosama
No Carplay até o Spotify é tosco.

Aquilo é uma vergonha. Uso só o Bluetooth no carro.
Gustavo
bem que poderiam ter mais centrais multimidias compativeis com android auto....as que tem são super caras...
Bruno Aveiro
O CarPlay da Apple não tem nem o app dos Mapas da Apple no Brasil
Perguntei pra um vendedor da Citroën quando o app viria para o Brasil. Ele disse que não vai vir e que a Apple está pagando uma multa para as fabricantes que aderiram ao CarPlay no Brasil por causa disso.
Segundo ele o problema era instabilidade do app Mapas no Brasil (!?).
Não achei nenhum site falando disso.
O Paulo Higa bem que podia dar uma apurada pra gente, né? =/
Magnosama
Taí uma coisa que me faria pensar em comprar um Android.

O Apple carplay é uma boxta.