Início » Carros » Google testa Waze para Android Auto

Google testa Waze para Android Auto

Por
07/06/2017 às 12h57
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Demorou, mas o Google começou a testar uma versão do Waze para Android Auto com um grupo de usuários. O aplicativo de GPS colaborativo era uma das principais ausências do software automotivo da empresa, que foi lançado em painéis de carros vendidos no Brasil em 2016.

Colocar o Waze no painel do carro poderia causar problemas porque as leis de trânsito de vários países, incluindo o Brasil, proíbem expressamente a utilização de tecnologias que possam distrair o motorista. E os alertas de congestionamento, acidente, radar ou perigo à frente no Waze funcionam justamente devido à interação dos usuários com o aplicativo.

Por isso, o Google diz aos beta testers, em e-mail recebido pelo Android Police, que “a integração foi otimizada para funcionar com o painel do carro e, devido a isso, muitos recursos do Waze foram intencionalmente excluídos”. Ainda assim, o Waze para Android Auto mantém as principais funcionalidades do aplicativo original, incluindo o recurso de receber e fazer alertas sobre a situação do trânsito.

O Ars Technica nota que o Waze é importante para o Android Auto por ser o primeiro aplicativo da plataforma a ter controle total sobre a interface. Até então, os aplicativos do Android Auto eram limitados a mensageiros e players de música; eles seguiam um layout padrão definido pelo Google, que não oferecia muitas possibilidades de personalização aos desenvolvedores.

Leia maisUm mês com Android Auto no carro: os prós e contras

A versão atual do Waze para Android Auto ainda tem problemas conhecidos e pode fechar repentinamente em alguns casos. Se quiser participar do beta privado, inscreva-se nesta página. É necessário ter um carro compatível com o Android Auto. O aplicativo ainda não funciona na variante que aproveita a tela do smartphone como painel e inicialmente não estará disponível em veículos da Audi e Mercedes-Benz.

  • Magnosama

    Taí uma coisa que me faria pensar em comprar um Android.

    O Apple carplay é uma boxta.

    • Bruno Aveiro

      O CarPlay da Apple não tem nem o app dos Mapas da Apple no Brasil
      Perguntei pra um vendedor da Citroën quando o app viria para o Brasil. Ele disse que não vai vir e que a Apple está pagando uma multa para as fabricantes que aderiram ao CarPlay no Brasil por causa disso.
      Segundo ele o problema era instabilidade do app Mapas no Brasil (!?).
      Não achei nenhum site falando disso.
      O Paulo Higa bem que podia dar uma apurada pra gente, né? =/

      • Magnosama

        No Carplay até o Spotify é tosco.

        Aquilo é uma vergonha. Uso só o Bluetooth no carro.

        • Bruno Aveiro

          Eu uso pouco. Mas o pouco que usei do app Músicas e Spotify não tive o que reclamar. Como eu estava dirigindo então basicamente conecto o celular, dou play aleatório e não mexo mais.
          Mas ter uma central multimídia que ocupa metade do painel frontal do carro e ter que colocar o celular pra usar o GPS em uma gambiarra na saída de ar condicionado é frustrante.

          • Magnosama

            Vc já viu como é o Spotify no Android auto?
            Bem mais completo, no carplay ele não mostra sequer as capas dos discos, é uma coisa feia e mal feita. Funcionar direito, funciona, mas pra ver apenas os nomes das músicas, mais prático usar o Bluetooth

          • Bruno Aveiro

            Não tive oportunidade de ver o Android Auto ainda.
            O que percebi sobre o CarPlay é que até em propagandas de TV eles mostram o mínimo possível a central multimídia. Por que será, né?

          • Magnosama

            Pois é,
            o carplay foi uma grande decepção pra mim.
            E o pior é que não temos perspectivas de que a Apple libere apps como Gmaps ou o próprio Waze no sistema. Aliás, o que acho um tremendo absurdo.

      • Jonas Schumacher

        O problema com o Apple Maps é que eles não mapearam as nossas rodovias para permitir a navegação. Nem mesmo no Iphone você consegue inserir um destino e utilizar esta funcionalidade, você só consegue visualizar o mapa.

  • Gustavo

    bem que poderiam ter mais centrais multimidias compativeis com android auto….as que tem são super caras…

    • Jonas Schumacher

      E o Chevrolet Onix?

      • Kang Otro ✓

        É bem baratinho.

  • Marcellus

    Alguém conseguiu fazer parte do beta? Eu tenho cadastro, mas não acho a opção para baixar o apk beta. Acho que fecharam a qtde de pessoas, mas não consegui confirmar.

  • “muitos recursos do Waze foram intencionalmente excluídos”, basicamente devem ser os avisos que faziam o pessoal usar o Waze como blitz…