Início » Aplicativos e Software » Como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável

Como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável

Saiba como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável; a dica vale para qualquer versão ISO do Windows

Avatar Por
TB Responde

Com a popularização de notebooks sem drive de CD/DVD, surgiu uma nova necessidade: instalar sistemas operacionais sem depender do uso de mídias físicas em disco, já que elas não poderiam ser lidas nos computadores mais finos e supercompactos. Como todos eles têm ao menos uma porta USB sobrando, esse virou o método preferido. Saiba como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável.

O tutorial abaixo vai explicar o passo a passo de como realizar essa façanha nada complicada. Embora o alvo mesmo sejam os usuários sem drive de CD, os procedimentos a seguir podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer computador que tenha a capacidade de fazer boot usando as suas portas USB.

A dica vale para Windows XP, Windows Vista, Windows7 e vários outros. A lista completa aparece mais abaixo, no print do menu do programa.

O que você vai precisar:

  • pen drive USB com pelo menos 4GB;
  • CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional escolhido (Windows XP*, Windows Vista ou Windows 7 etc);
  • O programa Novicorp WinToFlash, cujo download é gratuito;
  • Um computador que já tenha alguma versão do Windows rodando (o que você está usando para ler esse artigo deve servir).

Dica:

Em vez de recuperar um Windows 7 antigo, você pode baixar o Windows 10 de graça.

Como instalar o Windows 7 pelo pendrive

  1. Baixe e descompacte o WinToFlash. Ele não vai criar uma pasta a menos que você configure isso na hora da extração. Portanto, crie uma pasta antes e evite que os ícones do programa fiquem voando soltos pela sua área de trabalho
  2. Insira o CD/DVD do sistema operacional no drive e execute o WinToFlash. Ele vai oferecer duas opções: Setup Wizard (simples) e uma avançada;
  3. Se você não é um usuário experiente, vá pela simples, pois com ela não há como dar errado. A parte mais complicada do processo consiste em clicar no botão Next várias vezes. O programa vai perguntar qual o é o drive do CD/DVD e qual é o drive do pendrive USB.
  4. Depois disso, ele deverá detectar qual é o CD e qual detectar qual o sistema no disco e mostrar a EULA (Termos de Uso) do sistema que deve ser aceita para prosseguir. Depois desse passo, o processo de configuração (formatação e cópia dos arquivos do CD/DVD) do pendrive USB será iniciado;
  5. Caso você opte pelo modo avançado, o programa oferece algumas opções extras, como a instalação de um Windows PE (Pre-Installed Environment), criação de um pendrive USB de boot de emergência (para quando acontecem erros como Falta NTLDR, por exemplo) entre outras opções (bastante úteis por sinal);
  6. Uma vez que o sistema esteja no pendrive, vá para o computador no qual ele será instalado. Ao ligá-lo, entre no setup da BIOS. A tecla necessária para abrir o setup varia de fabricante para fabricante, mas normalmente é uma das três: DEL, F2 ou F9. Só para garantir, aperte todas;
  7. Uma vez na BIOS, encontre a sessão de Boot e coloque o Removable USB Disk como a primeira opção. Isso vai fazer com que o computador busque os arquivos de instalação ou boot em alguma das portas USB. Salve as configurações e saia do Setup.
  8. Insira o pendrive logo depois de sair do Setup. A tela de instalação deverá aparecer. Caso você tenha optado por instalar o Windows XP, a tela que deverá aparecer é a seguinte:
  9. Selecione a primeira opção e instale os arquivos iniciais. Quando o programa de instalação reiniciar a máquina, selecione a segunda opção e continue instalando.
  10. Vá tomar uma Coca-Cola enquanto o Windows (ou o sistema de sua preferência) termina de ser instalado. 😛

Observações

Esteja atento:

  • Algumas vezes, ao tentar instalar o Windows XP SP2, dei de cara com o aviso “Erro/Disco Pressione qualquer tecla para reinicar”. Mas funcionou sem problemas com arquivos do Windows Vista e 7. Ainda não está claro qual a origem desse erro, mas investigarei mais a fundo e atualizarei esse post com a resposta.
  • Não recomendo usar uma ISO de instalação montada em um driver de CD virtual para criar o pendrive. Aumenta a chance de erros durante a cópia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Varnier Rei
Ele não deixa usar iso personalizada? Baixei o WinToFlash Lite e ele pede cópia original do Windows. https://uploads.disquscdn.com/images/d209c26af9f3dd932285d1a231ea695115fb2087977a3bfb7e25bb628e29502a.png
Guilherme Moreira
Criar pendrive bootável!!! https://www.youtube.com/watch?v=FXGBS3gYCsQ
Cassiano
Bom dia
Lucas De Almeida
A minha Bios é totalmente diferente :( :'( #SemPC
Leandro Felismino Vieira
meu amigo pode me ajudar consegui faser tudo certinho dar o boot pelo pen driver normal e inicia a instalação do windows 7 só que depois de vc clicar em proceguir depois dakela telinha de escolher idioma teclado abnt e clico em processuir dai da o seguinte erro selecione o driver a ser instaldo e aparece o caminho pra escolher la cliquei em todas unidades e nada nao sai dessa tela por nada ja tentei comvarius programas diferente e a mesma coisa quando dar o boot e passa da tela pra proseguir fica pedino esse driver como resolver isso?
Rogue Rei
vou tentar
@
Meu amigo o meu netbook estah me dando um erro e diz que não é possível carregar o sistema operacional; gostaria de saber como proceder, devo ter excluído alguma partição mas a tela de boot aparece normalmente, agradeço desde jah!
Edenilson Jose da Costa
meu notbook de pau nao abre mais nada alguem me ajuda
Pedro Leonel Fortunato
valeu
Plugins Ptbr
Muito interessante e utill ótimo tutorial, para instalação via pendrive
Haroldo Dias
Esse programinha _ Novicorp WinToFlash_ ferrou literalmente com meu hd externo de 1 tb que estava particionado. Tentei instalar o sevem no meu hd externo daí ele ficou formatando meu hd e ficou dando uma mensagem de erro. Daí como não queria sair disso dei um ctrl+alt+del e o fechei com o gerenciador de tarefas. Daí meu hd sumiu. Despluguei e pluguei ele de novo daí ele tava todo ferrado, pedindo pra formatar ele e informando que ele nao estava mais particionado.
Gui Bento
Isso ocorre pois talvez você não alterou os valores do BOOT. Para que o Windows possa carregar, a primeira opção do BOOT deve ser a do HD. Então configure o seu BOOT no netbook seguindo o mesmo passo. Funcionou muito bem. Excelente programa. Respondendo o Tiago César Oliveira, a instalação pelo Pen Drive do Windows 7 é sim mais rápida que no CD (dependendo da porta USB que possuir).
Felipe Augusto Rodrigues
Eduardo, todo o processo ocorre normal, consigo dar o boot pelo pen, dai aparece instalar agora no win7 clico la, dai aparece iniciando configuraçoes, depois da um erro e nao tem como continuar mais. Alguma dica para o que eu fazer
leandro
Criei um pen drive bootável de um dvd do windows em perfeita condições. Quando iniciei a instalação ocorreu tudo bem até a primeira reinicialização; daí COMEÇOU A INICIAR A INSTALAÇÃO NOVAMENTE. O que deve ser? Configurei o boot p/ priorizar pelo pen drive normalmente. Só consegui prosseguir a instalação depois que desliguei o pc e o liguei novamente. Será que é necessário entrar no setup na primeira reinialização do windows 7 para prosseguir com a instalação? Por favor mim ajudem nessa questão.
fabio
cara eu te amooooo tu salvou a vida do meu bolso e do meu PC pq eu ja tava pensando em chama um tecnico pra consertar meu pc e ele iria cobrar absurdos e eu ia perder todos meus arquivos. cara é serio eu te amo msm kkkk brigadao cara fico te devendo essa
Exibir mais comentários