Início » Software » Como instalar o Windows 7 através de um Pen Drive bootável

Como instalar o Windows 7 através de um Pen Drive bootável

Usando esta dica você vai aprender a instalar qualquer versão do Windows utilizando um Pen Drive.

Por
8 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Com o advento e popularização dos netbooks, surgiu uma nova necessidade: instalar sistemas operacionais sem depender do uso de CDs ou DVDs, já que eles não poderiam ser lidos nos computadores supercompactos. Como todos eles têm ao menos uma porta USB sobrando, esse virou o método preferido para instalação de sistemas.

O tutorial abaixo vai explicar o passo-a-passo de como realizar essa façanha nada complicada. E embora o alvo mesmo sejam os usuários de netbooks, os procedimentos a seguir podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer computador que tenha a capacidade de fazer boot por portas USB, independentemente de ter um drive de CD/DVD ou não.

A dica vale para Windows XP, Vista, 7 e vários outros. A lista completa aparece mais abaixo, no print do menu do programa.

Material

O que você vai precisar:

  • pen drive USB com pelo menos 4GB;
  • CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional escolhido (Windows XP*, Windows Vista ou Windows 7 etc);
  • O programa Novicorp WinToFlash, cujo download é gratuito;
  • Um computador que já tenha alguma versão do Windows rodando (o que você está usando para ler esse artigo deve servir).

Instalação

1. Baixe e descompacte o WinToFlash. Ele não vai criar uma pasta a menos que você configure isso na hora da extração. Portanto, crie uma pasta antes e evite que os ícones do programa fiquem voando soltos pela sua área de trabalho.

2. Insira o CD/DVD do sistema operacional no drive e execute o WinToFlash. Ele vai oferecer duas opções: Setup Wizard (simples) e uma avançada.

2.1. Se você não é um usuário experiente, vá pela simples, pois com ela não há como dar errado. A parte mais complicada do processo consiste em clicar no botão Next várias vezes. O programa vai perguntar qual o é o drive do CD/DVD e qual é o drive do pendrive USB.

Depois disso, ele deverá detectar qual é o CD e qual detectar qual o sistema no disco e mostrar a EULA (Termos de Uso) do sistema que deve ser aceita para prosseguir. Depois desse passo, o processo de configuração (formatação e cópia dos arquivos do CD/DVD) do pendrive USB será iniciado.

2.2. Caso você opte pelo modo avançado, o programa oferece algumas opções extras, como a instalação de um Windows PE (Pre-Installed Environment), criação de um pendrive USB de boot de emergência (para quando acontecem erros como Falta NTLDR, por exemplo) entre outras opções (bastante úteis por sinal).

3. Uma vez que o sistema esteja no pendrive, vá para o computador no qual ele será instalado. Ao ligá-lo, entre no setup da BIOS. A tecla necessária para abrir o setup varia de fabricante para fabricante, mas normalmente é uma das três: DEL, F2 ou F9. Só para garantir, aperte todas.

4. Uma vez na BIOS, encontre a sessão de Boot e coloque o Removable USB Disk como a primeira opção. Isso vai fazer com que o computador busque os arquivos de instalação ou boot em alguma das portas USB. Salve as configurações e saia do Setup.

5.1. Insira o pendrive logo depois de sair do Setup. A tela de instalação deverá aparecer. Caso você tenha optado por instalar o Windows XP, a tela que deverá aparecer é a seguinte:

5.2. Selecione a primeira opção e instale os arquivos iniciais. Quando o programa de instalação reiniciar a máquina, selecione a segunda opção e continue instalando.

6. Vá tomar uma Coca-Cola enquanto o Windows (ou o sistema de sua preferência) termina de ser instalado. 😛

Observações

Esteja atento:

  • Algumas vezes, ao tentar instalar o Windows XP SP2, dei de cara com o aviso “Erro/Disco Pressione qualquer tecla para reinicar”. Mas funcionou sem problemas com arquivos do Windows Vista e 7. Ainda não está claro qual a origem desse erro, mas investigarei mais a fundo e atualizarei esse post com a resposta.
  • Não recomendo usar uma ISO de instalação montada em um driver de CD virtual para criar o pendrive. Aumenta a chance de erros durante a cópia.