Início » Games » Xbox One terá retrocompatibilidade com games do Xbox original

Xbox One terá retrocompatibilidade com games do Xbox original

Por
12/06/2017 às 10h34
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A E3 2017 teve início no final de semana e coube à Microsoft ser a primeira do segmento de consoles a preparar novidades para o evento. Uma delas é um desejo antigo de muitos jogadores: o Xbox One terá compatibilidade com jogos da primeira geração do Xbox, aquela que foi lançada em 2001.

Na E3 2015, a Microsoft revelou que o Xbox One teria compatibilidade com títulos do Xbox 360, notícia que, além de ter sido bem recebida, trouxe a esperança de que o mesmo viesse a ser feito com relação aos jogos do Xbox original. Diante das expectativas, o próprio Phil Spencer, líder da divisão Xbox, revelou na época que essa possibilidade estava sendo cogitada.

Primeiro Xbox

Demorou para a confirmação vir, mas agora ela foi dada. Ainda que sem revelar detalhes, Spencer oficializou o suporte a jogos do Xbox original no Xbox One, começando com Crimson Skies: High Road to Revenge. Mais títulos compatíveis deverão ser informados em breve, com muitos deles estando disponíveis até o final do ano.

É visível que a Microsoft está tratando o assunto com bastante cuidado, o que é compreensível: tecnicamente, não é tão fácil permitir a retrocompatibilidade. Os games terão que passar por ajustes gráficos e, em alguns casos, até por alterações que influenciarão ligeiramente no desempenho.

Albert Penello, chefe de marketing da divisão Xbox, confirmou que as mídias do Xbox original funcionarão no Xbox One — provavelmente, o console entrará em uma espécie de modo de emulação, tal como é feito com a retrocompatibilidade de títulos do Xbox 360.

Também é esperado que os games da primeira geração sejam disponibilizados na loja da plataforma. Além disso, Penello assegurou que as licenças de jogos do Xbox de primeira geração adquiridas no Xbox 360 poderão ser transferidas para o Xbox One, sem custo adicional.

Vale dizer que todo esse esquema de retrocompatibilidade também valerá para o recém-anunciado Xbox One X, como não poderia deixar de ser.

Com informações: The Verge

  • Juan Lourenço

    E assim a família Xbox vai se tornando uma só 🙂

  • Renato Oliveira

    Nesse quesito a Microsoft está dando um baile na Sony

  • leoleonardo85

    Os jogos podem ser um problema, mas em serviços a Microsoft dá uma surra na Sony.

    • Gertrudes, a Lhama

      O problema da Sony é estar no topo. Quem corre atrás costuma se diferenciar pra tentar atrair público, enquanto a Sony tá só olhando tudo acontecer. É só tomar o crossplay de Minecraft por exemplo, TODAS as plataformas exceto o PS4 vão poder jogar juntas(até mesmo da Nintendo, que é conhecida por viver no seu próprio mundo), só o PS4 não porque a Sony não quis.

      Pessoal tende a não dar bola pra isso ou achar que a Sony tá certa porque “é Minecraft, coisa de pirralhinho”, mas é uma puta bola fora da Sony isso, e cria precedentes para outros jogos.

      • Gnull

        “é Minecraft, coisa de pirralhinho” é um modelo de resposta de quem joga play. Vejo sempre comentários do tipo. Outro exemplo é o da retrocompatibilidade, falam que é coisa de console que “não tem jogos”. Ou até da EA acess, que é pra console que “não tem exclusivos”.

      • Trovalds

        Queria ver pirralho desenvolver aqueles projetos absurdos de Minecraft que rolam em alguns canais. Sony se acha demais mas ela só vive de se apoiar nos fanboys e nos exclusivos porque peca em um bocado de coisas.

        • Gertrudes, a Lhama

          Sim, acho Minecraft um jogo sensacional. Acompanho desde quando era beta.

          O problema é a enxurrada de YouTuber de 12 anos(ou que age como se tivesse 12 anos) fazendo vídeo tosco disso, aí estragou a imagem do jogo. Junte isso ao fato de que se não for realista, 4k, sangrento e com homens musculosos, o pessoal “maduro” acha um lixo, e tem esse resultado.

          • Tom

            Kkkkk

      • Stark

        Eu só tenho PS4 por causa dos meus amigos, pois fora isso vejo o Xbox One como superior: tem jogos melhores na Live Gold, tem EA Access, serviços melhores, controle superior, retrocompatibilidade, sempre teve suporte a HD externo (a Sony só incluiu no PS4 depois de 3 anos), entre outros. Como ninguém que eu conheço tem Xbox One e dá para aguentar o PS4, fui nele mesmo.

  • Alexandre Silva

    Os 5 jogos do xbox original podem ser jogados agora!

    • André G

      Os 5 jogos que ninguém conhece pq todo mundo jogava PS2

    • Ricardo Donizete

      quais jogos?

    • Meganegão

      Dead or alive beach volleyball