Início » Carro » Tesla Model X recebe pontuação máxima em testes de colisão; veja os vídeos

Tesla Model X recebe pontuação máxima em testes de colisão; veja os vídeos

Emerson Alecrim Por

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) realizou uma série de testes para avaliar a segurança do Model X, o SUV elétrico da Tesla. Os resultados certamente agradaram a quem possui uma unidade do veículo: o modelo recebeu a pontuação máxima, de cinco estrelas, em todos os quesitos.

Tesla Model X

Isso significa que, atualmente, o Tesla Model X é um dos carros mais seguros do mundo. Até então, nenhum modelo SUV (utilitário esportivo) havia se saído tão bem nesses testes. Na verdade, o Model X só fica atrás de outro carro da Tesla no quesito segurança: o sedã Model S.

De acordo com a avaliação da NHTSA, as chances de os passageiros saírem ilesos (ou quase) de um acidente grave envolvendo o Model X é de 93%. Os vídeos dos testes — bastante impressionantes, por sinal — nos fazem perceber que a possibilidade de os ocupantes do veículo terem, no máximo, ferimentos leves, é realmente grande.

Qual o segredo do Model X? O fato de o veículo ter arquitetura elétrica e não possuir motor na parte frontal fazem essa área absorver impactos de colisões frontais de maneira muito mais efetiva, no entendimento da NHTSA.

Além disso, o modelo tem o conjunto de baterias posicionado na parte inferior de uma forma que faz o peso ser mais bem distribuído. Isso permite que o Model X tenha um centro de gravidade mais baixo, diminuindo o risco de inclinação severa em acidentes (o que poderia levar a um capotamento, por exemplo).

Não há dúvidas de que os resultados deixaram a Tesla satisfeita, mas o bom desempenho já era esperado, provavelmente. Como ressalta o The Verge, o próprio Elon Musk vez ou outra relata casos de acidentes com o Model X em que os ocupantes do veículo não sofreram nenhum ferimento grave.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Ribeiro
Curiosamente, o 208 nacional não tem a barra de proteção lateral nas portas que até o finado Mille possuía.
Roger
Deve, deve não dizer besteiras
Roger Martins
Deve, deve não dizer besteiras
Roger
"Aí mimimi mundo chato, sou burro mas não consigo ver." Kkkk
Roger Martins
"Aí mimimi mundo chato, sou burro mas não consigo ver." Kkkk
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Aliás esse carro é meu sonho de consumo, mas só vou comprar quando ganhar na mega da virada.
Mago Erudito®
Aliás esse carro é meu sonho de consumo, mas só vou comprar quando ganhar na mega da virada.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Uma colisão lateral num Onix é quase certo que terá fatalidade.No BR pagamos um absurdo pra isso aqui:https://www.youtube.com/wat...
Mago Erudito®
Uma colisão lateral num Onix é quase certo que terá fatalidade.

No BR pagamos um absurdo pra isso aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=8Kzi60TFu9k
Fabio Montarroios
E nisso reside o maior problema.
David Diniz
Asneira de que? Só por que eu escrevi aquilo? Realmente tem pessoas que se ofendem com besteira... #mundochato.
Roger
Mundo chato q quando um idiota fala uma asneira, não assume e ainda tenta usar a clássica: foi uma piada
Roger Martins
Mundo chato q quando um idiota fala uma asneira, não assume e ainda tenta usar a clássica: foi uma piada
Bruno Correia
Olha o vídeo da batida, ele estava em baixa velocidade quando bateu com o carro, e o fogo começou no assoalho do mesmo, justamente aonde fica o banco de baterias, dá uma olhada.
Neto
Quando ele bateu não estava muito rápido, até porque era uma curva bem fechada.
Kang Otro ✓
Leve em consideraçao que ele estava pilotando a uma velocidade extremamente alta, a bordo de um supercarro. Nao foi confirmado que a causa do fogo tenha sido originado nas celulas de bateria.
Kang Otro ?
Leve em consideraçao que ele estava pilotando a uma velocidade extremamente alta, a bordo de um supercarro. Nao foi confirmado que a causa do fogo tenha sido originado nas celulas de bateria.
David Diniz
Opa mero mortal apenas. Não devo nada a ninguém(até aonde eu sei)
Rmavalli
Por aqui o carro mais vendido tem 0 estrelas... Mas também existem carros muito seguros por aqui também. Tinha um Peugeot 208, que ao levar uma fechada fui jogado em direção a um muro, a 60km/h, o carro foi PT, até câmbio foi pro saco, mas a unica coisa que me aconteceu foi um ralado/queimado na ponta do nariz por causa do airbag. Se você for ver, seria um teste similar a esse ai, por esse foi realizado a 35mph (56.3km/h)
Arley Martins
Um carro com uma tecnologia dessa não chega no brasil, pq aqui so se vende carroça e restos.
Henrique
Kim Dotcom?
O FBI tá na tua cola.
Bruno Correia
Falou amigo, obrigado pelo link
Trovalds
Procurou bem... https://www.nhtsa.gov/ratings

Tá em MPH, basta converter.
Bruno Correia
Qual a velocidade em que o teste foi feito? Não encontrei, seria similar a do Ncap? Creio que o maior receio referente a esses carros seja também a bateria, se por um lado o uso delas ajudou os carros terem uma melhor pontuação, o rompimento de uma célula também pode causar um sério risco de incêndio, um bom exemplo disso foi o acidente que o Richard Hammond sofreu esses dias.
ochateador
É um site de tecnologia.
A matéria é sobre um carro, que tem bastante tecnologia embutida.
palatoqueimado
Os Teslas são os veículos mais avançados tecnologicamente, comparado a concorrência. A piada está em você, amigo.
Felipe Teodoro
E também que aquela vez que o model s conseguiu quebrar a maquina de teste do NHTSA.
Marco Antonio
Em defesa de nosso amigo, passou longe de parecer uma piada, kkkk, mas já que está explicado então todo mundo tá feliz.
David Diniz
Mundo chato aonde tem um chato que não gosta de uma piadinha.
Roger
Tu é retardado ou se faz?
Roger Martins
Tu é retardado ou se faz?
David Diniz
Aqui é o noticias automotivas ou Tecnoblog?