A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) realizou uma série de testes para avaliar a segurança do Model X, o SUV elétrico da Tesla. Os resultados certamente agradaram a quem possui uma unidade do veículo: o modelo recebeu a pontuação máxima, de cinco estrelas, em todos os quesitos.

Tesla Model X

Isso significa que, atualmente, o Tesla Model X é um dos carros mais seguros do mundo. Até então, nenhum modelo SUV (utilitário esportivo) havia se saído tão bem nesses testes. Na verdade, o Model X só fica atrás de outro carro da Tesla no quesito segurança: o sedã Model S.

De acordo com a avaliação da NHTSA, as chances de os passageiros saírem ilesos (ou quase) de um acidente grave envolvendo o Model X é de 93%. Os vídeos dos testes — bastante impressionantes, por sinal — nos fazem perceber que a possibilidade de os ocupantes do veículo terem, no máximo, ferimentos leves, é realmente grande.

Qual o segredo do Model X? O fato de o veículo ter arquitetura elétrica e não possuir motor na parte frontal fazem essa área absorver impactos de colisões frontais de maneira muito mais efetiva, no entendimento da NHTSA.

Além disso, o modelo tem o conjunto de baterias posicionado na parte inferior de uma forma que faz o peso ser mais bem distribuído. Isso permite que o Model X tenha um centro de gravidade mais baixo, diminuindo o risco de inclinação severa em acidentes (o que poderia levar a um capotamento, por exemplo).

Não há dúvidas de que os resultados deixaram a Tesla satisfeita, mas o bom desempenho já era esperado, provavelmente. Como ressalta o The Verge, o próprio Elon Musk vez ou outra relata casos de acidentes com o Model X em que os ocupantes do veículo não sofreram nenhum ferimento grave.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Ribeiro
Curiosamente, o 208 nacional não tem a barra de proteção lateral nas portas que até o finado Mille possuía.
Roger Martins
Deve, deve não dizer besteiras
Roger Martins
"Aí mimimi mundo chato, sou burro mas não consigo ver." Kkkk
Mago Erudito®
Aliás esse carro é meu sonho de consumo, mas só vou comprar quando ganhar na mega da virada.
Mago Erudito®
Uma colisão lateral num Onix é quase certo que terá fatalidade. No BR pagamos um absurdo pra isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8Kzi60TFu9k
Fabio Montarroios
E nisso reside o maior problema.
David Diniz
Asneira de que? Só por que eu escrevi aquilo? Realmente tem pessoas que se ofendem com besteira... #mundochato.
Roger Martins
Mundo chato q quando um idiota fala uma asneira, não assume e ainda tenta usar a clássica: foi uma piada
Bruno Correia
Olha o vídeo da batida, ele estava em baixa velocidade quando bateu com o carro, e o fogo começou no assoalho do mesmo, justamente aonde fica o banco de baterias, dá uma olhada.
Neto
Quando ele bateu não estava muito rápido, até porque era uma curva bem fechada.
Kang Otro ?
Leve em consideraçao que ele estava pilotando a uma velocidade extremamente alta, a bordo de um supercarro. Nao foi confirmado que a causa do fogo tenha sido originado nas celulas de bateria.
David Diniz
Opa mero mortal apenas. Não devo nada a ninguém(até aonde eu sei)
Rmavalli
Por aqui o carro mais vendido tem 0 estrelas... Mas também existem carros muito seguros por aqui também. Tinha um Peugeot 208, que ao levar uma fechada fui jogado em direção a um muro, a 60km/h, o carro foi PT, até câmbio foi pro saco, mas a unica coisa que me aconteceu foi um ralado/queimado na ponta do nariz por causa do airbag. Se você for ver, seria um teste similar a esse ai, por esse foi realizado a 35mph (56.3km/h)
Arley Martins
Um carro com uma tecnologia dessa não chega no brasil, pq aqui so se vende carroça e restos.
Henrique
Kim Dotcom? O FBI tá na tua cola.
Exibir mais comentários