Início » Telecomunicações » Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Recurso permite fazer e receber ligações quando sinal de celular estiver ruim (e ajuda a economizar no roaming internacional)

Lucas Braga Por

Sem alarde, proprietários de iPhone e alguns smartphones da Samsung tiveram uma nova opção em seus dispositivos, a tecnologia Wi-Fi Calling. O recurso permite que você utilize sua linha telefônica em qualquer lugar com acesso à internet, independente do sinal da operadora de celular.

A Claro não é a primeira operadora a oferecer o serviço no Brasil: a Vivo lançou o recurso no começo de 2016; logo em seguida, a Porto Seguro Conecta fez o mesmo. A Vivo oferece o serviço em iPhones e em determinados smartphones da Samsung, enquanto a Porto Seguro libera o recurso em certos aparelhos da Samsung e LG.

De acordo com o regulamento, o serviço só está disponível para clientes de planos pós-pagos. Apesar de usuários de iPhone já conseguirem ativar a novidade, o documento aponta que o serviço está disponível apenas para Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+ que estiverem com softwares atualizados.

No iPhone, o nome da operadora muda para “Claro Wifi” quando a função está ativada. Nos smartphones Android, o ícone da tecnologia fica localizado próximo aos indicadores de sinal.

Outra curiosidade que o regulamento aponta é sobre a cobrança de chamadas. Normalmente, as ligações no Wi-Fi Calling são tarifadas de acordo com a área de origem da sua linha (chamadas do DDD 11 para o 31 podem sair mais caras, por exemplo). No entanto, o item 3.1.1 informa que as ligações realizadas para qualquer número, seja fixo ou móvel, serão cobradas como se fossem uma chamada local. Isso deve beneficiar os clientes de planos antigos, que ainda têm cobrança diferenciada para DDD.

Quando o Wi-Fi Calling está ativado, você deixa de utilizar a rede celular da Claro enquanto seu dispositivo está conectado a uma rede Wi-Fi, o que é útil se você está em um local com baixa recepção de sinal celular, mas tem internet por perto. Além disso, o recurso ajuda viajantes a economizarem fortunas com roaming internacional, já que é possível fazer e receber chamadas (ou SMS) sem pagar tarifa extra enquanto no Wi-Fi.

Você que usa Claro e tem smartphone compatível: já conseguiu ativar o serviço?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio St

O meu está ativo mas não aparece nada. Faço o teste colocando em modo avião e deixando o Wi-Fi ativo e? Nada. Na Claro esta dizendo que está ativo. Não sei se eles estão liberando ou controlando. Só sei que no meu não aparece nada.

Gabriel Guerra

Amigo, tenho um S7 Edge também e consegui ativar o serviço pela barra de status. Desça a barra de status, clique nos 3 pontos no canto superior direito e clique em "ordem dos botões", caso não apareça lá veja se já não tem o ícone dele na grade dos ícones na barra de status (caso seja leigo, desça a barra de status e deslize do lado direito para o esquerdo). Espero que tenha ajudado.

Vítor Hugo

Eu ativei porém não aparece o ícone de chamada wi-fi na barra de status, então não sei se está funcionando

Marcelo Filadelfo

Olá! Liguei, várias vezes, para a Claro e nada foi resolvido. Obtive sucesso ao pedir para a Net a ativação do Aprovisonamento Wifi-Volte. Desde então, tudo funciona.

biscoitao

Quais foram as tentativas que fez pra ativar? Aqui não consigo fazer funcionar

biscoitao

pelo menos dá pra receber ligação no exterior sem se preocupar em vender a casa pra pagar o roaming

Caleb Enyawbruce

Sim, sempre foi só pra pôs-pago na Claro.

Saulo de Tarsso

Entendo. Meu Plano é Claro controle ilimitado R$ 59,99. Mas o atendimento absurdamente citam que funciona apenas para Pós-pago. Que meu plano atual é controle.
São varias desculpas, pessoal totalmente despreparado para esse sistema. Absurdo.

Caleb Enyawbruce

Curiosamente fui ver agora no meu 5S e não está funcionando. Agora não sei se é algum problema hoje ou se parou mesmo faz tempo. Eu vi aquela época e nem reparei mais.

Victor Hugo

Mostre o regulamento pra eles http://site.claro.com.br/si... funciona no 5s e superior. Pode insistir, se não der certo registra reclamação pra ANATEL que te ligam em 5 dias úteis

Saulo de Tarsso

Quando entrei no chat informaram que apenas para iPhone 6 ou superior. :/. Pessoal apresenta ser totalmente desinformado quanto a esse sistema.

Victor Hugo

Sim, está. iPhone 5s e superior. Vá no chat.claro.com.br

Saulo de Tarsso

O sistema ainda funciona? Quais modelos estão funcionando? O meu é 5s e não esta funcionando :/

Saulo de Tarsso

Ainda está funcionando esse sistema? Quais os aparelhos que estão liberados?

Vitor

Perguntei para o suporte via email da Claro e o atendente me confirmou: os MMS são cobrados em avulso.Cada um custa absurdos R$0,60.

Exibir mais comentários