Início » Telecomunicações » Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Recurso permite fazer e receber ligações quando sinal de celular estiver ruim (e ajuda a economizar no roaming internacional)

Lucas Braga Por

Sem alarde, proprietários de iPhone e alguns smartphones da Samsung tiveram uma nova opção em seus dispositivos, a tecnologia Wi-Fi Calling. O recurso permite que você utilize sua linha telefônica em qualquer lugar com acesso à internet, independente do sinal da operadora de celular.

A Claro não é a primeira operadora a oferecer o serviço no Brasil: a Vivo lançou o recurso no começo de 2016; logo em seguida, a Porto Seguro Conecta fez o mesmo. A Vivo oferece o serviço em iPhones e em determinados smartphones da Samsung, enquanto a Porto Seguro libera o recurso em certos aparelhos da Samsung e LG.

De acordo com o regulamento, o serviço só está disponível para clientes de planos pós-pagos. Apesar de usuários de iPhone já conseguirem ativar a novidade, o documento aponta que o serviço está disponível apenas para Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+ que estiverem com softwares atualizados.

No iPhone, o nome da operadora muda para "Claro Wifi" quando a função está ativada. Nos smartphones Android, o ícone da tecnologia fica localizado próximo aos indicadores de sinal.

Outra curiosidade que o regulamento aponta é sobre a cobrança de chamadas. Normalmente, as ligações no Wi-Fi Calling são tarifadas de acordo com a área de origem da sua linha (chamadas do DDD 11 para o 31 podem sair mais caras, por exemplo). No entanto, o item 3.1.1 informa que as ligações realizadas para qualquer número, seja fixo ou móvel, serão cobradas como se fossem uma chamada local. Isso deve beneficiar os clientes de planos antigos, que ainda têm cobrança diferenciada para DDD.

Quando o Wi-Fi Calling está ativado, você deixa de utilizar a rede celular da Claro enquanto seu dispositivo está conectado a uma rede Wi-Fi, o que é útil se você está em um local com baixa recepção de sinal celular, mas tem internet por perto. Além disso, o recurso ajuda viajantes a economizarem fortunas com roaming internacional, já que é possível fazer e receber chamadas (ou SMS) sem pagar tarifa extra enquanto no Wi-Fi.

Você que usa Claro e tem smartphone compatível: já conseguiu ativar o serviço?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SANTOS PEDRAZA GUEVARA
alguien me dice si todavía está funcionando este aplicativo para números de Perú? agradezco
Rodrigo Gonçalves Pereira
Comigo raramente dá erro.
Marcus Vinicius
Olá, ativei o Claro WIFI no meu Iphone 5S e está funcionando normal, porém quando ligo para algum telefone usando o WiFi, não escuto o som que mostra que o outro telefone está chamando! Quando a pessoa atende fica normal, mas meu telefone fica mudo até a pessoa atender. Aguém que está usando o Claro WiFi pode confirmar se está acontecendo isso mesmo? Outra pergunta: Tentei solicitar para a atendente para ativar o Visual Voicemail, mas os atendentes dizem que não há este serviço disponível. Alguém usa o Visual Voicemail atualmente?
Lairton Gomes
só eu acho o design dos ícones dos galaxy's feios?
Get Down Floripa
TU GO não tem mais na app store
Victor Hugo
Aí que você entrou num ponto. Um usuário de algum site com Disqus disse que conseguiu habilitar no controle, porém o povo pediu provas e ele não respondeu mais. Outro usuário, Anderson Silva disse que quando ele foi ativar o Visual Voice Mail há muito tempo atras foi no chat e tirou uma print que era apenas pra CLARO PÓS, CLARO EMPRESAS E COMBO MULTI (que é o que eu sou). Sim, são serviços diferentes mas é a NET que me habilitou os dois. Quando abri reclamação na Anatel a NET me ligou (inves da CLARO) e as características do meu plano pós são diferentes de plano claro-pós no site, então eu quero dizer que pelo fato de eu ser COMBOMULTI pode ser que possa ir pra controle e o ligações wifi continue ja que no regulamento diz que assim que a função é habilitada na linha não há maneira de desliga-lá. link: http://www.claro.com.br/sites/files/regulamentos/arquivos/tc_claro_wifi_calling_20062017_0.pdf. O que você acha? Acha válido eu arriscar mudar pra Controle pra ver o que acontece? Posso fazer esse teste durante um bom tempo e se der certo comigo você fazer também pra termos certeza. https://uploads.disquscdn.com/images/5fd29e7a4c4041aa0322c9d28ecc8ad562ecb7d2e6a0805a588e920c31269d5b.png
Caio Oliva
Claro que lembro, até em outro site a gente se encontrou! Hahahahah Grande, na época do lançamento era restrito aos planos Pós pagamos apenas. Como os planos mudaram muito de 6 meses pra cá, não vou saber mesmo te informar se vai ter ou não o VoIP no controle. E é automatizado, ninguém fica de olho "caso você troque", o computador sozinho identifica que é plano e dá ou não serviço. Boa sorte :/
Victor Hugo
Caio firmeza? lembra de mim né? kkkkkk Cara a função tá funcionando normalmente, mas to pensando em mudar meu plano para controle. você acha que eles vão perceber e desabilitar se eu fizer isso?
Victor Hugo
Que bom, fico feliz por tá funcionando. abraços!
Marcelo Filadelfo
Oi pessoal! Após várias tentativas, o WiFi Calling passou a funcionar no S8+. Curioso que no visor aparece Vo WiFi ao invés de Claro WiFi. https://uploads.disquscdn.com/images/a86ae9e0eb8f8470b942cb6dbf42cbf3932dffb6fd8063bcc19fd05535ced2e1.jpg
Marcelo Filadelfo
Olá Victor: tudo bem? Agradeço pela dica. Já está funcionando. Só que ao invés de Claro WiFi, aparece Vo Wi-Fi. Valeu... https://uploads.disquscdn.com/images/a86ae9e0eb8f8470b942cb6dbf42cbf3932dffb6fd8063bcc19fd05535ced2e1.jpg
Victor Hugo
Sim
Victor Hugo
O cara viajou demais kkkkkkkkkkkkkk
Victor Hugo
Verifique se os ajustes da operadora estão em 28.3, verifique se você é pós pago na linha, vá no chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovionamento Wi-Fi/VoLTE. Se disserem que tá ativo peça pra darem um reset na linha
Victor Hugo
Verifique se os ajustes da operadora estão em 28.3, verifique se você é pós pago na linha, vá no chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovionamento Wi-Fi/VoLTE. Se disserem que tá ativo peça pra darem um reset na linha.
Victor Hugo
Verifique se os ajustes da operadora estão em 28.3, verifique se você é pós pago na linha, vá no chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovionamento Wi-Fi/VoLTE. Se disserem que tá ativo peça pra darem um reset na linha
Victor Hugo
Já foi regulamentado.
Victor Hugo
Verifique se os ajustes da operadora estão em 28.3, verifique se você é pós pago na linha, vá no chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovionamento Wi-Fi/VoLTE. Se disserem que tá ativo peça pra darem um reset na linha
Victor Hugo
Verifique se os ajustes da operadora estão em 28.3, verifique se você é pós pago na linha, vá no chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovionamento Wi-Fi/VoLTE. Se disserem que tá ativo peça pra darem um reset na linha
Victor Hugo
Sabe se já habilitaram para planos controle? Estou no pós apenas por exigência deles pro Ligações wi fi
Victor Hugo
Também recebi essa resposta quando a CLARO me ligou, os atendentes de lá são leigos. Se você for ComboMulti da NET peça para darem um reset na linha que já começa a funcionar
Victor Hugo
Já está sim. Vá no chat e peça para ativarem o Aprovisionamento Wi-Fi/VoLTE
Victor Hugo
Vim do futuro dizer que ela já trouxe e habilitou em Brasília
Marcelo Filadelfo
Charles: tenho um S8+ e a opção aparece: https://uploads.disquscdn.com/images/fbd3fc728cffb2b0139613ad2dd3b0c36f71847ca59a4cb5c0db3b4a7e57384c.png
Marcelo Filadelfo
Olá Charles! A opção está nas configurações de chamada.
Marcelo Filadelfo
Olá Charles! A opção está nas configurações https://uploads.disquscdn.com/images/fbd3fc728cffb2b0139613ad2dd3b0c36f71847ca59a4cb5c0db3b4a7e57384c.png do telefone.
Luiz LACS
Fui na Claro e eles não tem nem idéia o que seja isso....kkkkkkk
Diego Coenga
Então, eu nunca vi simbolo nenhum, até porque quando a gente atende o telefone e ele fica na orelha não da pra perceber, somente quando esta no viva voz. Mas acho dificil eu usar esse modo pois aqui em Cuiabá-MT se o 4G não funciona ele vai pro 3G e até pro EDGE-2G então dificil ficar sem sinal da Claro e ir pro Wi-Fi.
Caleb Enyawbruce
Po cara, que sacanagem isso hein!! Sem nocao... O meu funciona no trabalho, que é numa das avenidas principais de SP, as 8 horas q eu fico la. Enfim... infelizmente essa é a realidade das nossas operadoras :/
Marcelo Filadelfo
Alguém, com celular Android compatível, conseguiu utilizar o serviço na Claro? No S8+ só consigo utilizar com a Porto Conecta (imagem abaixo). https://uploads.disquscdn.com/images/61a247cb444a81d6a0b9451af105f085bd9a9076ad8737f73e372092873fb0fd.jpg
Marcelo Filadelfo
Alguém, com celular Android compatível, conseguiu utilizar o serviço?
Marcelo Filadelfo
Victor: conseguiu resolver?
Marcelo Filadelfo
André: creio que a informação está equivocada, pois o meu funciona perfeitamente com o chip da Porto Conecta; o problema está com a Claro, na qual o Wi-Fi Calling (apesar de estar ativa) não funciona.
Marcelo Filadelfo
Diego: para mim a função só está disponível para a Vivo e a Porto Conecta. mesmo estando liberado no sistema da Claro, não aparece a opção. Seu chip é da Claro?
Marcelo Filadelfo
Diego: mais uma questão: você está conseguindo utilizar? Para mim, a opção de chamadas por Wi-Fi começou a aparecer, mas as ligações não são realizadas via Wi-Fi, mesmo quando não há sinal da operadora.
Marcelo Filadelfo
Caleb: tenho um S8+, com a função ativa (funciona com a Porto Conecta), mas com a Claro nadinha. Abri uma reclamação e acabei de ser informado que o serviço não funciona onde há sinal da operadora. Disse que outros usuários, com iPhone, utilizam o serviço, inclusive no modo avião... Recebi como resposta que eu estava errado e eles não poderiam fazer nada, pois o serviço já está disponibilizado na linha. Acredita?
Caleb Enyawbruce
Qualquer lugar!! Conectou no Wi-Fi já começa a funcionar.
Marcelo Filadelfo
Caleb: a opção aparece em qualquer lugar ou somente quando não há sinal da Claro?
Marcelo Filadelfo
Acredito que lhe passaram a informação errada: com a Porto Conecta funciona normalmente. Creio ser um problema da Claro. https://uploads.disquscdn.com/images/61a247cb444a81d6a0b9451af105f085bd9a9076ad8737f73e372092873fb0fd.jpg
Marcelo Filadelfo
Olá Pérsio: abri uma solicitação de verificação de disponibilidade junto a Ouvidoria e acabei de receber a seguinte informação: o serviço só funcionará efetivamente quando houver ausência de sinal da rede celular. Isso de fato acontece contigo? Para mim, mesmo sem sinal a opção de Wi-Fi Calling não é disponibilizada.
Marcelo Filadelfo
Obrigado!
Fabricio Curi
tenho iphone, eu não consegui liberar ainda.
Diego Coenga
Sim meu chip é da Claro Empresas, tenho o mesmo numero há mais de 10 anos. E é novo o chip, comprei recentemente para usar no Galaxy S7 Flat.
Marcelo Filadelfo
Diego: para mim a função só está disponível para a Vivo e a Porto Conecta. mesmo estando liberado no sistema da Claro, não aparece a opção. Seu chip é da Claro?
Daniel
Tenho plano pós-pago Claro PME (Empresas) e infelizmente o serviço só funciona em pós-pago pessoa física.
Anderson Lopes
Tenho um Samsung S7 Edge, comprado avulso, sem nenhuma operadora. Simplesmente não aparece a função chamadas wifi. Liguei no concierge e a resposta foi que tem que esperar a atualização para corrigir o problema. Será que fazendo um downgrade resolveria? Por que o meu problema é a ausência de sinal em alguns locais que uso o wifi. Seria uma mão na roda.
Victor Hugo
Não, apenas o Ligações Wi-Fi. Apesar de serem coisas diferentes, a central deles usa esse nome pra se referir ao recurso. O VoLTE (ligações em alta qualidade) que tem haver apenas com 4G está sendo testado pela TIM nas cidades que a faixa de 700HMZ está liberada, mas ainda não ativado. Lembrando que o VoLTE só estará disponível pra iPhone 6 e superior, informação descrita no próprio site da Apple.
Gerson Porto
Victor, a claro já está com o recurso de VoLTE funcionando?
Victor Hugo
E aí cara, usando bem a função? Acredite se quiser mas a Samsung removeu o Ligações Wi-Fi dos Android depois de uma atualização KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK olha essa trolagem
Victor Hugo
KKKKKKKKKKK por isso prefiro iPhone, essa fragmentação horrossa do sistema que dificulta a expansão.
Victor Hugo
KKKKKKKKKKK por isso prefiro iPhone, essa fragmentação horrossa do sistema que dificulta a expansão
Victor Hugo
Kkkkkkkkkkkkkk cara a maioria dos usuários (digo 95%) nem usa versões Beta
Victor Hugo
Credo
Victor Hugo
Vá no chat da Claro e peça para ativarem o Aprovisionamento WiFi/VoLTE
Victor Hugo
VoLTE não tem nada haver com Wi-Fi, pisou na bola cara! Ele usa a rede 4G pra fazer ligações em alta qualidade. E não, ainda nenhuma operadora habilitou a tecnologia no Brasil. A TIM anunciou que está implementando em cidade que a rede de 700MHZ está liberada, mas não está nada liberado por causa de ajustes na rede
Victor Hugo
2014 foi lançado o iPhone 6, 5s é de 2013
Victor Hugo
Gustavo vá no www.claro.chat.com.br, informe o modelo do aparelho e peça para ativarem o "Aprovisionamento Wi-Fi/VoLTE".
Marcio
Quem tem s8 esquece, acabei de ligar para Samsung concierge e o atendenge informou que existe um bug de sistema e tem que esperar uma atualização de sistema, porém não tem previsão. Pessoal do tecnoblog vamos fazer uma matéria sobre isso. Vergonha heim Samsung desabilitar a opção nas configurações. Só não entendo porque no regulamento da claro consta esse modelo.
TANGA FROXA
ta louco ???? Aquele TUGO é um LIXO TOTAL!!!!!!!!!!!! Todo Android tem esse recurso, quem limita isso é a claro, não o sistema.
Charles
Será então que é só para aparelhos comprados na Claro? Tenho S8+ e um S6 Edge, e não existe a opção para ativar, apesar da Claro dizer que está ativado na minha linha.
Ramon Gonzalez
Voltei aqui pra responder que nesse exato momento tô vendo pela primeira vez o Claro Wi-Fi habilitado. Lembrando: iPhone 5S, plano pós. Não fiz absolutamente nada além do que já tinha feito na data dessa matéria, como comentei, que foi ativar no iOS. Pra mim vai ser ótimo porque aqui em casa sinal da rede celular sempre foi fraco (mesmo morando em SP!). Maravilha! https://uploads.disquscdn.com/images/cabc58dab5a710a52b21ecab5c99dd18229609cf64efb91df7dce80f50f31801.png
Felix Gamarra
Não achei em nenhum lugar, a Claro falando como funciona. Meu receio é usar no exterior, como se não houvesse amanhã, e vir uma conta salgada.... minha filha mora nos EUA e no dela também tem. Só que cobra.
Rafael Marques
Tem que ligar na central da Claro ou Combo Multi e pedir pra ativar "Aprovisionamento WiFi/VoLTE ". Fiz isso e em questão de minutos já apareceu o "Claro Wifi" no Iphone. Somente planos pós.
Rafael Marques
em que ligar na central da Claro ou Combo Multi e pedir pra ativar "Aprovisionamento WiFi/VoLTE ". Fiz isso e em questão de minutos já apareceu o "Claro Wifi" no Iphone. Somente planos pós.
Persio
Eduardo, eu já até usei aqui em casa... Tenho alguns pontos de sombra onde não tenho sinal de celular, e continuei uma ligação pelo wifi mesmo sem sinal de celular. As atendentes da Claro vão responder o que foram instruídas. Eu te digo o que eu fiz pessoalmente. ?
Eduardo Souto
O serviço da Claro ainda não está habilitado para iPhone. O Claro Wifi funciona somente para alguns aparelhos da Samsung por enquanto. Acabei de ligar na Claro para confirmar isso.
Eduardo Souto
O serviço da Claro ainda não está habilitado para iPhone. O Claro Wifi funciona somente para alguns aparelhos da Samsung por enquanto.
Persio
No meu iPhone já apareceu, e aopções está ativa, mas não é sempre que aparece "Claro Wifi" na operadora, as vezes só "Claro BR". Queria saber se mesmo assim ele continua funcionando.
Renato Doná
Espero que venha! Não é meu caso, mas vai ser útil pra muita gente!
Victor Hugo
Verdade, então melhor deixar quieto e esperar um dia que venha oficialmente pro Brasil essa função
Renato Doná
Com certeza é o jailbreak! Não tem como ter um recurso em uma versão do sistema anterior ao seu lançamento!
Victor Hugo
Acredito que não, o leitor que postou tava com ajustes 28.3 da CLARO e iOS 9.0.2, onde o recurso foi lançado apenas na versão 9.3. De duas, uma: ou ele tá mentindo ou a CLARO tá com uns bugs horrorosos na rede celular. https://uploads.disquscdn.com/images/743a0dc81a8bf35147c4b285de2204f7cb793474014123d3337cb68c51964f84.png
Victor Hugo
Acredito que não, o leitor que postou tava com ajustes 28.3 da CLARO e iOS 9.0.2, onde o recurso foi lançado apenas na versão 9.3. De duas, uma: ou ele tá mentindo ou a CLARO tá com uns bugs horrorosos na rede celular. https://uploads.disquscdn.com/images/743a0dc81a8bf35147c4b285de2204f7cb793474014123d3337cb68c51964f84.png
Renato Doná
Será que não é algo liberado com o jailbreak?
Victor Hugo
Renato, estou escrevendo esse texto pelo meu MPB e, mesmo logado na mesma conta do iCloud, não me aparece. Lembrando: poucas operadora mundo afora habilitaram esse serviço também. O leitor que me enviou isso estava de jailbreak e iOS 9 e mesmos ajustes de operadora então não acho que seja por limitação do sistema. O que você acha? Quais testes podemos fazer para ativar também?
Renato Doná
Essa eu não vou conseguir testar porque no momento estou apenas com o iPhone! Essa função deve aparecer somente para quem outros aparelhos Apple vinculados na mesma conta. Mas valeu pela dica! Vamos nos ajudando aqui! ?
Victor Hugo
Renato eu consegui!! Tem que pedir pra eles ativarem o "Aprovisionamento WiFi/Volte". Postei isso na matéria do site MacMagazine e, usando apenas essa dica, eles conseguiram. Agora uma observação: uma leitor daquele site conseguiu ativar também o "Ligações Wi-Fi para outros", recurso esse que nem as operadoras americanas habilitaram direito. No seu ou alguém que conhece aparece também? https://uploads.disquscdn.com/images/01587c5d862d359712d3950f3b20ed7c8e88a5855012508134ff2e6ebca0b644.png
Victor Hugo
O que você me sugere???? cheguei até mandar mensagem pra CLARO BRASIL no Facebook, mandando capturas de tela que funciona no iPhone, já que atendentes robóticos disseram que só funcionam em Galaxy ???
Renato Doná
Está com as configurações corretas! Estranho não funcionar!
Victor Hugo
Eu também já tenho. É que suspeitei agora que teria algum bloqueio por região. Renato tô com iPhone 6s, ultima versão do iOS e ajustes de rede em 28.3. Ainda sim a atendente insiste em dizer que é apenas Galaxy. O que me sugere????
Renato Doná
Sim, eu tenho o Voice Mail. Se você não tem liga lá e pede para ativar a Secretaria Claro VVM. Mas não sei se uma coisa tem a ver com a outra!
Victor Hugo
Também sou PÓS e possuo a última versão do iOS. A atendente com voz de robô fica falando que só é possível em Galaxy ????. Só para fins de testes, você já tinha o Voice Mail ativo??
Renato Doná
Na verdade o meu apareceu um pop-up para atualizar. Esse é o procedimento padrão para atualizar. Só está disponível para clientes Pós, é só é possível ativar no iOS 10.3.2
Victor Hugo
Também recebi essa resposta no chat, mesmo eu dizendo que o recurso aparecia no meu aparelho. Vou mudar minha resposta dizendo que tenho Galaxy pra ver no que dá!
Victor Hugo
Aqui não deu certo. Você ligou na CLARO? Se sim, qual número e o que disse?
Victor Hugo
O cara não sabe nem usar! Kkkkkkkkkk
Victor Hugo
Nada aqui também! 0_0
Charles
Nao encontrei a opção de ativar chamadas via Wi-Fi no Galaxy S8+. Onde está? Vi que na Argentina a Claro lançou um aplicativo "Claro Vowifi", que torna possível a utilização em aparelhos que não tem a função nativa.
Yago G. Oliveira
"Wifi calling plus" Deus me defenda d'um marketing desses..rs
Rafael Marques
Eu ativei o serviço em meu iPhone também mas não está funcionando ainda ...
Thiago Vasconcelos
Tenho um Asus Zenfone 3 Max com um plano de voz ilimitado da CLARO (Pós) e não foi habilitado!
Yago G. Oliveira
Aqui no nordeste ela é bem difundida, nesse momento por exemplo, tô comendo pastel e acessando. É sempre assim, no Wifi do local sempre tem o compartilhamento. Valeria bem a pena na região.
Lucas Macedo
Pra quem está no beta do iOS 11, esquece. Não funciona aqui.
Gerson Porto
Como atualizou para o 28.5.5?
Gustavo
Three UK
rafaeloak
28.3 apareceu pra mim quando pluguei no iTunes. Mas esse 28.5 nao é mais recente?
rafaeloak
To nas mesmas condicoes e nada aqui
rafaeloak
TUgo é muito bom. Da pra ter 2 linhas de operadoras diferentes no iPhone
Renato Doná
Retira o chip, reinicia o aparelho, coloque o chip novamente e aceite todas mensagens que aparecerão! Certifique-se de estar com seu iPhone atualizado!
Diego Coenga
Aqui ta habilitado, Galaxy S7 Flat comprado pela Claro Empresas https://uploads.disquscdn.com/images/b3384f8c197d6265a87fcbcb1338235868b36a482b9efa2028e46cca3264be7a.png
Exibir mais comentários