Firefox finalmente ganha suporte a multiprocessos

Já existente em outros navegadores, recurso deve melhorar desempenho e segurança

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Firefox

Boa parte das atualizações de navegadores traz promessas de melhorias no desempenho que, na prática, não fazem diferença. Mas o recém-lançado Firefox 54 deve cumprir essa promessa: com o update, o browser finalmente passa a trabalhar com múltiplos processos por padrão, coisa que o Chrome e o Safari, por exemplo, fazem há algum tempo.

Com o novo modo de funcionamento (de codinome Electrolysis ou E10s), o Firefox divide a carga de processamento das páginas em até quatro processos que são distribuídos em blocos de memória independentes. O efeito direto é a otimização dos recursos. A divisão em processos impede que uma aba muito pesada afete o desempenho de outras páginas que estão abertas, só para você ter ideia.

Note, porém, que a estratégia aqui não é abrir um processo para cada aba, como no Chrome. As páginas são distribuídas entre os quatro processos, na verdade. De acordo com a Mozilla, essa abordagem traz equilíbrio, pois a abertura excessiva de processos pode elevar consideravelmente o uso de memória RAM e, assim, deixar o computador mais lento.

Firefox 54

De qualquer forma, é possível aumentar o limite de processos digitando about:config na barra de endereços e colocando o número desejado no item dom.ipc.processCount. No entanto, alterações nesse parâmetro só são recomendadas para computadores que têm 8 GB de RAM ou mais.

Para a grande maioria dos casos, a configuração padrão deve ser suficiente. A Mozilla afirma ter executado testes comparativos com os rivais Edge, Chrome e Safari cujos resultados indicam que o Firefox com multiprocesso consome muito menos RAM.

Firefox versus Chrome versus Safari

A Mozilla garante que não vai parar por aqui. A organização trabalha atualmente em um projeto chamado Quantum que, entre outros recursos, trará um novo motor de JavaScript para o Firefox e otimizará o uso de hardware (especialmente da GPU) pelo navegador.

Firefox - Tecnoblog

O Firefox 54 com multiprocesso está disponível para Windows, Linux e macOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados