Início » Aplicativos e Software » Firefox finalmente ganha suporte a multiprocessos

Firefox finalmente ganha suporte a multiprocessos

Já existente em outros navegadores, recurso deve melhorar desempenho e segurança

Emerson Alecrim Por

Boa parte das atualizações de navegadores traz promessas de melhorias no desempenho que, na prática, não fazem diferença. Mas o recém-lançado Firefox 54 deve cumprir essa promessa: com o update, o browser finalmente passa a trabalhar com múltiplos processos por padrão, coisa que o Chrome e o Safari, por exemplo, fazem há algum tempo.

Firefox

Com o novo modo de funcionamento (de codinome Electrolysis ou E10s), o Firefox divide a carga de processamento das páginas em até quatro processos que são distribuídos em blocos de memória independentes. O efeito direto é a otimização dos recursos. A divisão em processos impede que uma aba muito pesada afete o desempenho de outras páginas que estão abertas, só para você ter ideia.

Note, porém, que a estratégia aqui não é abrir um processo para cada aba, como no Chrome. As páginas são distribuídas entre os quatro processos, na verdade. De acordo com a Mozilla, essa abordagem traz equilíbrio, pois a abertura excessiva de processos pode elevar consideravelmente o uso de memória RAM e, assim, deixar o computador mais lento.

Firefox 54

De qualquer forma, é possível aumentar o limite de processos digitando about:config na barra de endereços e colocando o número desejado no item dom.ipc.processCount. No entanto, alterações nesse parâmetro só são recomendadas para computadores que têm 8 GB de RAM ou mais.

Para a grande maioria dos casos, a configuração padrão deve ser suficiente. A Mozilla afirma ter executado testes comparativos com os rivais Edge, Chrome e Safari cujos resultados indicam que o Firefox com multiprocesso consome muito menos RAM.

Firefox versus Chrome versus Safari

A Mozilla garante que não vai parar por aqui. A organização trabalha atualmente em um projeto chamado Quantum que, entre outros recursos, trará um novo motor de JavaScript para o Firefox e otimizará o uso de hardware (especialmente da GPU) pelo navegador.

Firefox - Tecnoblog

O Firefox 54 com multiprocesso está disponível para Windows, Linux e macOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Torrejais
Alterando a configuração "dom.ipc.processcount" via "about:config" para um número alto fica muito bom!
Guilherme Brcontainer
INCRIVEL, a tecnoblog excluiu meus comentários? Ou foi impressão minha? Eu comentei que esta matéria esta equivocada, não esta de todo errado, mas eles afirmam algo que já existia no FF, o que mudou é como ele funciona, a estratégia de multitarefas da UI é que melhorou, mas esta coisa de multi-tarefas já existia, pelo amor, aprendam a aceitar uma critica na boa e pesquisar melhor as fontes antes de postar coisas errôneas. FICO MUITO AGRADECIDO.
Adriano Garcez
Acabei achando esse add-on logo depois que comentei. É exatamente o que eu queria. Queria, no passado. Vi que não é muita vantagem. Melhor deixar o FX comer processamento por alguns segundos do que esperar um tempo considerável para abrir cada aba. hahaha
Tori
Quase nenhum ira chegar Microsoft exige navegadores rodando a Edge Engine, ou seja, um clone do edge (vide UCBrowser e Maxton), o que limita demais as coisas
Guilherme Brcontainer
Entendi, então nas configurações avançadas do Firefox não encontrei nada, mas um add-on que funcionou pra mim foi este https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/load-tab-on-select/
Edson Neto
E aí, Raphael! Beleza? Olhe, você só precisar importar os seus dados pro Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/importar-favoritos-google-chrome. Para as senhas, existem extensões que fazem todo o trabalho pesado :)
Adriano Garcez
Eu falo a respeito de poder abrir um link numa nova aba em background e poder carregá-la somente quando a torno ativa. Tenho o costume de abrir um monte de abas de uma vez e isso diminuiria a carga no notebook.
Guilherme Brcontainer
Por padrão deveria ser assim, pelo menos em meu Firefox as abas só carregam quando as torno visiveis novamente, isto após fechar e abrir o Firefox na próxima vez, talvez você tenha ajustado algo nas Flags internas, você pode tentar acessar about:config e trocar de true para false o valor de "browser.tabs.loadInBackground".
Adriano Garcez
Você que parece entender bem sobre o Firefox, sabe me dizer se tem como carregar na memória as abas que abri no background somente quando as torno ativas? Procuro uma forma de fazer isso há anos, mas até agora não achei.
Guilherme Brcontainer
Isso era no Firefox entre o 40 e 45 (mais ou menos), creio que no 48 passou a vir ativo (ou 50), sim essa "ultima atualização" versão 54 melhorou porque foi a que justamente eles fizeram a tal melhoria que citei, a questão que estou falando é que o artigo da tecnoblog fala como se fosse algo "super-novo" e ainda dizem que outros navegadores já tinham, como se fosse novidade para o Firefox, minha critica é voltada ao texto da tecnoblog ;)
Adriano Garcez
Melhorou a performance, mas não está tão boa quanto no Chrome.
Adriano Garcez
Esse não está para fecharem os serviços?
Adriano Garcez
Cara, até onde sei tinha que mexer nos settings para ativar, já que estava em beta. Foi o que fiz; ativei na época, mas com essa última atualização, percebi uma melhoria considerável de performance.
Fabio Alvez
Estou testando, um problema que encontrei foi ao tentar acessar um site da caixa e a página não foi aberta, deu uma mensagem de erro devido ao adblock edge, e ao abri a mesma página e também usando um adblock, a mesma abriu.
Yuri Barbosa
Ou mesmo o importador na inicialização inicial depois da instalação do firefox.
Exibir mais comentários