Início » Internet » DNS do Google está fora do ar para usuários brasileiros

DNS do Google está fora do ar para usuários brasileiros

Não está conseguindo acessar a internet? O culpado pode ser o Google Public DNS

Paulo Higa Por

O serviço de DNS do Google está indisponível para uma parcela relevante dos usuários nesta quarta-feira (14). Quem tenta entrar em um site por meio de um dispositivo configurado com os servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4 não consegue completar o acesso. O problema parece afetar especificamente os usuários no Brasil.

Google

Na lista caiu, onde são relatadas instabilidades na internet brasileira, há usuários e administradores de rede informando que o DNS do Google caiu desde, pelo menos, 14h13 no horário de Brasília. Também existem relatos de DNS inacessível no Twitter, praticamente todos enviados por usuários brasileiros. Além disso, o Tecnoblog está recebendo tráfego acima do normal em textos que fazem referência a DNS.

O gráfico de utilização dos pontos de troca de tráfego (PTT) da internet brasileira também mostra que houve uma redução inesperada de tráfego, de quase meio terabit por segundo, por volta das 14 horas.

Procurado pelo Tecnoblog, o Google não comentou a queda. A recomendação é utilizar outros servidores de DNS, como o OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Veja como mudar o DNS no Windows e macOS.

Você também está com problemas de acesso à internet? Relate nos comentários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francisco Pereira
Como mudar para o dns da google: https://youtu.be/mINfLVPM_ZY
Alberto Prado
Tem tudo haver sim com o carregamento de uma página. Uma página pode conter serviços, api's e elementos de estrutura que estão em outros servidores fora do domínio e/ou rede. E pra buscar ele é necessário que se resolva seus endereços em um servidor DNS. Se vc tiver com consultando um servidor DNS com tempo de resposta na casa dos 200ms para resolver esses serviços, api's e elementos de estrutura, fazer o download e montar a página, com certeza vai demorar mais que um se tivesse um servidor com tempo de resposta de 10ms. E é exatamente por isso que existem programas de DNS Benchmark que fazem a comparação não só da se o servidor conseguiu resolver os nomes, mas tb qual o tempo de latência dele e demora da resposta até você.
ralves58
Mas "carregamento de pagina" nao tem nada a ver com PING, o ping é apenas o tempo de resposta ENTRE SERVIDORES (quanto tempo uma mensagem enviada para um servidor X demora para retornar à origem)... Inclusive voce pode fazer um ping sem nem mesmo precisar de resolver DNS, basta fornecer o IP do servidor testado. Por isso eu perguntei: o que tem DNS a ver com ping? As pessoas estao misturando coisas diferentes.
555

Mas aí é fisicamente impossível. Se fosse pegar a distancia de SP pra Florida por exemplo demoraria 23ms na velocidade da luz, em linha "reta".

8.8.8.8 ficou na casa dos 57ms.
8.8.4.4 continua em 7ms
OpenDNS dá 147ms

Daniel
Mas aí é fisicamente impossível. Se fosse pegar a distancia de SP pra Florida por exemplo demoraria 23ms na velocidade da luz, em linha "reta". 8.8.8.8 ficou na casa dos 57ms. 8.8.4.4 continua em 7ms OpenDNS dá 147ms
Alberto Prado
O ping indica o quão "próximo" o servidor DNS está de você. Quando vc acessa uma única página de internet, vc acessa o DNS muitas vezes pra resolver os nomes. Com um DNS "distante". Isso vai atrasar o carregamento da página.
Alberto Prado
Se não me engano a Tim tem uma espécie de ligação exclusiva com os EUA. Legado da antiga Intelig que ela comprou. Eu sinceramente não sei como que os caras da Intelig conseguiam essa proeza de ter esse ping. Mas é uma exceção à regra. Aqui comigo os DNSs do google e do OpenDNS tb dão na casa dos 140ms pra mais.
Alberto Prado
Opa, tá na mão. 200.221.11.100 brahms.uol.com.br 200.221.11.101 ravel.uol.com.br =)
ralves58
O que tem DNS a ver com ping?...
@Sckillfer

Pelo texto da pra perceber que o povo tá atrás de resolver o problema... Não necessariamente quem caiu aqui é do mundo tech.

Sckillfer
Pelo texto da pra perceber que o povo tá atrás de resolver o problema... Não necessariamente quem caiu aqui é do mundo tech.
@Sckillfer

Qual é esse DNS da UOL afinal que eu nunca achei uma pagina (oficial) sobre ele?

Estava acostumado com o OpenDNS da época que a latencia da NET era uma porcaria mudei pra GVT e fiquei impressionado como a latencia era grande... Até perceber que a latencia era por causa do OpenDNS... Passei a usar o padrão e voilà, 9 ms! É legal pra bloquear domínios de rastreamento e tals, mas a latência é grande demais, dá pra usar no Brasil não.

Sckillfer
Qual é esse DNS da UOL afinal que eu nunca achei uma pagina (oficial) sobre ele? Estava acostumado com o OpenDNS da época que a latencia da NET era uma porcaria mudei pra GVT e fiquei impressionado como a latencia era grande... Até perceber que a latencia era por causa do OpenDNS... Passei a usar o padrão e voilà, 9 ms! É legal pra bloquear domínios de rastreamento e tals, mas a latência é grande demais, dá pra usar no Brasil não.
João

Parece que eles voltaram há bastante tempo, já que (pelo menos aqui) o ping pro da Google é bem baixo.

Joaomanoel
Parece que eles voltaram há bastante tempo, já que (pelo menos aqui) o ping pro da Google é bem baixo.
Exibir mais comentários