Início » Mobile » Tecnocast 067 – 10 anos de iPhone

Tecnocast 067 – 10 anos de iPhone

Por
15/06/2017 às 21h39
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Esse ano o iPhone completa 10 anos de vida. Na prática, isso também significa que o smartphone como conhecemos hoje está completando a sua primeira década.

Este produto revolucionou o mundo como poucos outros na história. Hoje conversamos sobre como ele evoluiu desde o seu lançamento e sobre empresas que ficaram pelo caminho. Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Oferecimento: Easynvest

Com o aplicativo Easynvest Renda Fixa você pode começar a investir com 30 reais, menos que um ingresso de cinema, pra formar seu patrimônio.

Dá pra investir em tesouro direto, CDB, LCI, LCA, mas se você não sabe o que é isso, não tem problema, porque o app explica tudo e ainda te indica quais são os melhores investimentos pro seu perfil

Você pode encontrar investimentos pra curto prazo, longo prazo, opções pra iniciantes, opções pra quem já tá interessado em arriscar mais, enfim. Dinheiro não nasce em árvore, mas investindo você chega lá e fica mais perto de alcançar seus sonhos

O aplicativo tá disponível pra Android e iOS, e a Easynvest é uma corretora 100% online.

Site: http://bit.ly/tec2-easy
iOS: http://bit.ly/app-easy-ios
Android: http://bit.ly/app-google-play
Youtube: http://bit.ly/youtube-easynvest

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: tecnocast@tecnoblog.net

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

 Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

  • ✭✩✩✩✩
    Ouvindo, se for bom dou mais estrelas.

  • Breno

    Após uma década este produto está estagnado. Talvez uma nova categoria, como um smartphone que pode ser usado como PC, pode ser a próxima evolução desta década vindoura.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Motorola já tentou isso, tinha um dock e tudo lembra? Não vingou

      • Maicon Bruisma

        Só que na época os chips não tinham tanto poder, agora tem.

    • Maxnoob

      Pode até ser, mas o grande público não é muito fã de ficar na tela do pc. Essa galera curte mais usar no trabalho.
      O nicho de pessoas que querem e podem ter a mesma máquina nos dois ambientes é bem reduzido.

    • Paulo #

      Já estão testando isso, como o Samsung Dex. Mas ainda me parece uma experiência primitiva, creio que a melhor experiência do usuário seria esse mesmo conceito sem a necessidade do dock (que esbarra na bateria), uma espécie de Chromecast avançado.

      • Breno Ribeiro

        Muito antes, com o Continum. Antes ainda, com o Atrix e seu dock.
        O DeX não vai pra frente porque Android não faz PC.

  • Observem que das duas vezes em que Jobs saiu da Apple (sendo a última em definitivo), a Apple fica estagnada e começa a copiar o próprio legado.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Eu acho que o Nokia N95 trouxe muita inovação antes do iPhone, a grande diferença foi a tela touch

    • Tipo quais (no N95)?

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Em termos de um SO mais completo com software à altura dos smartphones de hoje, tinha de tudo, GPS, player de vídeos, música, rádios, etc, etc

        • Tom

          Isso é verdade, o Symbian era completo, maduro, para mim o Android só foi começar a ficar equivalente a ele no 4.0

        • André G

          Não acho que o N95 tenha sido mais inovador, mas era muito mais completo que o iPhone, já que o iPhone era extremamente limitado e o N95 era muito completo, tinha som estéreo, a melhor câmera da época, tinha GPS, recebia arquivos via bluetooth, tinha vários joguinhos .jar e o sistema era bom pra época.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Eu cheguei a viajar pro exterior com ele e usar só o app de GPS da Garmin que instalei, muito completo.

      • Edson Veloso Murta Júnior

        No N95 não mas é lamentavel ver o technoblog dizer que 10 anos de iphone são 10 anos de smartphone sendo que em 1998 a qualcomm criou o pdQ. Segue link sobre uma matéria sobre o pdQ. https://olhardigital.com.br/noticia/testamos-conheca-o-pdq-o-primeiro-smartphone-da-historia/48506 em 1996 nokia communicator em 1997 quem utilizou o termo smartphone pela primeira vez foi a Ericsson antes chamavam de pda phone

  • betacaroteno

    Não são 10 anos de smartphone, até porque Nokia e Blackberry dominavam o mercado, incipiente, claro, mas dominavam. São 10 anos do produto q mudou o mercado e ditou as regras desde então. Hoje, todo smartphone tem um quê de iPhone, graças a esse lançamento em 2007…e o touch é só um detalhe….temos as lojas de aplicativos, a forma de se ouvir música (q veio antes com os iPods), etc.

    • Não são 10 anos do smartphone em si, mas dele como conhecemos hoje.

  • Edson Veloso Murta Júnior

    Motorola A1200 esse foi meu primeiro smartphone tinha camera toutch radio fm MP3 e rodava Linux kkk linux não andoird e prcessador intel e tinha software a rodo kkkk. http://pt.smart-gsm.com/moviles/motorola-a1200 isso foi lançado em 2005
    http://resettoo.com/wp-content/uploads/2012/01/MotorolaMINGA1200.jpg

    • Eu tive um desses, tinha tudo mas não tinha nada… um monstrinho que de funcional era só falar. Lindo de características, impressiona qualquer um, mas na pratica não se usava 99% dos recursos. É piada dizer que o iPhone não trouxe inovação, por causa dessa geringonça ter vindo primeiro.

      • Edson Veloso Murta Júnior

        Todos que sei que tiveram o A1200 foi pelo linux e processador 32bits. Ele foi um smart para um publico bem mais bem especifico. Tudo que você podia fazer com o primeiro iphone em 2007 este smart fazia em 2005 então logo sua ideia dele não ser funcional cai por terra e fica pior ainda sendo que ele era x86 sim x86 era só compilar o codigo pra ele e você tinha tudo que é tido de aplicação agora já que você teve o A1200 e o primeiro iphone me diga o que o iphone trouxe de novo que o a1200 não fazia. Quero ver uma função pois eu tive os dois e com certeza não vi nenhuma novidade vi as mesmas coisas. O A1200 tinha radio fm e transmitia qualquer arquivo via bluetooth e tinha o gaim hoje chamado pidgin podiamos nos conectar no icq MSN messenger e outros . E você podia instalar o mozilla e abrir paginas igual ao pc. Até as famosas roms customizadas eu vi nele primeiro então gostaria muito que você me fale qual foi o grande avanço do primeiro iphone perante o A1200 pois eu não vi mas talvez você tenha visto e esteja afim de compartilhar Antes que seu argumento seja todo feito em interface a lhe adianto que desde 2001 só trabalho com linux e sou homem das cavernas chamo tudo pelo bash. chamo o chromium pelo bash rs rs vejo video no youtube pelo mps-youtube kkk então interface bonitinha não é algo que levo em conta e sim funcionalidade.

        • Funcional = tem utilidade

          Isso já perdeu o verniz de tanto manjado falar. Não adianta entupir de recursos e não saber fazer ser útil. Samsung que o diga.

    • Fred

      Tive um desse! Muito legal o aparelho! Gostaria de ver uma versão moderna dele

    • Eu tinha um desses! Coloquei na pauta, mas esqueci de citar hahaha

    • Eu tinha um Motorola MPX-220, que amava cheguei até a criar tema para ele (rodava o windows mobile mais arcaico) dai passei para a linha Treo da Palm (sentimento profundo de saudades).

    • Eu quis ter um desses, nossa… Babei muito nas vitrines, por ele!

  • Paulo #

    Antes do iPhone já existia aparelhos com mp3, não só os smartphones top (como o Moto E1 que usava o iTunes, mas de alguma forma irritante tinha limite de músicas, assim como outros aparelhos que só reconheciam cartões de baixa capacidade, o que empurrava o usuário a manter o iPod/player à parte).
    Também já tinham aplicativos em Java e Internet (inclusive o app do Opera).

  • Lucas Costa

    o mundo virou outro depois dessa revolução, qual será a próxima?

  • Achei que o Paulo foi bastante infantil no final da leitura de comentários. O ouvinte teve o trabalho de escrever um e-mail para dar um toque a respeito dos comandos de voz, só pra ser avacalhado pelo apresentador, que fez exatamente o que o ouvinte pediu no e-mail para não fazer. Achei desrespeitoso.

    • Foi uma brincadeira, cara. O meu celular ligou na hora quando eu tava ouvindo, dei risada, xinguei o Higa e cancelei o comando.

      Certamente a gente vai tomar mais cuidado durante as gravações, mas tenho certeza que o Higa não quis faltar com respeito.

  • Fred

    No caso o mercado também ajudou a moldar o iPhone, vide tamanho de telas e widgets

  • Eu lembro do Motorola Droid com teclado deslizante – aliás, foi esse aparelho que me levou a experimentar o iPhone! O tal teclado ficava abrindo no meu bolso TODA hora, fazendo ligações, interrompendo músicas, abrindo páginas…
    Eu lembro que eu fiquei todo entusiasmado com esse Moto, no início, mas, caramba, que falha GRAVE de hardware! Tinha que ter um jeito de prender melhor esse teclado!
    No final, fiquei com a sensação de ter conseguido levar a Beyoncé pra cama e ter descoberto que ela era péssima!
    Agora, com o iPhone, que diferença… Foi o iPhone 4, meu, que show!
    Hoje, uso Android, de novo – e gosto muito, diga-se – mas por causa de grana, senão, provavelmente, ainda estaria com um iPhone!

  • Rubens dos Santos

    Genial, deu aquela nostalgia… lembro como se fosse ontem, eu moleque folheando a revista Veja, onde citava as tendencias no mundo movel, que ditaram o que eu sonhava em obter: smartphones com canetas, telas que moviam-se para revelar um teclado por baixo, telas que giravam em 90 graus, e por ai vai.. quem diria que a verdadeira tendencia seriam as telas de toque multicapacitivo hahahahahah
    Voto para pelo menos um tecnocast por semana XD
    p.s. Alguém sabe de algum aplicativo para podcast no android onde eu possa avaliar os podcasts?