Início » Gadgets » Ex-funcionários da Nokia estão criando um headset de VR com a definição do olho humano

Ex-funcionários da Nokia estão criando um headset de VR com a definição do olho humano

20|20 é um headset que possui telas com definição de 3.100 ppi

Por
19/06/2017 às 10h45
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os óculos de realidade virtual têm uma grande limitação tecnológica: a definição das imagens. Os 400, 500 ou até 800 pixels por polegada alcançados pelas telas de smartphones são insuficientes quando o display está praticamente grudado no seu olho. Mas a Varjo está desenvolvendo o 20|20, um headset que promete oferecer a “definição do olho humano”.

A Varjo é uma startup finlandesa criada por ex-funcionários da Nokia e Microsoft que trabalhavam com tecnologias de câmera. Eles demonstraram um protótipo de headset de realidade virtual que mostra imagens até 70 vezes mais claras que os produtos disponíveis atualmente no mercado, como o Oculus Rift. A diferença é mais ou menos assim:

Para atingir tanta definição, eles aproveitaram tecnologias já existentes: um painel OLED de 0,71 polegada da Sony com resolução de 1920×1080 pixels (originalmente criado para viewfinders de câmeras) adaptado em uma carcaça de Oculus Rift. É uma definição de 3.102 pixels por polegada em cada olho (!), bem mais que os 455 ppi do modelo original.

A tela é pequena e não cobre todo o campo de visão do olho humano, por isso, ela será rodeada por outros painéis de menor resolução. Além disso, a Varjo está trabalhando em uma tecnologia que movimenta a tela OLED principal de acordo com os seus olhos. Como a definição da nossa visão periférica não é tão alta quanto a central, a tendência é que nem percebamos o truque.

O 20|20 não será barato, já que cada telinha da Sony custa US$ 900, mas a intenção da Varjo é vender o headset para empresas que queiram, por exemplo, criar produtos arquitetônicos ou treinar pilotos de avião — talvez demore até ele chegar ao usuário doméstico. Se tudo der certo, os óculos serão lançados em 2018 por alguns milhares de dólares.

Com informações: MIT Tecnology Review, The Verge, Wired.

  • Adriano

    Estamos caminhando muito rápido rumo a mudança extraordinárias…

  • DumbSloth87

    é mto difícil escalar a tecnologia do display pra tamanhos maiores?

    • Renan Araújo

      Talvez a pergunta certa seria: é muito caro?

      Se a telinha de nem uma polegada direito custa absurdos 900 dólares, puts…

  • SKY

    Se hardware topo de linha hoje já se mata pra rodar 4k… imagina isso ae… O_O

    • Bruno Santos

      Fiquei na duvida aqui, o texto diz que a resolução é de 1920×1080 pixels, então não precisaria de tanto hardware..já que a maioria dos tops de linhas conseguem rodar nessa resolução. É justamente por a tela ser pequena (0,71 polegadas) que a quantidade de pixels aumenta absurdamente (3.102 ppi), acho que quanto maior a tela, menor será o ppi. Foi o que entendi, mas deixo pra quem sabe discutir aí.

      • Acho que é porque como essa tela é pequena, vai precisar de outras telas ao redor, talvez isso que acabe necessitando de mais potência.

  • CtbaBr

    Varjo, então esse é o nome das feras!
    Em se tratando desse pessoal, eu não duvido da viabilidade!