Cada vez mais incomodada com os vazamentos que revelam características de seus produtos antes do lançamento, a Apple decidiu formar uma equipe gigante para lidar com o problema. Mas o trabalho desse pessoal não é perfeito: a estratégia de combate a vazamentos da Apple foi descoberta graças a um… vazamento.

O site The Outline teve acesso à gravação em áudio de uma reunião que a Apple fez para mais de 100 funcionários para explicar como a companhia está trabalhando para evitar que informações sobre produtos cheguem à imprensa antes do tempo.

Apple - Imagem por Associated Press

Chama atenção o fato de a equipe de Segurança Global da Apple, como foi batizada, ser formada por agentes que trabalharam em serviços de inteligência dos Estados Unidos. O líder do time, por exemplo, é David Rice, que já trabalhou como especialista em segurança digital da NSA. Também há pessoas que passaram pelo FBI e até pelo exército norte-americano.

Normalmente, as informações vazadas não prejudicam as vendas da Apple ou causam prejuízos, não de maneira significativa. A maior preocupação da empresa está com a quebra do fator surpresa. Faz sentido: é perceptível que as apresentações de produtos dos últimos anos não causaram muita empolgação; com todo mundo sabendo das principais características antes do anúncio oficial, essa situação fica pior.

Pode até parecer exagero que a Apple tenha que montar um time só para combater o problema, mas, na reunião, Rice explicou que os vazamentos dão muito dinheiro (para os “leakers”), razão pela qual não é fácil para a companhia se livrar dos “espiões”.

Um dos principais pontos de ação da equipe é a China. A Apple desenvolveu planos para dificultar o vazamento de informações por parte de funcionários de fábricas que fornecem componentes. Por lá, os valores que essas pessoas recebem por vazamentos relevantes muitas vezes corresponde a três meses de salário.

Em alguns casos, a oferta por informações sigilosas superou um ano de salário. As estratégias de vazamento são as mais variadas. Houve, por exemplo, casos de funcionários que jogaram peças pela descarga do banheiro para recuperá-las no esgoto mais tarde, assim como de mulheres que esconderam componentes no sutiã.

Funcionários que trabalham diretamente para a Apple também estão no alvo, principalmente nos Estados Unidos. A vigilância das fábricas no exterior foi tão bem reforçada nos últimos anos (embora vazamentos ainda ocorram) que agora a companhia está de olho em sua própria casa.

Com a mudança para seu novo campus, previsto para entrar em pleno funcionamento neste ano, a Apple espera dificultar ainda mais a ação de empregados corrompidos.

O responsável pelo vazamento do áudio da reunião sobre vazamentos não foi identificado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paul
"Tem que manter isso, viu?"
Paul
Hje é só isso msm. É o ''único'' ganha pão da msm.
Isaias Freitas
Q irônico.
Silva Marcos
Galera acha que Apple se resume ao iPhone....rs
@Sckillfer

Eu acho que tu tentou formar umas frases com sentido... Continue tentando!

Sckillfer
Eu acho que tu tentou formar umas frases com sentido... Continue tentando!
Baidu feat MC Brinquedo
Minha reação ao ler o tópico: https://sylviapellegrino.files.wordpress.com/2016/01/lula-e-dilma-rindo.jpg
Arley Martins
Único jeito de não vazar nada é as pessoas trabalharem peladas nas fabricas, pq chega pra um trabalhador chines e oferece 2 mil dólares eles entregam mesmo as informações, pois la tem mta mão de obra e salario ruim.
Gustavo Michels
Piada né? Apple inova? Quem não inova é um produto que seria o iPhone. Vai ver o MacBook o tamanho da placa mãe e depois vem falar de Inovação. Povo generaliza tudo..
Everton

O fato de vazar ou não antes não vão fazer seus lançamentos serem mais interessantes. Tá na hora da Apple voltar a inovar de verdade...

Everton Duarte
O fato de vazar ou não antes não vão fazer seus lançamentos serem mais interessantes. Tá na hora da Apple voltar a inovar de verdade...
Fabiano Forte
Inception
CtbaBr©
Acho que a reunião não estancou os vazamentos, mas sinceramente, vazar o que? Faz tempo que não surge algo digno de contenção!