Início » Telecomunicações » Sinal de TV analógica é desligado com atraso em Goiânia

Sinal de TV analógica é desligado com atraso em Goiânia

Lucas Braga Por

Quase um mês depois do previsto, o sinal analógico de TV aberta está sendo desligado na cidade de Goiânia e em outros 28 municípios da região. Após aprovação do Gired, o corte será realizado às 23h59 desta quarta-feira (21).

A decisão do desligamento foi feita após a divulgação do estudo realizado pelo Ibope, que diz que 95% das residências de Goiânia continuarão aptos a assistir televisão. Nas outras 28 cidades, 94% dos domicílios também já são atendidos pela TV digital. As estatísticas indicaram que a região cumpre o critério de desligamento, que define um mínimo de 93% de penetração de sinal digital nas casas.

Quem ficou com a TV sem programação deverá instalar uma antena UHF e um conversor digital. Todas as TVs produzidas a partir de 2010 e vendidas no Brasil são capazes de captar o sinal digital sem a necessidade de um conversor externo. O aparelho é facilmente encontrado em diversas lojas por cerca de R$ 100. Membros de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, podem requisitar um kit gratuitamente.

Além de estimular que as pessoas assistam TV com maior qualidade de som e imagem, o desligamento da TV analógica prevê que o espectro anteriormente utilizado pela tecnologia seja designado para as operadoras de telefonia móvel. Com isso, será possível que as companhias ofereçam o 4G na frequência de 700 MHz, que tem maior penetração de sinal e permite cobrir mais áreas com menos antenas.

Atualmente, outras duas capitais são 100% digitais além de Goiânia: Brasília e São Paulo. As próximas capitais a terem o desligamento da TV analógica são Recife (final de julho), Fortaleza e Salvador (em setembro). A previsão é que até 2023 não haverá mais sinal analógico ativo no Brasil, mas o cronograma pode ser ajustado caso os critérios de desligamento não sejam cumpridos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Alves
Claro que depende, cara!
Não é todo bairro que pega bem a conexão de uma determinada operadora. Tem lugar que é 4G e outro que é 3G, mesmo que esse bairro com 3G já suporte a primeira tecnologia.
Magnosama
Não cara, não depende...
isso só indica que as duas são ruins.
Douglas Alves
Depende do bairro que tu mora.
Marcvs Antonivs
Joaquim Barbosa disse certa vez que a Constituição não havia chegado a Goiás...pelo visto não foi só a Constituição...
Magnosama
Qual a melhor operadora, CLARO ou TIM????
Murim-Peixe
No flamboyant acho q já está funcionando 4,5 g da claro, fiz teste velocidade la e consegui chegar 113 mega download.
Douglas Alves
A Claro, talvez.
Douglas Alves
A Globo Recife transmite melhor que a TV Clube (RecordTV) e TV Tribuna (Band).
Paulo Manso
Honestamente é perfeito. Quem deixa a desejar é a afiliada do SBT que o sinal é interrompido diariamente por poucos segundos várias vezes.
tuneman
Como é o sinal da Rede Glóbulo (ou afiliada) ai na sua região?
Aqui em Passo Fundo o sinal da RBS é horrível. Até a porcaria da Rede Vida pega melhor.
Jefferson Rodrigues
Um cara já tava usando o 4G+, mas a velocidade era a mesma do 4G. Grandes coisas, não?
Magnosama
Só quero saber quem vai oferecer 4G na frequência de 700 MHz primeiro aqui em GYN????
Yago G. Oliveira
De imediato, é bem provável que não, dado aos investimentos nos últimos tempos.
Wellington Gabriel de Borba
Quero saber se as operadoras vão começar imediatamente a ofertar o 4G em 700 Mhz aqui em Goiânia. Principalmente em bairros centralizados, nos quais existem muitos prédios navegar com 4 geração é um martírio.
Wellington Gabriel de Borba
A UFG TV, a afiliada da TV Brasil em Goiânia, só implantou o sinal digital no dia do primeiro prazo, em 30 de maio. Assim como a tv universitária, foi o caso de muitos canais religiosos, que neste caso, por mim nem deveriam existir.
Diego F. Duarte
E pq nessas cidades praticamente n existem canais ocupando esse espectro, entao e facil apenas realocar alguns canais e comecar o uso provisorio
Yago G. Oliveira
Alguém sabe como acontece no caso de algumas cidades que não desligaram o sinal analógico mas já estão utilizando o espectro 700Mhz para rede móvel? Como Teresina.
Trovalds
O problema nem é com a falta do sinal em si mas sim das emissoras mesmo. Tem muita emissora que não tem cacife pra migrar sua infra pra digital. Isso é o que está atrasando o desligamento do sinal.
Lucas Blassioli
Sou do pensamento que o pessoal só vai se movimentar totalmente quando o sinal estiver desligado... como já ocorreu!