Se você for usar um aplicativo de antivírus grátis para Android, precisa de um que realmente vai fazer a diferença. Não me entenda mal: alguns aplicativos são bem malfeitos ou simplesmente não protegem o celular, mas se escondem por trás de uma interface bonita que pode te iludir. Veja aqui os melhores apps para proteger o celular em 2018.
É bom escolher o melhor antivírus porque alguns apps, além de não fazerem muito pelo seu celular, não têm uma política de privacidade clara e podem até coletar seus dados, funcionando mais como um vírus/spyware que como um aplicativo de antivírus.
Fazendo os testes
O site AV Comparatives já é conhecido em testar os melhores antivírus de mercado. Em um relatório que corresponde ao período de julho de 2018, o site testou os recursos de proteção contra malware, roubo e privacidade de 12 antivírus para Android.
Um deles é o próprio Google Play Protect, nativo no Android, que eles não recomendam como proteção; o site diz que é bem mais confiável instalar um aplicativo que serve como antivírus para estar mais protegido contra ameaças de segurança.
O teste contra malware consistiu em rodar o *.apk (aplicativo fora do Google Play) de mais de 2,6 mil aplicativos maliciosos com diferentes ameaças aos celulares e checar se o antivírus apitava alguma coisa. Além disso, foram avaliados recursos antirroubo e antispam.
Qual o melhor antivírus para Android?
Segundo os testes do AV Comparatives, os aplicativos aprovados, considerando sua eficácia, recursos e quanto de bateria ele gasta, foram:
- Alibaba (100% de eficácia);
- Avira (99,8% de eficácia);
- Bitdefender (100% de eficácia);
- F-Secure (99,9% de eficácia);
- G DATA (100% de eficácia);
- Kaspersky Lab (99,9% de eficácia);
- McAfee (99,6% de eficácia);
- Tencent (100% de eficácia);
- Trend Micro (100% de eficácia).
Esses antivírus abaixo não foram aprovados:
- Avast (92,3% de eficácia);
- AVG (92,3% de eficácia);
- Google Play Protect (51,8% de eficácia).
Segundo o site, um bug tanto no aplicativo do Avast quanto no do AVG fez com que eles não protegessem o smartphone corretamente. Veja o relatório completo do AV Comparatives.
Comentários
Envie uma pergunta