Antivírus para Mac: conheça 7 opções bem avaliadas

O melhor antivírus para Mac é que aquele que mais bem se encaixa em suas necessidades; conheça sete das opções mais renomadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Melhores antivírus para Mac (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Melhores antivírus para Mac (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se você usa um Mac, talvez faça parte do time de pessoas que não trocam o macOS por nada. Uma das razões para isso é a ótima segurança desse sistema operacional. Mas, como nem tudo é perfeito, reforçar esse fator com um antivírus pode ser uma boa ideia. Se faz sentido para você, eis uma lista com alguns dos melhores antivírus para Mac.

1. AVG AntiVirus

O AVG AntiVirus ganhou fama no Windows, mas também tem versão para macOS. O pacote gratuito oferece vários recursos essenciais, como bloqueio de links ou de downloads suspeitos, além de uma função que busca malwares em softwares e arquivos.

É claro que o AVG AntiVirus também pode barrar vírus, spywares e outras ameaças por meio de varreduras. Mas alguns recursos, como bloqueio de sites de phishing e proteção de pastas pessoais, estão disponíveis somente na versão paga.

AVG AntiVirus para Mac (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
AVG AntiVirus para Mac (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Avast Security

O Avast Security também aparece com uma opção interessante para quem busca uma opção gratuita. O antivírus é capaz de detectar e eliminar vírus e outros malwares por meio de uma interface intuitiva.

Além disso, a ferramenta permite a instalação de uma extensão no navegador que alerta para elementos maliciosos em páginas web.

Há outros recursos, como bloqueio de sites falsos (phishing), mas só na versão premium (paga).

3. Bitdefender Antivirus

O Bitdefender Antivirus para Mac é pago, com planos de um a três anos. As opções também consideram a quantidade de dispositivos: até três. Quem topa pagar pela ferramenta leva, na verdade, um pacote de recursos de segurança.

Começa com proteção completa contra vírus e outros malwares, incluindo ransomwares. O antivírus também é capaz de proteger a navegação durante compras online ou transações bancárias para prevenir roubo de dados nesses momentos.

Outros atributos do Bitdefender Antivirus incluem uma VPN básica (com um limite baixo de megabytes) e uma extensão para navegadores que bloqueia rastreadores.

Para quem precisa apenas de uma varredura convencional, a Bitdefender oferece o Virus Scanner, esta sim uma opção gratuita.

4. Intego

O Intego aparece como uma das soluções de segurança mais bem avaliadas para macOS, mesmo sendo pago. O pacote mais indicado para uso pessoal é o Intego Internet Security for Mac, que oferece o antivírus VirusBarrier X9 e o NetBarrier X9, que protege o Mac contra acesso não autorizado.

Sobre o VirusBarrier X9 em si, a ferramenta tem funções de varredura em tempo real e quarentena para arquivos suspeitos. Um modo de arquivos confiáveis — uma lista definida pelo usuário de arquivos que não precisam ser checados — também faz parte do conjunto.

Aqui também encontramos um modo de navegação segura que protege os principais navegadores para macOS, como o Chrome e o próprio Safari.

Intego Internet Security (imagem: reprodução/Intego)
Intego Internet Security (imagem: reprodução/Intego)

5. Sophos Home

O Sophos Home também segue um modelo de assinatura paga e, por esse motivo, oferece um amplo pacote de recursos. Vai do essencial, como proteção contra vírus, cavalos de troia, ransomwares e outros malwares, até recursos de privacidade, como a função que impede acesso oculto à webcam.

Além disso, a ferramenta tem funções para proteger senhas e nomes de usuários, e barrar páginas maliciosas, por exemplo.

Outros recursos incluem gerenciamento remoto das máquinas protegidas e controle parental (para evitar que seus filhos acessem sites não apropriados para crianças).

6. TotalAV

O TotalAV é outro antivírus pago que vem sendo bem avaliado. Além de vírus, a ferramenta combate ransomwares, spywares, adwares e outros tipos de ameaças. Como não poderia deixar de ser, varreduras em tempo real e proteção para a navegação web fazem parte do conjunto.

Há recursos complementares também, como função de VPN, ferramenta de remoção de arquivos inúteis e proteção contra phishing.

7. Norton AntiVirus

Eis um dos antivírus mais clássicos do mercado. Com fama que remete ao tempo em que se chamava Symantec, o Norton AntiVirus também é uma solução de segurança paga, mas, com efeito, repleta de recursos.

Além de proteção contra vírus, spywares, ransomwares e outros malwares, a solução oferece firewall, gerenciador de senhas e um plano básico de backup nas nuvens.

Para quem procura outros recursos, há pacotes mais avançados. O mais completo deles é o Norton 360 Premium, que adiciona VPN, controle parental e licenças para até dez dispositivos (Macs, PCs, celulares ou tablets).

Norton AntiVirus para Mac (imagem: reprodução/Norton)
Norton AntiVirus para Mac (imagem: reprodução/Norton)
Afinal, Mac precisa mesmo de antivírus?

A resposta é “depende”. As preocupações com a segurança do macOS vêm desde os primórdios do sistema operacional, quando ele passou a ter códigos do FreeBSD (e Unix) como base.

Hoje, o macOS aplica atualizações automaticamente e exige que aplicativos peçam autorização para acessar determinadas pastas, por exemplo. Além disso, o sistema conta com mecanismos próprios de bloqueio e remoção de malwares.

Mas há quem queira adicionar uma camada de segurança, até porque o macOS não está totalmente imune a vírus, códigos maliciosos e outras ameaças. Neste caso, um antivírus pode, sim, valer a pena.

Como saber se meu Mac foi infectado?

Você pode desconfiar da ação de um malware se, de uma hora para a outra, o Mac apresentar um comportamento estranho. Entre eles podem estar: abertura de páginas não solicitadas no navegador, surgimento de app que você não instalou e até lentidão (embora esse problema possa ter outras causas).

Nesses momentos, uma varredura com um antivírus pode ser útil. Até porque o comportamento estranho pode ser causado por um rootkit, embora isso seja raro. Remover um rootkit é uma tarefa difícil, mas as soluções de segurança atuais conseguem lidar com esse tipo de malware.

É usuário do iPhone? Veja opções de antivírus para iOS

Se você tem um Mac, há boas chances de também ter um iPhone. E se você tem um iPhone, talvez também queira reforçar a proteção dele com um antivírus.

Sim, o iPhone é muito seguro. Assim, a exemplo do Mac, o antivírus não é obrigatório aqui, mas pode entrar como um reforço de segurança. Você pode conferir opções de antivírus para iOS aqui.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados