O 4G na frequência de 700 MHz ainda engatinha no Brasil, mas já existe viabilidade técnica para a implantação da tecnologia em 1.758 cidades brasileiras. O número foi atualizado pela Anatel nesta quarta-feira (21), quando a cidade de Goiânia terá o sinal de TV analógica desativado.

Para que o 4G de 700 MHz entre em operação, é necessário que a faixa não esteja sendo utilizada por emissoras de TV. Muitas cidades ainda possuem sinal analógico, mas nenhum canal ocupando a frequência. É o caso de Campo Grande (MS), onde a TIM já oferece o serviço — o desligamento da TV analógica na capital sul-mato-grossense está previsto apenas para novembro de 2018.

Segundo a Anatel, 291 municípios na região Norte podem receber 4G de 700 MHz, 153 no Centro-Oeste, 1.139 no Nordeste, 166 no Sudeste e 9 no Sul. As capitais com viabilidade técnica são Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Teresina (PI), Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Antes de as operadoras conseguirem autorização definitiva para ativar o 4G, os municípios precisam fazer uma campanha de mitigação preventiva, que dura em média 30 dias. Nesse período, a população é informada sobre como agir em caso de interferência da rede celular no sinal de TV. Este site mostra relatórios com a lista das cidades que já fizeram a campanha.

A faixa permite que as operadoras cubram áreas maiores com 4G utilizando menos antenas. Além disso, é possível fazer agregação de frequências (o aparelho se conecta simultaneamente às redes de 700, 1.800 e 2.600 MHz) para aumentar a velocidade da conexão, algo que as operadoras estão propagandeando como “4G+” ou “4,5G”. E fará com que as empresas liberem o VoLTE, que possibilita ligações no 4G (finalmente!).

Vale lembrar que o 4G brasileiro de 700 MHz (banda 28) não é o mesmo 4G de 700 MHz em operação nos Estados Unidos (que é uma bagunça toda misturada, com banda 12, 13, 14, 17 e 29). Aqui tem uma dica para descobrir se o seu smartphone é compatível com as bandas de 4G do Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rauser Froes

Palhaçada, toda linha A nova Samsung, somente o A80 suporta banda 28, o resto suporta as outras bandas americanas...como que a Anatel homologa um telefone que nao pega todas frequências do país??

Rauser Froes
Palhaçada, toda linha A nova Samsung, somente o A80 suporta banda 28, o resto suporta as outras bandas americanas...como que a Anatel homologa um telefone que nao pega todas frequências do país??
Pedro Henrique Rodrigues
Agradecido! Tenho conseguido a conexão 4G em muitos pontos aqui em BH/MG
Rogerio
A freqüência que faz diminuir a velocidade . questão do pacote demorar a chega na antena chama de ping ou latência e velocidade e largura de banda .
Pedro Henrique Rodrigues
É fato isso ?
Paulo Higa
Ele se conectou ao 4G de 1.800 MHz.
Pedro Henrique Rodrigues
Ja que os 700 mhz “Americanos” serão diferentes dos 700 mhz “Brasileiros”, não entendo como meu iPhone 5s (importado, modelo A1533) conectou na rede 4G da vivo em BH. Claro que somente em algumas regiões mas isso aconteceu em dias diferentes e consegui ate fazer um teste de velocidade, como podem ver na imagem. https://uploads.disquscdn.com/images/038f2561beee09ec3e5d8e15bcfe848fa95f5f8b715f55e4abbed0060ec3eb1d.png
Carlos Dimitrís
isso varia demais pois na minha cidade em bh tem 4g mas a tinha no bairro e ainda em 3g kkkkkkkk
Carlos Dimitrís
Nessa lerdeza que ta andado esse projeto so vai ser concluido no ano 2049. ate la 4g ja estara obsoleto faz tempo.
Jefferson Rodrigues
É sim.
Teo Santos
qual modelo de smartphone vc usa?
Teo Santos
mas tem que saber se o aparelho dele é compatível com 4G+.
Yago G. Oliveira
Na questão da velocidade; por abranger mais área, conseqüentemente, abrangerá mais clientes diminuindo a velocidade. (Mas isso não ocorre caso seja LTE-Ad)
Jefferson Rodrigues
Tem a ver com velocidade também. Já li várias vezes sobre isso. Só não sei o quão veloz será nessa frequência.
@Sckillfer

Pensa em banda diferente pra cada região e operadora... 5 bandas (mais as 2 já usadas) a se considerar na hora de comprar um aparelho só pro 4G. Se sabendo que aqui vai ser a 28 já é bagunçado (o LG G5 lançado na Europa é dual sim e compatível com a banda 28, já o vendido no Brasil, não ¯\_(ツ)_/¯).

Exibir mais comentários