Início » Aplicativos e Software » Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Loja tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop

Por
2 anos atrás

Desde o ano passado, a Loja do Windows 10 aceita programas tradicionais de desktop, e grandes desenvolvedores estão disponibilizando seus aplicativos dessa forma. Esta semana, é a vez do Spotify.

Você pode baixar o cliente do Spotify para desktop neste link. Ele será atualizado automaticamente através da Loja, e poderá ganhar suporte a blocos dinâmicos no menu Iniciar.

Fora isso, o aplicativo funciona de forma basicamente igual ao cliente tradicional para Windows. Na verdade, se você já tiver o Spotify instalado, o app vai migrar seus dados automaticamente — incluindo playlists, configurações e músicas offline — e remover o programa antigo, para que você tenha apenas uma versão no computador.

Há algumas limitações, no entanto. Eu não consegui usar os atalhos de teclado para pausar e avançar músicas quando o Spotify estava em segundo plano; eles funcionavam só com o programa em primeiro plano. Acredito que isso seja um bug.

Se você quiser voltar para a versão tradicional do Spotify no Windows, precisa antes desinstalar o app da Loja, ou vai se deparar com esta mensagem de erro:

“Uma instalação do Spotify na Loja do Windows foi encontrada em seu sistema. Por favor, desinstale essa versão primeiro ou atualize através da Loja do Windows.”

O aplicativo do Spotify está disponível para download em todos os 60 países onde a empresa atua. Ele roda no Windows 10 (com atualização de aniversário ou superior) e no Windows 10 S, versão que executa apenas programas oferecidos através da Loja.

O Spotify foi convertido para a loja do Windows através da Ponte de Desktop (antigo Project Centennial), e não se trata de um aplicativo universal — ele é compatível apenas com PCs. O cliente para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção e não receberá novos recursos.

A Loja do Windows tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop, incluindo Evernote, Adobe Photoshop Elements, Microsoft Office, Kodi (antes conhecido como XBMC), Slack, Musixmatch e Arduino IDE. O iTunes será lançado na Loja ainda este ano.

Segundo a Microsoft, existem 16 milhões de programas Win32 e .NET — ou seja, vai demorar algum tempo até que ocorra uma migração em massa para a Loja. E devido a certas restrições, alguns programas — como o Chrome — talvez nunca apareçam por lá.