Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Loja tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Desde o ano passado, a Loja do Windows 10 aceita programas tradicionais de desktop, e grandes desenvolvedores estão disponibilizando seus aplicativos dessa forma. Esta semana, é a vez do Spotify.

Você pode baixar o cliente do Spotify para desktop neste link. Ele será atualizado automaticamente através da Loja, e poderá ganhar suporte a blocos dinâmicos no menu Iniciar.

Fora isso, o aplicativo funciona de forma basicamente igual ao cliente tradicional para Windows. Na verdade, se você já tiver o Spotify instalado, o app vai migrar seus dados automaticamente — incluindo playlists, configurações e músicas offline — e remover o programa antigo, para que você tenha apenas uma versão no computador.

Há algumas limitações, no entanto. Eu não consegui usar os atalhos de teclado para pausar e avançar músicas quando o Spotify estava em segundo plano; eles funcionavam só com o programa em primeiro plano. Acredito que isso seja um bug.

Se você quiser voltar para a versão tradicional do Spotify no Windows, precisa antes desinstalar o app da Loja, ou vai se deparar com esta mensagem de erro:

“Uma instalação do Spotify na Loja do Windows foi encontrada em seu sistema. Por favor, desinstale essa versão primeiro ou atualize através da Loja do Windows.”

O aplicativo do Spotify está disponível para download em todos os 60 países onde a empresa atua. Ele roda no Windows 10 (com atualização de aniversário ou superior) e no Windows 10 S, versão que executa apenas programas oferecidos através da Loja.

O Spotify foi convertido para a loja do Windows através da Ponte de Desktop (antigo Project Centennial), e não se trata de um aplicativo universal — ele é compatível apenas com PCs. O cliente para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção e não receberá novos recursos.

A Loja do Windows tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop, incluindo Evernote, Adobe Photoshop Elements, Microsoft Office, Kodi (antes conhecido como XBMC), Slack, Musixmatch e Arduino IDE. O iTunes será lançado na Loja ainda este ano.

Segundo a Microsoft, existem 16 milhões de programas Win32 e .NET — ou seja, vai demorar algum tempo até que ocorra uma migração em massa para a Loja. E devido a certas restrições, alguns programas — como o Chrome — talvez nunca apareçam por lá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados