Início » Aplicativos e Software » Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Loja tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop

Felipe Ventura Por

Desde o ano passado, a Loja do Windows 10 aceita programas tradicionais de desktop, e grandes desenvolvedores estão disponibilizando seus aplicativos dessa forma. Esta semana, é a vez do Spotify.

Você pode baixar o cliente do Spotify para desktop neste link. Ele será atualizado automaticamente através da Loja, e poderá ganhar suporte a blocos dinâmicos no menu Iniciar.

Fora isso, o aplicativo funciona de forma basicamente igual ao cliente tradicional para Windows. Na verdade, se você já tiver o Spotify instalado, o app vai migrar seus dados automaticamente — incluindo playlists, configurações e músicas offline — e remover o programa antigo, para que você tenha apenas uma versão no computador.

Há algumas limitações, no entanto. Eu não consegui usar os atalhos de teclado para pausar e avançar músicas quando o Spotify estava em segundo plano; eles funcionavam só com o programa em primeiro plano. Acredito que isso seja um bug.

Se você quiser voltar para a versão tradicional do Spotify no Windows, precisa antes desinstalar o app da Loja, ou vai se deparar com esta mensagem de erro:

“Uma instalação do Spotify na Loja do Windows foi encontrada em seu sistema. Por favor, desinstale essa versão primeiro ou atualize através da Loja do Windows.”

O aplicativo do Spotify está disponível para download em todos os 60 países onde a empresa atua. Ele roda no Windows 10 (com atualização de aniversário ou superior) e no Windows 10 S, versão que executa apenas programas oferecidos através da Loja.

O Spotify foi convertido para a loja do Windows através da Ponte de Desktop (antigo Project Centennial), e não se trata de um aplicativo universal — ele é compatível apenas com PCs. O cliente para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção e não receberá novos recursos.

A Loja do Windows tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop, incluindo Evernote, Adobe Photoshop Elements, Microsoft Office, Kodi (antes conhecido como XBMC), Slack, Musixmatch e Arduino IDE. O iTunes será lançado na Loja ainda este ano.

Segundo a Microsoft, existem 16 milhões de programas Win32 e .NET — ou seja, vai demorar algum tempo até que ocorra uma migração em massa para a Loja. E devido a certas restrições, alguns programas — como o Chrome — talvez nunca apareçam por lá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Sim, o Groove toca, o Deezer toca... Só não se o PC não tiver connected standby.

Uma coisa é um app UWP ter serviços em plano de fundo (que são gerenciados pelo Windows e saem da memória quando necessário), outra são os Win32 que fazem do PC o que bem entendem.
Isso só estraga a experiencia com os UWP apps, pois quando o sistema precisa de recursos eles são cobrados e os Win32 não. Daí os UWP que muitas vezes deixam de iniciar ou são mortos do nada por causa de um processo Win32 que tu nem tá usando, mas tá consumindo recursos.

Sckillfer
Sim, o Groove toca, o Deezer toca... Só não se o PC não tiver connected standby. Uma coisa é um app UWP ter serviços em plano de fundo (que são gerenciados pelo Windows e saem da memória quando necessário), outra são os Win32 que fazem do PC o que bem entendem. Isso só estraga a experiencia com os UWP apps, pois quando o sistema precisa de recursos eles são cobrados e os Win32 não. Daí os UWP que muitas vezes deixam de iniciar ou são mortos do nada por causa de um processo Win32 que tu nem tá usando, mas tá consumindo recursos.
Felipe Ventura
Poxa, nessas coisas (interface na tela de bloqueio etc.) eu não reparei; deixei de usar o Spotify da loja no mesmo dia do teste.
Renan Rufino
Aqui não tá funcionando também. Nem em primeiro ou segundo plano. Você diz as teclas universais né? Tipo pause e etc ? A barra de espaço e ctrl seta ainda funciona mas isso só em primeiro plano. Teclado aqui é microsoft também :/ E reparei que não tem mais aquele icone de quando abaixava ou pausava a música que aparecido na tela. E na tela bloqueada também não tem mais o spotify tocando @feliven:disqus
Cortina de Banheiro
Atualizando o post...Os atalhos do teclado voltaram a funcionar.
Felipe Ventura
Por causa desse problema nas teclas de mídia, eu acabei voltando pro Spotify tradicional.
Rychillie
adorando cada vez mais poder baixar aplicativos e programas direto na loja da Microsoft!
Porto Velho

Porque o Spotify tem contrato de exclusividades com a Sony em consoles.

Emanuel Schott
Porque o Spotify tem contrato de exclusividades com a Sony em consoles.
Luandersonn Airton
Isso não faz sentido, a Microsoft sequer promove o Groove
Magnosama
Mas enfim, vale a pena ou não, migrar pro app da loja em detrimento do que já tenho aqui????
Magnosama
Os atalhos que encontrei só funcionam com o Spotify em primeiro plano, como faz????? (-_-)
Caleb Enyawbruce

Sim, este é o real motivo.

Ramon Gonzalez
Sim, este é o real motivo.
Tori
eles não permitem webkit por ser """"""""""""""inseguro""""""""""""" e umas coisas a mais
Exibir mais comentários