Início » Aplicativos e Software » Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Spotify lança cliente para desktop na Loja do Windows 10

Loja tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop

Felipe Ventura Por

Desde o ano passado, a Loja do Windows 10 aceita programas tradicionais de desktop, e grandes desenvolvedores estão disponibilizando seus aplicativos dessa forma. Esta semana, é a vez do Spotify.

Você pode baixar o cliente do Spotify para desktop neste link. Ele será atualizado automaticamente através da Loja, e poderá ganhar suporte a blocos dinâmicos no menu Iniciar.

Fora isso, o aplicativo funciona de forma basicamente igual ao cliente tradicional para Windows. Na verdade, se você já tiver o Spotify instalado, o app vai migrar seus dados automaticamente — incluindo playlists, configurações e músicas offline — e remover o programa antigo, para que você tenha apenas uma versão no computador.

Há algumas limitações, no entanto. Eu não consegui usar os atalhos de teclado para pausar e avançar músicas quando o Spotify estava em segundo plano; eles funcionavam só com o programa em primeiro plano. Acredito que isso seja um bug.

Se você quiser voltar para a versão tradicional do Spotify no Windows, precisa antes desinstalar o app da Loja, ou vai se deparar com esta mensagem de erro:

"Uma instalação do Spotify na Loja do Windows foi encontrada em seu sistema. Por favor, desinstale essa versão primeiro ou atualize através da Loja do Windows."

O aplicativo do Spotify está disponível para download em todos os 60 países onde a empresa atua. Ele roda no Windows 10 (com atualização de aniversário ou superior) e no Windows 10 S, versão que executa apenas programas oferecidos através da Loja.

O Spotify foi convertido para a loja do Windows através da Ponte de Desktop (antigo Project Centennial), e não se trata de um aplicativo universal — ele é compatível apenas com PCs. O cliente para Windows Phone foi colocado em modo de manutenção e não receberá novos recursos.

A Loja do Windows tem cerca de mil aplicativos convertidos através da Ponte para Desktop, incluindo Evernote, Adobe Photoshop Elements, Microsoft Office, Kodi (antes conhecido como XBMC), Slack, Musixmatch e Arduino IDE. O iTunes será lançado na Loja ainda este ano.

Segundo a Microsoft, existem 16 milhões de programas Win32 e .NET — ou seja, vai demorar algum tempo até que ocorra uma migração em massa para a Loja. E devido a certas restrições, alguns programas — como o Chrome — talvez nunca apareçam por lá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer
Sim, o Groove toca, o Deezer toca... Só não se o PC não tiver connected standby.Uma coisa é um app UWP ter serviços em plano de fundo (que são gerenciados pelo Windows e saem da memória quando necessário), outra são os Win32 que fazem do PC o que bem entendem.Isso só estraga a experiencia com os UWP apps, pois quando o sistema precisa de recursos eles são cobrados e os Win32 não. Daí os UWP que muitas vezes deixam de iniciar ou são mortos do nada por causa de um processo Win32 que tu nem tá usando, mas tá consumindo recursos.
Sckillfer
Sim, o Groove toca, o Deezer toca... Só não se o PC não tiver connected standby.

Uma coisa é um app UWP ter serviços em plano de fundo (que são gerenciados pelo Windows e saem da memória quando necessário), outra são os Win32 que fazem do PC o que bem entendem.
Isso só estraga a experiencia com os UWP apps, pois quando o sistema precisa de recursos eles são cobrados e os Win32 não. Daí os UWP que muitas vezes deixam de iniciar ou são mortos do nada por causa de um processo Win32 que tu nem tá usando, mas tá consumindo recursos.
Felipe Ventura
Poxa, nessas coisas (interface na tela de bloqueio etc.) eu não reparei; deixei de usar o Spotify da loja no mesmo dia do teste.
Renan Rufino
Aqui não tá funcionando também. Nem em primeiro ou segundo plano. Você diz as teclas universais né? Tipo pause e etc ? A barra de espaço e ctrl seta ainda funciona mas isso só em primeiro plano.

Teclado aqui é microsoft também :/
E reparei que não tem mais aquele icone de quando abaixava ou pausava a música que aparecido na tela. E na tela bloqueada também não tem mais o spotify tocando
@feliven:disqus
Cortina de Banheiro
Atualizando o post...Os atalhos do teclado voltaram a funcionar.
Felipe Ventura
Por causa desse problema nas teclas de mídia, eu acabei voltando pro Spotify tradicional.
Rychillie
adorando cada vez mais poder baixar aplicativos e programas direto na loja da Microsoft!
Porto Velho
Porque o Spotify tem contrato de exclusividades com a Sony em consoles.
Emanuel Schott
Porque o Spotify tem contrato de exclusividades com a Sony em consoles.
Luandersonn Airton
Isso não faz sentido, a Microsoft sequer promove o Groove
Magnosama
Mas enfim,
vale a pena ou não, migrar pro app da loja em detrimento do que já tenho aqui????
Magnosama
Os atalhos que encontrei só funcionam com o Spotify em primeiro plano,
como faz????? (-_-)
Caleb Enyawbruce
Sim, este é o real motivo.
Ramon Gonzalez
Sim, este é o real motivo.
Tori
eles não permitem webkit por ser """"""""""""""inseguro""""""""""""" e umas coisas a mais
Henrique Alves
Eu uso teclado da microsoft aqui... não sei se pode ser esse o caso... mas ta de boas...tudo funcionando
Gabriel Brito
Aqui nunca funcionou, nem no antigo.
Baidu feat MC Brinquedo
;(Já estou migrando pro Android. Virei um "otimizador", limpo o cachê e gasto a memória do seu telefone desnecessariamente. Fora a função plus de antivírus que não protege de nada.Por lá atendo pelo nome de PSafe e DuBoster.
Luandersonn Airton
Não, não é isso, a Sony e Spotify tem um contrato de exclusividade para plataforma PlayStation
Yurih Dos Santos De Oliveira
Gente, não sou hater tá, amo a Microsoft.... Mas digo a verdade, interprete com moderação kkkk
Yurih Dos Santos De Oliveira
Além de não ser um UWP puro (Portado pelo Desktop Bridge), a Spotify tem um acordo de exclusividade com a Sony
Yurih Dos Santos De Oliveira
Mas uma Aspa aí, Live Tile e compatibilidade com a Cortana, esperado desde o lançamento do Windows 10.
Dependendo do app com essa configuração da Cortana, o usuário poderia falar com a Cortana, que ela junto com o app poderia responder o usuário, como pedir para a Cortana pausar a música.
Diz a Microsoft que quer lançar na Fall Creators Update, veremos
Yurih Dos Santos De Oliveira
A Microsoft mudou um pouco, antes eram exigidos saber que tipo seu app é, passar nos testes de velocidade e segurança, se fosse apps de navegação precisava ser UWP puro ou usar Engineering do Edge, ela revista a tudo e de forma automática, ela colocava uma camada de criptografia no seu app, coisa que mais ninguém faz, ela poderia abrir algumas exceções, por enquanto, ela fuça até a sua UI e UX, inclusive falando que da preferência XAML.
Yurih Dos Santos De Oliveira
Lembra que a Google pagava os DEVs pra entrar pra Loja? A Microsoft podia fazer algo parecido, não igual...
Um App UWP não precisa ficar na arquitetura, você fazendo um app UWP normal, ele rodaria tanto em X86-X64 e ARM. A menos que escolhesse focar em alguma arquitetura específica, ou seu app seja que nem o Photoshop e precise otimizar para todos
Yurih Dos Santos De Oliveira
Configurações do Windows > Aplicativos e Recursos > Instalação de Aplicativos
Yurih Dos Santos De Oliveira
Na Creators oficial tem isso. Você opta por escolher apps de todos os lugares, mostrar um aviso ao instalar, ou desabilitar totalmente a instalação de apps UWP (tornando seu Windows 10, tipo o Windows 10 S)
Yurih Dos Santos De Oliveira
Não só iTunes, sabe o Baidu? Seus problemas acabaram
Yurih Dos Santos De Oliveira
Iniciar junto com o Windows e usar memória em segundo plano (plano de fundo) são recursos que todos os apps inclusive os UWP. Se você botar o Groove em segundo plano ele toca? Então.... Isso você configura, mas os apps UWP tem as configurações mais rigorosas, se você optar por não usar aquele app em segundo plano, ele não vai ficar em segundo plano, coisa que um EXE ficaria. E iniciar com o Windows você também pode optar por desabilitar, dentro do próprio app ele pergunta
@Sckillfer
Antes tarde do que mais tarde, tudo que eu queria era que finalmente o Spotify chegasse a Windows Store e finalmente tivesse suporte a reproduzir musica com a tela apagada, pra ser útil em tabl... Não, pera, ele continua sem suporte!Não só não suporta uma função disponível desde 2012 (connected standby), como continua com os mesmos bugs (o app em modo normal cobre a barra de tarefas e pra diminuir tem que maximizar ele) e até novos (o app travou completamente quando errei minha senha do last.fm).O que me assustou foi ver que o inicio automático do app continua presente, algo que achei que fosse proibido nos apps da loja... Se continuar assim logo logo o Windows vai tá cheio de app comilão de recurso em plano de fundo... Instalados pela própria loja.
Sckillfer
Antes tarde do que mais tarde, tudo que eu queria era que finalmente o Spotify chegasse a Windows Store e finalmente tivesse suporte a reproduzir musica com a tela apagada, pra ser útil em tabl... Não, pera, ele continua sem suporte!
Não só não suporta uma função disponível desde 2012 (connected standby), como continua com os mesmos bugs (o app em modo normal cobre a barra de tarefas e pra diminuir tem que maximizar ele) e até novos (o app travou completamente quando errei minha senha do last.fm).
O que me assustou foi ver que o inicio automático do app continua presente, algo que achei que fosse proibido nos apps da loja... Se continuar assim logo logo o Windows vai tá cheio de app comilão de recurso em plano de fundo... Instalados pela própria loja.
@Sckillfer
Porque a Spotify é preguiçosa e até agora não fez um app universal, só um webapp rodando sobre o Chromium e pesado igual. Windows 8 no mercado desde 2012 e até agora o Spotify não suporta connected standby (reproduzir musica com o dispositivo em sleep), o que torna o app completamente inútil em tablets (sim, mesmo agora estando na Windows Store, continua não suportando).
Sckillfer
Porque a Spotify é preguiçosa e até agora não fez um app universal, só um webapp rodando sobre o Chromium e pesado igual. Windows 8 no mercado desde 2012 e até agora o Spotify não suporta connected standby (reproduzir musica com o dispositivo em sleep), o que torna o app completamente inútil em tablets (sim, mesmo agora estando na Windows Store, continua não suportando).
Marsupial radical
É? Agora que tu falou me deu uma vaga lembrança de uma funcionalidade parecida que eu li que tinham disponibilizado, bem possível que tenha sido aqui mesmo. Legal, não sabia. Onde fica?
Cortina de Banheiro
Exatamente
Cortina de Banheiro
Os atalhos aqui também não funcionaram. Antes de instalar a versão da Store, fiz questão de remover 'completamente' a versão antiga.
pedrowillyam
Já tem isso, eu coloquei na conta do meu primo de 8 anos para não poder instalar nada que não fosse da loja windows (e da idade dele).
Alex Rodrigues
Talvez pq a Microsoft seja dona do seu concorrente o Groove. Só uma suposição.
pedrowillyam
Eu achava que essa loja do Windows iria acabar com os Baixaki da vida desde o início dela no Windows 8, mas isso tá sendo de forma bastante lenta, a Microsoft deveria focar mais nisso, fazer os desenvolvedores já criarem seus programas pensando em colocar na loja, não mais esse negócio de pensar primeiro em x86 e só depois converter.
Anayran Pinheiro
Mas aí se for assim, você será só um momento do passado, pow! Hahahahaha
Amarildo
Porque não é um App universal para as plataformas da MS. Continua sendo um programa x86, mas agora está disponível pra ser baixado na loja do Windows 10.
Leandro Nascimento
POR QUE NÃO FUNCIONA NO XBOX ONE MEEEUUUU?! Puxa, é tão difícil assim?!
Haalkan
Finalmente...
Cortana ✔
- Instalação simplificada- Distribuição centralizada- Atualizações diferenciais e automáticas- Nenhuma injeção de malware- Desinstalação limpaJá viu o martírio que é desinstalar o iTunes? Neste novo formato isso acaba.
Cortana ?
- Instalação simplificada
- Distribuição centralizada
- Atualizações diferenciais e automáticas
- Nenhuma injeção de malware
- Desinstalação limpa

Já viu o martírio que é desinstalar o iTunes? Nesse novo formato isso acaba.
Tori
tudo bem que tem segurança, mas as restrições da loja da Microsoft são piores que a da Apple. sério.
Marsupial radical
É bem possível que isso aconteça, visto que eles querem tornar o W10 uma plataforma unificada. Bem possível que num futuro beem distante, se esse esquema funcionar como hoje é no Android, tenhamos um "desabilitar aplicativos de fontes não confiáveis", ou seja, instalados por fora da loja como é feito hoje.
Baidu feat MC Brinquedo
Pra esse app em específico eu não sei dizer, mas vou deixar meus 2 centavos aqui de um modo geral:

A loja evitará (espero que isso vingue) que as pessoas instalem Baidu™ e outras porcarias no S.O. E de quebra ainda eleva a segurança dos aplicativos, que podem receber atualizações regulares de um modo seguro. Só acho uma pena a adoção ser muito lenta, talvez a Microsoft devesse focar mais 'marketing' nisso.
Felipe Ventura
Estranho, aqui não funcionou em dois PCs de duas fabricantes diferentes; deve ser um bug mesmo.
Rafael Carneiro
Qual a vantagem dessem app em cima do que é baixado do site instalado normalmente (.exe) no PC?
Henrique Alves
Pause, avançar, etc, funcionando normal aqui em segundo plano =)