Não é comum que você pegue um vírus no pen drive que oculta pastas e arquivos, ou os transforma em atalhos, deixando tudo o que você tinha dentro inacessível. Calma: tem como recuperar seu pen drive e os arquivos dentro com alguns truques, sem precisar formatá-lo.

Isso normalmente acontece quando você conecta o dispositivo em algum computador público e o pen drive pega o vírus desse computador. Existem alguns tipos diferentes de vírus, mas o maior problema encontrado é quanto as pastas viram atalhos e você não consegue acessar nada que estava lá antes. Se você clicar no pen drive com o botão direito do mouse, ir em Propriedades e ver que há espaço usado, provavelmente vai conseguir recuperar seus arquivos. Acontece que eles ainda estão no pen drive, mas em modo oculto.

Tirar vírus e recuperar pen drive no PC (Windows)

Antes de tirar o vírus e recuperar seus arquivos no pen drive, você precisa ver as pastas ocultas do sistema e do seu dispositivo. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. No Windows 8 ou 10, aperte o botão iniciar, procure por Opções de pasta e aperte Enter. No Windows 7 ou inferior, entre em Iniciar > Painel de controle > Aparência e personalização > Opções de pasta;
  2. Desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional” e selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas abaixo de Pastas e arquivos ocultos;
  3. Clique em OK.

Agora, apague os atalhos que estão no pen drive (eles são feitos para imitar as pastas), mas tome cuidado para não confundi-los com seus arquivos de verdade. O segundo passo é deixar os arquivos não ocultos e acessá-los normalmente. Siga os passos abaixo:

  1. Aperte o botão iniciar, digite cmd e aperte Enter;
  2. Digite a letra que indica a unidade do seu pen drive seguido de dois pontos (:). Por exemplo, D:.
  3. Depois, digite attrib -r -s -h /s /d D:\*.*, também trocando D: pela letra da sua unidade;
  4. Aperte Enter.

Depois, rode algum antivírus recomendado neste post para retirar o vírus do pen drive ou computador e pronto! Provavelmente já está tudo certo. Mas, para a sua segurança, é bom fazer umas checagens antes. Depois de rodar o antivírus, veja se não tem nenhum arquivo estranho no pen drive que você nunca colocou ou viu antes.

Se quiser ter certeza que seus arquivos não vão ser comprometidos, copie-os para o computador, formate o pen drive seguindo este tutorial e quando a formatação terminar copie os arquivos novamente para o pen drive.

Tirar vírus e recuperar pen drive no Mac

Também há a possibilidade de você usar algum Mac por perto para recuperar o pen drive. Siga os passos abaixo para recuperar os arquivos:

  1. Abra o aplicativo de Terminal pelo caminho Aplicativos > Utilitários > Terminal;
  2. Entre o comando defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles TRUE;killall Finder. Agora você vai poder ver os arquivos ocultos no pen drive;

Agora procure todas as suas pastas e arquivos no meio de outras pastas e arquivos estranhas. No pen drive que acessei, todos os arquivos estavam dentro de uma pasta com o nome em branco, então só precisei copiar tudo para uma pasta dentro do meu computador, formatar o pen drive para me livrar do vírus e mover os arquivos novamente.

No entanto, também há a possibilidade de todos os arquivos estarem ocultos, em vez de ficarem localizados em uma pasta só. Caso isso aconteça, entre novamente no Terminal e siga os passos abaixo:

  1. Digite o comando chflags nohidden (isso mesmo, com um espaço depois do comando);
  2. Arraste os arquivos que estão escondidos para o Terminal e depois aperte Enter;
  3. Digite defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles FALSE;killall Finder para desativar a visualização dos arquivos ocultos.

Pronto! Os arquivos não estão mais ocultos. Se você quiser ter certeza que não vai pegar algum vírus novamente, apague arquivos estranhos que você não se lembra de ter colocado, rode o pen drive em algum antivírus no Windows ou formate-o seguindo este tutorial (mas não se esqueça de mover os arquivos para fora do pen drive antes!).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Dias

NOSSA, EU TAVA DESESPERADO, FIZ TUDO O QUE TINHA AQUI E NÃO DEU CERTO NA HORA, DEITEI NA CAMA JÁ SEM ESPERANÇA, VOLTEI PRO PC E ESTAVAM DE VOLTA TODAS AS MINHAS PASTAS, OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Danilo R. G. Silva

Muito bom! Muito obrigado!!!!

Ferreira Roberto

Obrigado! Deu certo! Parabéns pelo texto.

Valdo

Comprei um pen drive de 2tb da China. Alguns arquivos são exibidos, mas outros a pasta aparece vazia. Não é problema de vírus, nem configuração de exibição de arquivos ocultos. Mas o espaço no pen drive aparece ocupado. O que fazer?

José Alberto Assumpção Lopes

Muito boa a dica, valeu.

Rejane Morais

Muito obrigada. Esse post salvou meus arquivos. grata pelas dicas

Gabrielly Adelino

Cara , vc me salvou , muito obrigada <3

nelson santos

boa noite.tenho um hd externo de 1tb da seagate e uma pasta em especial que contem mais de 200 gb de programas ñ abre mais...ja tentei de tudo mas ñ funciona.qnd tento entrar pelo prompt de comando ela da acesso negado,ja tentei recuperar os dados mas a pasta ta vazia mas os dados estão la em algum lugar.consegui excluir a pasta mas o espaço continua ocupado com meus dados...existe outras pastas dentro dele que abre normal...vc pode me ajudar?

Eduardo G

Aqui funcionou, simples e eficaz.Obrigado!

JONATHAS JACQUES RODRIGUES FER

Consegui acessar os arquivos e deletar os estranhos, vou testar agora... Valeu muito obrigado pela ajuda.

JONATHAS JACQUES RODRIGUES FER

é um pen drive de 4G da Sandisk.

JONATHAS JACQUES RODRIGUES FER

MEU WINDOWS 8.1, PEGOU UM VIRUS NO PEN DRIVE QUE MESMO O PEN DRIVE ESTANDO CHEIO , DIZ QUE A PASTA ESTA VAZIA. COMO CORRIGIR ISSO? pOR FAVOR

Ale

não apareceu nada.. só volume system

Pablo Henrique
Cara valeu msm, salvou de fazer um backup e 1TB.
Hadeles Nunes
Valeu cara, código muito útil. Quem estiver com problemas para excluir o arquivo de vírus, abra o gerenciador de tarefas, se o vírus estiver sendo executado, apenas encontre o processo dele(que muitas vezes tem nomes estranhos e scripts), finalize o programa e tente apagar o arquivo de novo, se der certo, já era, encontrou o maldito! desabilite o programa na inicialização(msconfig.exe, ou gerenciador de tarefas no windows 10) e depois apague o programa; pronto!
Exibir mais comentários