Boa parte da internet atual está concentrada nas mãos de poucas empresas — provedores de acesso, plataformas na nuvem e serviços como Google e Facebook. Projetos de descentralização vêm ganhando força, e a Mozilla lançou dois desafios nesse sentido, com prêmios em dinheiro que somam US$ 2 milhões.

Foto por Benjamin Kerensa/Flickr

A criadora do Firefox se uniu à NSF (National Science Foundation) para promover “grandes ideias que descentralizem a web”. Isso inclui duas iniciativas: permitir que pessoas voltem à rede após um desastre; e conectar comunidades que não possuem acesso confiável à internet.

No primeiro caso, a Mozilla se pergunta como manter as pessoas conectadas entre si após um terremoto ou furacão, com acesso a serviços vitais de mensagens e mapeamento. “Os projetos devem ser portáteis, fáceis de usar e de acesso simples”, nota a empresa.

Como exemplos, ela menciona uma mochila com disco rígido, roteador Wi-Fi, computador e bateria para fornecer acesso aos sobreviventes; ou uma rede mesh composta por drones.

Quanto ao segundo caso, a Mozilla menciona o problema de comunidades muito isoladas, onde provedores convencionais não chegam, e locais em que a velocidade e a qualidade do acesso são muito lentas. Como melhorar isso de forma independente? Como exemplo, eles sugerem colocar os nós da rede em orelhões, que são poucos utilizados e têm cabeamento para fornecer energia.

O projeto está aberto a indivíduos e equipes com ou sem fins lucrativos, incluindo acadêmicos, ativistas e empresários. Infelizmente, os desafios WINS (sigla para Inovação sem Fio para uma Sociedade em Rede) estão restritos a pessoas nos EUA.

Ainda assim, será interessante ver as ideias que saem dessa iniciativa. Em uma primeira etapa, teremos os conceitos de design; a segunda etapa vai se concentrar em protótipos funcionais. Os vencedores serão anunciados em 2018. Para saber mais, visite o site oficial.

Com informações: Mozilla, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samuel Cesar
Não acredita nisto. Da uma passada em países como Cuba (nada de hoteis), Venezuela pra ver o quanto o socialismo é bom.
Antony
Isso, só morreu gente de fome na URSS. A próxima que vou ler é sobre o Hitler de esquerda?
A.I. de Pirocoptero
Mas a internet não foi feita originalmente para ser algo "fail-over", que na queda de um pode ser usado outro equipamento para substitui-lo? Quanto a nós de redes em orelhões, a se pensar - se aqui no bra-zil-zil a gente destrói orelhão pensando que está "vencendo o sistema", imagine quando tiver internet no orelhão e alguém destruir? https://www.youtube.com/watch?v=ELYDLqxkakA
A.I. de Pirocoptero
O verdadeiro socialista não está reclamando do que o outro não faz. Simplesmente está fazendo para o outro sem reclamar. No "conto" dito por sua pessoa, podemos dizer que o cara que fez o pão era o "verdadeiro socialista", enquanto que a massa que tomou seu pão era um povo sem "massa no cérebro", não importa o que ele tinha como "posição política". Ou porquê tu acha que boa parte dos ditos "governos socialistas" de alguma forma eram autoritários? Há um problema na lógica das pessoas que pensam que "socialismo é alguém que tira de graça de um para dar para o outro". Ou na métrica do "todo mundo passa fome" e outras falácinhas. Socialismo é basicamente entende que todos tem uma responsabilidade na sociedade e se cada um fazer sua parte, todos ganham. É "achatar" a acumulação de capital (ganha-se o que for para viver) e não deixar tudo na mão de uma entidade única (monopólio seja ele civíl ou governamental). Claro que isso tudo é teoria, na prática vemos governos e pessoas fazendo acumulação e sendo monopólio de tudo. É que nem estes comentários e os sites na internet: os caras que são donos dos sites são que nem os caras do pão, enquanto que os comentaristas é a horda que vai tentando bater nos caras do pão enquanto os comentaristas se empanturram de pão e vivem glorificando toda esta barbárie...
Samuel Cesar
Tem o outro, milhões de pessoas morreram de fome na antiga URSS. Espera aí, isto é conto é apenas o mundo fantastico do socialismo em pratica.
Trovalds
Sim, o capitalismo "malvado e opressor" faz você passar fome. Será que os pães foram jogados fora ou ninguém quis ir buscar na porta do padeiro? Ou o padeiro deveria ser uma pessoa "bondosa" e acumular mais o prejuízo de ter que se esforçar em distribuir de porta em porta o que ele se recusa a vender? Socialista/comunista gosta de enfatizar as mazelas do capitalismo mas quando é a hora dele se esforçar...
Antony
Isso me lembra daquele conto capitalista, onde o produtor dos pães jogava o pão fora porque o preço caiu demais, mesmo com um monte de gente passando fome. Ih, esqueci que não era conto!
Ricardo - Vaz Lobo
Socialismo: teoria e prática. E como não tinha outro trouxa, morreram de fome.
Veritas
Não é conto... é assim que funciona o socialismo na vida real.
Trovalds
Me lembra daquele conto socialista do pão. Na hora de arar a terra e plantar o trigo, o agricultor chamou geral e todo mundo virou as costas. Na hora de cuidar da lavoura pra ela vingar, o agricultor chamou geral mas ninguém deu ouvidos. Na hora de colher o trigo, novamente chamou e ninguém respondeu. Na hora de moer o trigo, sozinho. Na hora de preparar o pão. Quando o pão estava pronto, geral apareceu e se achou no direito de ter uma parte do pão que ele produziu. Ele se recusou. Tomaram tudo e mataram ele.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Achei que era algo relativo ao domínio singular que poucos sites tem sobre toda a web

Jack Silsan
Achei que era algo relativo ao domínio singular que poucos sites tem sobre toda a web
Ricardo - Vaz Lobo
Vai acabar prestando um serviço melhor do que operadoras de internet daquele famoso país verde e amarelo.
Matheus Alexandre
Idéia legal!
McFake
Alguém avisa o Richard! #PiedPiper