Vez ou outra, a Microsoft sofre algum vazamento relacionado ao Windows, e isso voltou a ocorrer recentemente. A empresa confirma que parte do código-fonte do Windows 10 circulou no BetaArchive; ele foi removido.

O BetaArchive é um repositório de builds antigas do Windows e macOS, além de jogos. Andrew Whyman, dono do site, diz que os dados vazados somavam 1,2 GB de tamanho.

O código-fonte incluía arquivos relacionados a drivers do Windows 10 para USB, armazenamento e Wi-Fi; compilações da versão “Redstone 2”, lançada este ano como o Creators Update; versões do sistema para processadores ARM; mais o kit para montar imagens do Windows 10 Mobile para smartphones.

Esses dados são confidenciais, porém são compartilhados com fabricantes, empresas, governos e outros parceiros que licenciam o Windows 10 através da iniciativa Shared Source.

Será que isso representa um problema de segurança para usuários do Windows 10? Como aponta o Ars Technica, provavelmente não. Algo semelhante já aconteceu em 2004, quando foi vazado o código-fonte do Windows 2000, e isso não levou a uma enxurrada de exploits.

Ainda assim, isso pode ser uma dor de cabeça para a Microsoft. Em março, o Ars Technica recebeu um relato não-confirmado de que os sistemas da empresa com builds do Windows foram hackeados.

E, na última semana, dois homens foram detidos no Reino Unido após serem investigados por acessarem a rede da Microsoft sem autorização. Eles teriam invadido os sistemas da empresa entre janeiro e março; o código-fonte vazado chegou ao BetaArchive no final de março. Whyman, do BetaArchive, acredita que os dois incidentes não são relacionados.

Os dados vazados já não estão mais no repositório; Whyman diz ao The Verge que “nós removemos o arquivo sob nossa própria decisão”, sem solicitação da Microsoft.

Com informações: Ars Technica, The Verge, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Meh. :P
Matheus
Quem vê o código do Windows não pode participar do projeto. É um dos princípios da engenharia reversa...
Matheus
Na verdade, xingando o código...
Matheus
O código do Linux é tão cheio de palavrões quanto... e o próprio Linus é um cuzão.
Mario Junior ?????????
Pra ver o nível dos programadores do Windows. Imagina o tanto de lixo que tem no código do Windows...
Keaton
Pessoal do ReactOS que deve tar feliz.
ochateador
Se bem me lembro da matéria do vazamento do w 2k, a melhor parte do código era os programadores xingando entre si.
Gustave Dupré
Muito interessante, pois eu sempre quis ver o código fonte do windows.